Ufersa realiza Seminário com palestras e exposições de cães de raça

Começa neste sábado, dia 10, o II Seminário de Cinofilia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) integrado com a Exposição de Cães. O evento é uma realização do curso de Medicina Veterinária da Universidade em parceria com o Kennel Clube do RN. A programação começa a partir das 14h com a palestra “Fundamentos sobre o julgamento de cães de raça” proferida pelo Médico Veterinário Mauro Anselmo, árbitro da Confederação Brasileira de Cinofilia.

Na sequência, irá acontecer a palestra sobre “Uso de biotecnologias como ferramentas melhoradoras na reprodução de cães”, proferida pelo Médico Veterinário e professor da Ufersa, Alexandre Rodrigues Silva, que também é Membro-Diretor do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.

No final da tarde, a Médica Veterinária Elisa Rizinni, árbitra da Confederação Brasileira de Cinofilia, vai abordar “A escolha da raça de cães ideal”. As palestras acontecem no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Professor Alexandre Rodrigues (a direita) exibindo o cão vencedor da última exposição (Foto cedida).
Professor Alexandre Rodrigues (a direita) exibindo o cão vencedor da última exposição (Foto cedida).

Ainda pela programação, no domingo, 11, acontece a Exposição de Cães no Expocenter com o Início dos Julgamentos previsto para às 9h e as Premiações às 15h. Segundo os organizadores, cada raça canina possui um padrão específico, constituído por um conjunto de características físicas e comportamentais que permitem ao animal desempenhar a função para qual a sua raça foi desenvolvida.

“É de fundamental importância para a formação do estudante de Medicina Veterinária a inserção dentro do mundo da cinofilia, ou criação de cães de raça, uma vez que isto vai preparar o mesmo para lidar com as diferenças relativas ao manejo, saúde e reprodução dos diferentes tipos caninos”, comentou o professor Alexandre Rodrigues, um dos organizadores do evento.