Servidores do SAMU de Pau dos Ferros anunciam greve para esta quinta-feira
Os 19 servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Pau dos Ferros anunciaram que irão entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 22 de dezembro. O motivo da paralisação é o atraso de dois meses no pagamento dos salários.
Na sexta-feira passada, 16 de dezembro, os servidores do SAMU de Pau dos Ferros realizaram uma paralisação de 24h de advertência. Além de Pau dos Ferros, o SAMU sediado na cidade atende ainda os municípios de Apodi, Areia Branca e Baraúna, todos serão prejudicados com a greve.
Em nota, o Sindicato dos Servidores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), informa que, por ser um serviço essencial, o funcionamento do SAMU será mantido no percentual mínimo de 30% exigido por lei.
Em outubro deste ano, a Prefeitura de Pau dos Ferros assinou convênio com o Governo do Estado, transferindo para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a responsabilidade pelo pagamento dos servidores do serviço. Desde então, informa o Sindsaúde, os trabalhadores não tem recebido pagamento.
Questionada sobre o atraso no pagamento dos salários dos servidores do SAMU de Pau dos Ferros, a Sesap informou que existe um processo tramitando na assessoria jurídica da pasta para transferência direta de duas parcelas de R$ 32 mil , cada, referentes aos meses de outubro e novembro, para custear o serviço. A previsão, informa a secretaria, é que o pagamento seja efetuado até o fim deste mês.
“Com relação a dezembro os recursos serão transferidos via Programação Pactuada Integrada (PPI) no valor de R$ 32 mil, oriundos do Ministério da Saúde, com previsão de pagamento para janeiro”, acrescenta a Sesap em nota.