Vereadores contestam prefeito e afirmam que oposição não mudou

“O prefeito interino nunca saiu. Ele continua o mesmo (…) o que mudou foi o comportamento dos vereadores da oposição”, disse o prefeito Francisco José Júnior (PSD), em entrevista ao jornal O Mossoroense, para justificar que as críticas à sua gestão por parte dos vereadores da bancada da oposição têm viés muito mais político do que social. A declaração, no entanto, foi fortemente confrontada por parlamentares que compõem a bancada.

“O que o prefeito fala não se escreve”, declarou o vereador Tomaz Neto (PDT), de forma curta e grossa. Para o vereador Francisco Carlos (PV), ao avaliar deste modo, o prefeito Francisco José Júnior demonstra uma forma equivocada de entender o papel da oposição.

Segundo ele, em um regime democrático a oposição tem um papel importante de apontar as falhas da gestão e propor novos caminhos para solucionar os problemas. “O prefeito está equivocado em não aceitar as críticas da oposição”, diz, ressaltando que a oposição está muito mais em sintonia com os anseios da sociedade, uma vez que a atual gestão tem mais de 86% de desaprovação popular.

O vereado Genivan Vale (Pros) é enfático ao afirmar que a oposição não mudou. “No final do ano passado o prefeito declarou que iria voltar a ser o prefeito da interinidade. Isso mostra quem foi que mudou”, frisa o parlamentar. Todavia, ele destaca que é difícil acreditar nesse retorno do prefeito interino. “Ele já disse tanta coisa que faria e que não fez, que a população acaba por desacreditar em suas palavras”.

Genivan Vale ressalta ainda que a oposição permanece a mesma, sempre defendendo os interesses da sociedade. “É o papel da oposição apontar os problemas da cidade, bem como sugerir soluções pela eles”, diz o vereador. Ele avalia, entretanto, que a dificuldade nesse processo é a falta de diálogo da gestão municipal. “Por diversas vezes fomos ao Palácio da Resistência junto com os movimentos sociais e não fomos recebidos pelo governo”, revela. Ainda sobre essa questão de diálogo, Francisco Carlos complementa que “o prefeito só dialoga com quem ele quer”.

O vereador Lairinho Rosado reforça o pensamento dos demais membros da bancada de que a oposição continua como sempre esteve: ao lado da população. “Primeiro o prefeito diz que vai voltar a ser o prefeito da interinidade, pouco tempo depois ele declara que nunca mudou. Isso mostra a facilidade com que o prefeito muda de posição de acordo com a conveniência, fala sem pensar nas consequências. E fica a questão: qual das declarações do prefeito é a verdade?”.