Wilson Bezerra – Primeira missa na capela de Santa Luzia
Era motivo de orgulho uma família formar um filho Padre. Logo no princípio da formação dos filhos a educação mais visada era a medicina, um doutor, ou um sacerdote. O filho Padre era a marca registrada.
Pois baseada nesse conceito a família tradicional e fundadora da cidade, os “Guilherme de Melo” conseguiram esse privilégio mandando um filho para estudar no Recife, Pernambuco, para se formar Padre e orgulhar toda família.
O rebento Francisco Longino Guilherme de Melo formou-se sacerdote na cidade do Recife e ao termino da ordenação veio para Mossoró e celebrou a primeira Missa na Capela de Santa Luzia no ano de 1827.
A primeira missa como sacerdote filho da própria terra, motivo de regozijo não só para a cidade como para todos os ascendentes. Presente ao ato solene em meio a grande festa religiosa, familiares, amigos e povo em geral, celebrando o grande acontecimento.
No dizer do dito popular dura pouca a alegria de pobre. A glória alcançada pela família Guilherme de Melo durou pouquíssima. É que o Padre Longino cometeu uma errata em sua vida que não teve conserto e bagunçou sua vida sacerdotal.
Envolveu-se numa luta armada contra outra família mossoroense, os “Butragos” como eram conhecidos, que resultou em ataques armados, chegou a ir uma festa de aniversário a convite de uma família, portando uma arma branca naturalmente pensando em se defender contra inimigos, e não só isso, o sacerdote mossoroense teve de sair da cidade às escondidas para não ser preso e passou longos anos foragido.
Foi um ato deplorável e que transformou a vida do devoto de sacerdote a bandido coleado com facínora aliciados no interior do sertão como chegou a dizer o historiador Francisco Fausto de Souza em seus escritos sobre Mossoró.
O fato é que o Padre Longino nascido em Camurupim fazenda no município de Mossoró aos 15 de março de 1802, depois de um trajeto de muitos percalços, convivendo em terras estranhas, já idoso volta a Mossoró falecendo no município de São Sebastião, hoje Governador Dix-sept Rosado, pertinho do da Fazenda Camurupim que lhe serviu de berço.
É assim a história formada pelos fatos determinantes de acontecimentos que constrói a historia das civilizações.