Telma Gurgel e William Coelho lançam campanha à reitoria da UERN
Os professores Telma Gurgel e William Coelho lançaram na manhã desta segunda-feira, 20, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, a campanha para os cargos de reitora e vice-reitor da instituição, respectivamente, para o quadriênio 2017-2021. O lançamento ocorreu no Centro de Convivência da universidade e contou com a presença de alunos, professores e técnicos.
“Diante do atual contexto que o país vive, de retirada de recursos dos serviços sociais, em especial da Educação, é preciso Coragem para Defender a UERN. Por isso, nosso projeto de universidade reúne todas as condições para apontar uma alternativa concreta ao modelo de gestão centralizador e sem habilidade política na articulação com os segmentos internos e a sociedade em geral que impera na UERN nos últimos anos”, afirma a professora Telma Gurgel.
A disputa pela reitoria irá definir os rumos da Universidade pelos próximos quatro anos, impactando na vida não só da comunidade acadêmica, composta por estudantes, professores e técnicos, mas também de todo o Rio Grande do Norte, pois a UERN é a única instituição de ensino superior presente em todas as regiões do Estado e exerce importante papel na economia e cultura potiguares. As eleições estão marcadas para o dia 22 de março.
Telma e William concorrem à reitoria pela chapa Coragem para Defender a UERN, que conta com o apoio dos professores Ana Dantas e Gilton Sampaio, dos campis de Natal e Pau dos Ferros e ex-candidatos a reitor da UERN em eleições passadas. Pela primeira vez, a oposição à atual gestão à frente da Universidade se reuniu em torno de uma única chapa.
Esta será a primeira eleição à reitoria da UERN em que será adotada a paridade, sistema no qual cada segmento (alunos, professores e técnicos) possui o mesmo peso. A paridade foi uma conquista aprovada no Conselho Superior Universitário (Consuni) em 2016.
– Candidatos realizam ações nas redes sociais e campis
A chapa iniciou as atividades da campanha na sexta-feira, 17, quando foram realizadas panfletagem e conversa com estudantes, professores e técnicos em diferentes campis da universidade. Pela manhã, a chapa visitou as salas de aula das Faculdades de Serviço Social (FASSO) e de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), onde foram recebidos com entusiasmo.
Durante a tarde, os candidatos visitaram o epílogo de Campos, onde conversaram com servidores técnicos e docentes.
Na noite da sexta, a conversa com os alunos continuou nas Faculdades de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), de Letras e Artes (FALA) e de Educação (FE).
Paralelamente, apoiadores da chapa realizaram atividades nos campis da UERN em Assú, Natal e Pau dos Ferros.
Nas redes sociais, Telma Gurgel e William Coelho receberam apoio de estudantes, professores, técnicos administrativos e ex-alunos da UERN. Na internet, já está disponível desde o dia 17 deste mês a carta-programa da chapa com as propostas para a gestão da Universidade, que pode ser acessada neste link.
– Perfis de Telma Gurgel e de William Coelho
Telma Gurgel é bacharela em Serviço Social pela UERN, mestre em Ciências Sociais pela UFRN, doutora em Sociologia pela UFPB, com estágio doutoral na Universidade de Paris 8, e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Paris 7. Possui uma trajetória de mais de 30 anos na defesa da UERN, desde o período de graduanda, quando atuou de forma decisiva no movimento de estadualização da universidade, na condição de dirigente do DCE.
Há 30 anos como docente, possui um vasto currículo acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão. É bolsista de produtividade do CNPQ e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir.
Como cientista, coordena pesquisa nacional e publica em periódicos mundialmente conhecidos, como a Revista do Centro Tricontinental (CETRI), da Bélgica, e na Nouvelles Questions Fèministes, revista francesa fundada por Simone de Beauvoir, além de ser parecerista dos principais periódicos da sua área de atuação.
Possui significativa experiência em gestão administrativa, tendo sido diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO) por duas gestões consecutivas, chefe do Departamento de Serviço Social e coordenadora do mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais, do qual foi protagonista no processo de criação.
Atuou também como coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e do Grupo de Estudos Feministas.
Além do currículo no interior da UERN, foi fundadora e coordenou o Centro Feminista 8 de Março e atuou como vereadora da Câmara Municipal de Mossoró.
William Coelho é graduado e tem mestrado em Filosofia, tendo ingressado na UERN, como professor, em 1988. Atualmente é vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), professor do Departamento de Filosofia do Campus Central. Ele já foi assessor da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) e desenvolve importante trabalho no campo da extensão universitária, além da pesquisa e coordenação de estágio.