Vacinação de animais contra febre aftosa começa na quarta em Mossoró

A campanha que ocorre em todo o país, será lançada oficialmente nessa terça-feira, 3, em Mossoró

Iniciada nesse domingo, 1, em todo o país, a campanha contra a Febre Aftosa será lançada, oficialmente, em Mossoró nessa terça-feira, 3, com início da aplicação das vacinas agendado para quarta-feira, 4. A campanha de vacinação contra febre aftosa no município é destinada aos bovinos da região e tem o seu calendário de imunização previsto para ser concluído no final deste mês.

O evento de lançamento acontecerá às 9h, na sede do Parque Armando Buá – Feira do Bode. De acordo com o secretário de Agricultura Faviano Moreira, o primeiro lote de vacinas já está disponível na SEADRU e as equipes que vão trabalhar na vacinação já estão preparadas para iniciar o trabalho.

O evento de lançamento acontecerá às 9h, na sede do Parque Armando Buá – Feira do Bode. De acordo com o secretário de Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural , Faviano Moreira, o primeiro lote de vacinas já está disponível e as equipes que vão trabalhar na vacinação já estão preparadas para iniciar o trabalho.

Durante a campanha a previsão é vacinar cerca de 5 mil animais em mais de 100 comunidades rurais de Mossoró. Faviano explica que a vacinação acontecerá em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que irá disponibilizar os estagiários do curso de veterinária que atuarão diretamente na vacinação.

De acordo com orientação do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), estão aptos a serem vacinados animais de todas as idades. Já a vacinação promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura será destinada aos criadores que possuem até 25 cabeças de gado. O primeiro dia de vacinação vai contemplar as seguintes comunidades: Projeto de Assentamento Solidão; Projeto de Assentamento Vingt Rosado; Cristais e Cabelo de Nego.

Segundo o coordenador de pecuária da Secretaria, Aluísio de Souza Neto, o trabalho das equipes é iniciado nas primeiras horas da manhã. “Geralmente começamos a vacinação nas comunidades entre 6h30 e 7h e previamente solicitamos aos criadores que prendam os animais para facilitar o trabalho dos vacinadores”, reforçou.

Deixe um comentário