Vale a pena criar um clube de assinaturas para a sua empresa?

Vender assinaturas é uma forma moderna e eficaz de reter clientes por longos períodos, além de estabelecer ganhos recorrentes

A ascensão do digital possibilitou às empresas explorar diferentes formas de angariar clientes e expandir seus negócios. Hoje em dia, o formato de “clube de assinaturas” já se consolidou como uma das principais ferramentas utilizadas pelas grandes corporações, se destacando principalmente no segmento de streaming. Contudo, também é possível estabelecer a mesma lógica na venda de produtos físicos.

Oferecer um serviço por assinatura é uma excelente forma de conquistar clientes em longo prazo e manter ganhos recorrentes ao longo dos meses. Para o consumidor, acaba sendo uma opção vantajosa, já que é necessário desembolsar uma quantia relativamente baixa todos os meses para ter acesso a um ou mais produtos que estão sendo oferecidos pelo lojista.

Nem sempre os itens oferecidos no clube de assinaturas serão do interesse de todos, mas, por serem recebidos a um custo mais baixo que o do mercado, o consumidor tende a manter sua assinatura ativa. É aqui que entram as vantagens para a empresa, que poderá manter ganhos recorrentes que, em muitos casos, geram mais lucros do que a venda individual de produtos no varejo.

Não se limitando somente ao setor de comércio, o clube de assinaturas se encaixa em praticamente qualquer modelo de negócios. Os empreendedores podem vender cursos, conteúdo autoral, acesso a serviços variados e muito mais. Os benefícios são sempre os mesmos para ambos os lados, então todo tipo de negócio pode pesquisar o nicho que melhor atende e elaborar um pacote de benefícios atrativo para essas pessoas.

No caso do e-commerce, os lojistas que atuam no marketplace precisam lidar constantemente com fatores relacionados a preços, controle de estoques e outras questões que causam impactos diretos no andamento do negócio. Ao estabelecer um clube de assinaturas, tudo isso deixa de ser um problema, pois o cliente já estará pagando o menor preço por aquela mercadoria e o estoque necessário passa a ser previsível.

Hoje já existem ferramentas direcionadas especificamente para cobranças recorrentes, sendo ideais para pequenas empresas criarem seu próprio clube. Através da gestão de assinaturas, torna-se possível administrar todos os assinantes ativos e receber o pagamento mensal de cada um automaticamente, eliminando diversas barreiras com eficiência e praticidade.

Contudo, é válido ressaltar que este é um mercado muito volátil e passível de mudanças. Os clientes que aderem ao serviço podem cancelar sua assinatura a qualquer momento, então é indispensável que a empresa tenha um bom plano em longo prazo e reinvente seu pacote de benefícios com frequência, pois renovar o interesse do público continuamente também faz parte desse modelo de negócios.

 

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