Transporte de transplantados pela Prefeitura é prorrogado até 16 de abril

Em reunião realizada na sexta-feira, 04 de março, na sede do Ministério Público (MP) em Mossoró, o promotor da Saúde, Wilkson Vieira determinou que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) prorrogue de 16 de março para 16 de abril o prazo limite para transporte de pacientes transplantados para a cidade de Fortaleza.

Na reunião, a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, ressaltou que o município enfrenta dificuldades para realizar o transporte dos pacientes para Fortaleza, uma vez que não recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para isto. A secretária afirmou ainda que caberia ao Governo do RN a responsabilidade pelo serviço, mas, até o momento o Estado não enviou resposta sobre a questão.

Também estiveram na reunião o vereador Genivan Vale (Pros) e representantes de pacientes participaram da reunião da sexta-feira. O promotor marcou nova audiência, no dia 13 de abril, com a presença do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca, a fim de resolver a questão, uma vez que o transporte dos pacientes é de responsabilidade do Governo do Estado.

Uma das soluções apontadas pelo MP para a continuidade do serviço de transporte é a criação de um Núcleo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em Mossoró, com repasse do Governo do Estado ao município os enviados pelo Governo Federal para o TDF, na ordem de R$ 340 mil.