Ufersa e Sebrae assinam termo de cooperação para projeto de consultoria

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram nesta semana um termo de cooperação técnica formalizando entre as duas instituições o projeto de Extensão Pré-Consultores Universitários. O projeto é desenvolvido desde 2014 com os estudantes do curso de Graduação em Administração na disciplina de Estratégias Empresarial.

A iniciativa viabiliza a realização de atividades de consultoria por parte dos estudantes da Ufersa junto às empresas da região com suporte das ferramentas e profissionais do Sebrae e acompanhamento acadêmico. A experiência começa ainda no sexto período, quando os alunos participam de dois cursos ministrados pelo Sebrae.

Já no semestre seguinte as atividades começam concomitantes com o andamento da disciplina. O primeiro desafio dos estudantes é buscar arregimentação das empresas, convidando os micros e pequenos empresários a participarem da empreitada.

Com a formação das equipes de até três estudantes, a fase mais importante está na aplicação do instrumento de diagnóstico. A professora Yákara Vasconcelos, membro do conselho gestor do projeto, explica que no diagnóstico os estudantes têm a missão de elencar as fragilidades e potencialidades encontradas em cada uma das empresas.

Em mãos desse raio-x das empresas, é elaborado um Plano de Ação com a execução de estratégias para sanar e também desenvolver as potencialidades de cada empresa estudada. Todo esse fluxograma de atividade é apresentado no final do semestre a uma banca de professores e consultores do Sebrae para avaliação. A equipe com melhor desempenho é contemplada com cursos extracurriculares de capacitação.

“É uma experiência única para esses estudantes, que estão tendo a oportunidade de colocarem na prática todo o conhecimento estudado em sala de aula e, talvez o mais importante, ainda durante a graduação e sendo acompanhado por profissionais da Universidade e por consultores”, defende a professora Yácara Vasconcelos.