Turismo em Mossoró: confira 5 pontos turísticos importantes da cidade

Com quase 300 mil habitantes, Mossoró é o segundo município mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Natal. Pela cidade, que é considerada uma das principais do interior nordestino, é possível encontrar pessoas de todas as regiões do Brasil, mas especialmente dos estados vizinhos.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Mossoró-RN, Lahyre Neto, “em Mossoró há uma série de eventos ao longo do ano que atraem turistas, além de bons hotéis, da proximidade das praias e serra, tem o simples fato de estarmos entre Fortaleza-CE e Natal-RN.”

As belezas naturais e os parques da cidade são alguns dos atrativos para turistas que procuram conhecer os encantos do Nordeste. Mas se isso não é o suficiente para motivar a arrumar as malas e visitar Mossoró, as festas anuais irão fazer qualquer aspirante a viajante mudar de ideia. O Mossoró Cidade Junina, que é um dos maiores arraiás do Brasil e o Auto da Liberdade, com um grande espetáculo de teatro a céu aberto são apenas algumas da diversas atrações que a cidade oferece.

Pensando nisso, separamos alguns importantes pontos turísticos de Mossoró para quem está pensando em conhecer o lugar, confira:

1.Memorial da Resistência

Carregando uma parte importante da história mossoroense, o Memorial da Resistência é um museu que traz exposições sobre o Cangaço e a relação de Lampião com a cidade. Traz a palavra “resistência” no nome por contar a história de combate da população de Mossoró, quando o bando de Lampião tentou invadi-la em 1927, e foi a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião sem a ajuda da Força Nacional. Para visitar essas paredes que contam um recorte histórico importante da cidade, você desembolsa muito pouco: nada. A entrada é gratuita e o Memorial é localizado na parte central de Mossoró.


2. Museu do Petróleo

Ainda falando sobre história, o Museu do Petróleo que mostra sobre o papel que o petróleo tem na cidade. Com a maior produção de petróleo em terra do Brasil, Mossoró conta, através do Museu do Petróleo a importância que o petróleo tem na construção e no impacto econômico da cidade. Para acompanhar através de, artefatos e painéis a história da exploração do “ouro preto” na cidade você também não paga nada e ainda pode aprender de forma lúdica sobre a economia da região.

  1. Museu Histórico Lauro da Escossia

Instalado no Centro Cultural Manoel Hemetério, antigo prédio da Cadeia Pública, o Museu Municipal Lauro da Escóssia foi tombado como patrimônio Nacional no início da década de 80. Lá é possível encontrar vários registros capazes de contar através de antiguidades a história da cultural local e do mundo. As seções no Museu vão desde arqueologia até registros antigos da imprensa mossoroense, e o melhor? Também é gratuito.

 

  1. Cervejaria Bacurim

Mas se o interesse é mesmo bater papo com os amigos e aproveitar a noite na cidade, uma boa pedida é a Cervejaria Bacurim. Com produção de cervejas artesanais, o pub dispõe de cervejas puro malte frescas e ricas em ingredientes regionais. Além disso, a variedade de sabores vai satisfazer até o paladar mais exigente.

 

  1. Estação das Artes

A Estação das Artes é um dos pontos mais tradicionais de Mossoró e é nesse local que acontece a maioria dos grandes eventos da cidade inclusive, o Mossoró Cidade Junina. O maior evento da cidade é um retorno importante para o município. Lahyre Neto afirma que o Mossoró Cidade Junina é um retorno concreto do turismo da região “para se ter uma ideia, em estudo realizado pela UERN em 2017, detectou-se que para cada R$ 1 investido no Mossoró Cidade Junina, houve um retorno de R$ 4. Isso mostra bem o retorno que tivemos em apenas uma das atrações”.

 

Com tanta opção assim, quem quiser fazer uma verdadeira imersão na cultura nordestina pode escolher Mossoró para conhecer a cultura da região.