Varejo potiguar teve variação positiva no mês de outubro

Depois de três meses em queda, comércio varejista do RN registra recuperação de 0,8%

No mês de outubro, o volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve um aumento de 0,8% em relação a setembro. Esta foi a primeira variação positiva depois de três meses anteriores de queda.

Apesar desse crescimento ter sido apenas o 5º maior da região Nordeste, o RN e os demais estados nordestinos aparecem todos com uma variação positiva em outubro, com exceção da Bahia (-0,8%) e Pernambuco (-1,5%). O estado potiguar obteve um aumento de 2,1% da receita do comércio varejista, sendo o terceiro maior da região Nordeste, atrás de Alagoas (3,6%) e Sergipe (2,5%).

Além disso, o desempenho das vendas no RN ficou acima do resultado obtido no Brasil, que teve queda de 0,1% no volume de vendas e piora de 0,7% na receita do comércio varejista. Com estes resultados, o estado possui alta acumulada de 0,8% nos últimos 12 meses e teve desempenho melhor que no mesmo período de 2020 (-8,9%).

Após julho, agosto e setembro de quedas no volume de vendas, o varejo ampliado conseguiu atingir um crescimento em outubro de 0,2% em relação ao mês anterior. No entanto, esse número é o menor alcançado dentre as variações obtidas como positivas pelo Rio Grande do Norte até agora em 2021.

Além do RN, apenas Piauí e Alagoas atingiram, no mês de outubro, resultado positivo no comércio varejista ampliado, obtendo respectivamente 0,3% e 4,4%, sendo este último o melhor resultado do Nordeste no mês. Apesar disso, todos os estados da região ficaram acima do desempenho nacional, que registrou queda de 0,9%.

No que diz respeito ao volume acumulado nos últimos 12 meses, o Rio Grande do Norte possui alta de 3,4% em outubro, fazendo com que o estado possua o terceiro pior desempenho acumulado de vendas do Norte/Nordeste nesse período, a frente apenas de Tocantins (3,1%) e Amazonas (2,9%).

Contudo, o RN possui desempenho acumulado melhor que no ano de 2020 (-4,1%) nesse mesmo mês de referência. O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Desempenho do setor de serviços segue em baixa e registra pior resultado

O resultado obtido pelo Rio Grande do Norte no mês de outubro foi uma redução de 3,5% no volume de serviços, a maior queda do ano até o momento. Com isso, o estado potiguar é o único a registrar o quarto mês seguido de desempenho negativo no setor de serviços na região Nordeste.

Ademais, foi o terceiro pior entre os estados da região em relação ao mês passado. Apenas o estado do Piauí (-4,5%) e Sergipe (–4,0%) obtiveram pior desempenho. Todos os três bem abaixo da média nacional de -1,2%.

Apesar disso, Ceará, Paraíba e Alagoas apresentaram aumento em seus volumes de serviços.

A piora no setor de serviços pode ser evidenciada também na redução de receitas que o estado potiguar apresentou, uma retração de 3,0%. Foi o segundo pior desempenho do país, atrás apenas do Mato Grosso (-4,7%).

Contudo, dos cinco melhores desempenhos, quatro foram de estados da região Nordeste: Pernambuco (1,7%), Paraíba (2,3%), Ceará (3,7%) e Alagoas (4,2%) – este último com a maior variação de receita do país. Os demais estados da região apresentaram índices negativos.

Deixe um comentário