Ufersa inaugura curso de Medicina nesta segunda-feira

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) inaugura nesta segunda-feira, 18 de julho, o curso de Medicina. Os 40 alunos da primeira turma serão recepcionados para o início do semestre letivo de 2016.1 no campus central em Mossoró, às 15h no auditório da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Após a recepção da primeira turma, será realizada outra solenidade, para entrega oficial da infraestrutura montada para o curso de Medicina. O evento deverá contar com a presença da comunidade acadêmica, veículos de comunicação e autoridades convidadas.

“A chegada de Medicina na Ufersa amplia nossa perspectiva de Universidade à medida que implantamos um curso com rigor de excelência primando por uma expansão não apenas quantitativa, mas, sobretudo com qualidade de ensino e pesquisa”, destaca o professor José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa.

O curso de Medicina da Ufersa terá mais de 9.500 horas de carga horária, distribuídas em 12 semestres letivos. Em atendimento às diretrizes do Programa Mais Médicos, desde o início da graduação, os estudantes terão contato e atuarão na rede local de saúde voltada para a atenção primária.

Desde março de 2015 a Ufersa efetivou 17 professores com especialidades em medicina da família, cirurgiões, ginecologia, pediatria, psiquiatria, endocrinologista, medicina veterinária, fisiologia, odontologia, biomédico e clínico geral. A quase totalidade já vem com experiência na docência, sendo 3 doutores, 5 mestres e mestrandos e todos com residência médica.

A primeira turma de Medicina da universidade foi selecionada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e é formada por alunos de diversos Estados do Brasil, sendo a maioria do Rio Grande do Norte e de Estados vizinhos, como o Ceará.

Perfil da 1ª turma de Medicina da Ufersa (Ilustração Assecom Ufersa).
Perfil da 1ª turma de Medicina da Ufersa (Ilustração Assecom Ufersa).