Succession à francesa: Alain Delon, ícone do cinema francês, está no centro de disputa entre filhos

O estado de saúde do ator francês Alain Delon será avaliado por um médico enviado pela Justiça, tendo em vista uma eventual medida de proteção jurídica solicitada pelo ator de 88 anos e seu filho Anthony. Há mais de uma semana, os três filhos do ícone do cinema francês estão em guerra por sua tutela. Delon está com a saúde bastante debilitada desde um acidente vascular cerebral em 2019.

A história podia ter saído de uma série de televisão. Os filhos de um ator rico e famoso brigam pela tutela – e, portanto, pela herança – do pai, na Justiça e em páginas de jornais e revistas.

Mas neste caso, o drama é real e o ator, ninguém menos que Alain Delon, lenda do cinema francês, que se tornou mundialmente famoso nos anos 1960 e 1970 por sua beleza de tirar o fôlego

Os filhos de Delon, Anthony, 59, e Alain-Fabien, 29, acreditam que ele é manipulado pela filha, Anouchka, 33, que supostamente teria escondido dos irmãos o estado de saúde do pai. Para o irmão mais velho, ela gostaria de levar o pai para a Suíça para evitar pagar muitos impostos sobre a herança na França.

Anouchka, por sua vez, critica os irmãos por colocarem em risco a vida do ator e afirma que quer levar Delon para a Suíça para que ele possa continuar a ser tratado lá.

Mais um capítulo do drama familiar aconteceu na quarta-feira (10), quando os advogados de Anthony e do próprio Delon apresentaram ao Ministério Público pedidos para que ele fosse colocado sob proteção judicial, “por motivos de saúde”.

O Ministério Público tomou nota pública destes pedidos na quinta-feira (11), e anunciou que entrou em contato com “um médico autorizado (…) para avaliar a situação de Alain Delon”, especificou o procurador, Jean-Cédric Gaux, em comunicado, garantindo que os resultados da avaliação não serão públicos.

O objetivo da avaliação é a aplicação de uma possível medida de tutela jurisdicional, o regime previsto em lei para os adultos que não conseguem garantir por conta própria seus interesses pessoais ou patrimoniais.

“É uma satisfação para nós e para o nosso cliente. Esperamos que a perícia seja realizada por um especialista para que finalmente cheguemos à retomada dos cuidados que o Sr. Alain Delon necessita. Foi absolutamente absurdo e irresponsável parar este tratamento contra o conselho médico”, reagiu à AFP Christophe Ayela, advogado de Alain Delon.

Ayela declarou ao jornal Le Figaro que deixou de aconselhar a filha do ator, Anouchka, como fazia antes, em comum acordo com ela, “para acalmar as brigas”.

Trégua

A medida legal poderia estabelecer uma trégua na guerra entre os futuros herdeiros, que mancha a imagem do ídolo.

Mas na quinta-feira, Alain-Fabien Delon, o mais novo dos irmãos que mora em Douchy (135 km ao sul de Paris) com o pai, voltou a acusar a irmã, nas páginas da revista Paris Match, de exercer “controle” sobre o pai.

Ele também comentou o enfraquecimento do ator: “às vezes ele está ali, às vezes em outro lugar, tem dias com e dias sem (…). Ele percebe e esquece, se refugia nos pensamentos. Você realmente não sabe o que está acontecendo na sua cabeça.”

Anouchka acredita que os cuidados médicos que Alain Delon recebe na França não são suficientes e que seus médicos suíços devem poder examiná-lo novamente e retomar os tratamentos, caso contrário, sua vida continuará em perigo.

No plano jurídico, em 22 de dezembro, Alain-Fabien apresentou queixa contra Anouchka por “abuso de fraqueza” em detrimento do pai.

Já Anthony disse à Paris Match que também apresentava queixa contra ela, acusando-a de não tê-lo informado da reprovação de Delon em “cinco testes cognitivos” entre 2019 e 2022.

Irmão unidos

A história surpreende porque, em julho passado, os filhos de Delon se uniram contra Hiromi Rollin, descrita como a “dama de companhia” do ator. Juntos, eles prestaram queixa contra a japonesa de 66 anos, que morava com o ator – muito debilitado desde o derrame em julho de 2019 –, por “assédio moral”, “violência contra pessoa vulnerável”, “abuso de fraqueza” e “ato de crueldade com animal” (ela teria maltratado Loubo, o cachorro do ator).

Em 4 de janeiro, a promotoria anunciou, no entanto, o indeferimento de todas as queixas contra Hiromi.

A exata gravidade do estado de saúde de Alain Delon permanece um segredo de família. Cidadão suíço desde 1999, o ator gostaria, segundo seu filho Anthony, de acabar com a vida em sua casa em Douchy.

Aposentado dos sets, Alain Delon fez apenas algumas raras aparições públicas em anos, entre elas, em setembro de 2021, no funeral de Jean-Paul Belmondo. Ele não se manifestou desde que seus três filhos começaram a brigar publicamente.

Quinta-feira, outro ícone do cinema francês, Brigitte Bardot, manifestou apoio a Delon. “É uma lamentável mediocridade manchar a imagem de Alain, um ícone sublime que representa a França com brio!”, publicou nas suas redes sociais.

Deixe um comentário