Toque Esportivo – Preservando a base e a comissão local.

Acompanhei uma entrevista do treinador do Potiguar Emanuel Sacramento na Rádio Difusora, e ouvi posições bem interessantes. Colocações que me fizeram pensar, brevemente esse toma o mesmo rumo de Flávio Araújo e nunca mais volta. Digo isso por ter sentido que esse rapaz, o Sacramento, conhece um bocado de futebol e, com as condições certas, fará um bom trabalho em qualquer equipe. Nesse momento, sorte do Potiguar que conta com os seus serviços à disposição. E pela estreia com vitória sobre o Itabaiana no brasileiro da Série D, mostrou que conhece do assunto. Gostei, por exemplo, quando ele falou na valorização daqueles jogadores que vieram da base do próprio Potiguar. E, mesmo que venham reforços, quer contar com todos eles, destacando inclusive alguns nomes que podem fazer história dentro do futebol. Elogiou o trabalho em equipe citando colegas de comissão técnica como Edinho Cardoso (auxiliar-técnico), Gilterlan (preparador físico) e Paulo Renato (treinador de goleiros), como também Mickey e Luciano (massagista e mordomo, respectivamente). É bom assim, trabalhar em equipe e ter sua importância reconhecida.

“DEU BOM DIA A CAVALO”.

Assim o jornalista Juca Kfouri se reportou as declarações do jogador Neymar que saiu em solidariedade, aqui nada demais, aos seus colegas da seleção brasileira eliminados de mais uma Copa América. O que Juca não gostou foi o fato de Neymar resolver agredir com palavras àqueles que criticam os desmandos na CBF e a frágil seleção que só decepção tem dado.

Na opinião de Juca Kfouri, quando Neymar fala é a prova de que pé de atleta tem cura, porém a cabeça, pela falta de inteligência, parece sem solução. Ele acrescenta que, por exemplo, Messi jamais daria tais declarações e, muito menos iria para uma balada após derrota da seleção argentina. Assim sendo, por criticar quem diz a verdade sobre a seleção, Neymar realmente “deu bom dia a cavalo”.

MUDANÇA

Pela pressão, e as reuniões acontecem no Rio de Janeiro desde as primeiras horas da terça-feira, é pouco provável que a CBF consiga manter o treinador Dunga no cargo da seleção do Brasil. Apesar da pressão por um treinador de outro país, o nome mais cotado, dentro da Confederação, continua sendo Tite. Estamos acompanhando.

PÚBLICO

Público pequeno para testemunhar a vitória do Potiguar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. Acredito, entre outros fatores, a condição ruim do parcialmente interditado estádio Nogueirão também seja motivo para afastar o interesse do público. É torcer que uma boa campanha do Potiguar sensibilize nossas autoridades. É possível que aconteça.

EXPRESSIVA

Bastante expressiva a vitória do Globo, representante potiguar no brasileirão da Série D, em sua partida de estreia. Foi ao interior da Paraíba e impôs a derrota por 2 a 0 ao time do Sousa, que não é fácil de ser batido em seus domínios. A vitória certamente dará mais confiança ao time de Ceará-Mirim.

VIOLÊNCIA

A diretoria do Palmeiras resolveu combater a violência usando o artifício do efeito suspenso. Entrou com este recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para rever o direito de jogar com sua torcida presente. O torcedor foi punido por conta da violência promovida por organizadas do alviverde na partida contra o Flamengo. O time terá, de acordo com a decisão, jogar com portões fechado, sem torcedor na arquibancada ou cadeiras.

DEFICITÁRIO

Que o gol da seleção do Peru foi irregular, somente a arbitragem não viu. Mas, independentemente do erro fatal, o trabalho na seleção do Brasil continua deficitário e devedor. Vimos algumas evoluções no aproveitamento de jogadores que realmente querem servir a seleção, mas no aspecto tático, tempo para treinar e orientação do treinador capaz de mudar a postura do time dentro do jogo, ainda estamos distantes do que realmente representa o potencial do futebol brasileiro.

MAIS uma vez Felipe Massa ficou só na vontade. O carro quebrou.

QUANDO o assunto é fazer gol, Tiago Barreiros vem sendo o nome do Potiguar.

NO basquete. Flamengo é penta alternado e, tetra na sequência.

ATACANTE Caio Mancha, ex-Palmeiras, reforçará o ABC.