Startup potiguar vence licitação da Petrobras para desenvolver sistema de controle da água de usinas com Inteligência Artificial

Uma startup potiguar venceu um processo de licitação da Petrobras para desenvolver um sistema que deverá controlar parâmetros da água usada em usinar termelétricas com Inteligência Artificial.

 

A ferramenta deverá ser usada em torres de resfriamento de usinas. O edital faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras e foi vencido pela startup Turinga, que vai receber um aporte de R$ 9,7 milhões. O projeto deve ser concluído até junho de 2026.

 

Segundo a Turinga, a empresa já tem um sistema de monitoramento da água que é utilizado pela Petrobras, mas sem o uso da Inteligência Artificial.

 

“É uma tecnologia 100% desenvolvida no Rio Grande do Norte que pode ser usada em qualquer setor da indústria que precise monitorar os parâmetros da água, como viveiros de camarão, por exemplo”, explica Rodrigo Souza, sócio da startup.

 

Na primeira versão, o sistema avalia os parâmetros da água, gera um relatório e, a partir daí, uma pessoa aplica o produto necessário para tratamento, de acordo com as informações coletadas pela ferramenta.

 

Com a inserção da Inteligência Artificial o processo de monitoramento passará a ser totalmente automatizado. O sistema vai identificar os parâmetros da água, alertar se está bom ou ruim, e liberar a aplicação do produto necessário para tratamento.

Deixe um comentário