Sérgio Oliveira – Corrupção no esporte e zica virus

A corrupção é uma praga do estilo zica virus que se espalha pelo planeta nos mais diferentes seguimentos. No mundo esportivo, por exemplo, depois do que vem sendo apurado no futebol, o tênis, um esporte de elite onde o dinheiro é a base de tudo, inclusive na inclusão de atletas, não escapou do vírus da ambição e gula de quem quer sempre mais. A medida do ter nunca chega. Novas denúncias de corrupção foram feitas esta semana, com afirmações de resultados combinados, leia-se comprados, também na temporada 2015. A tramoia do mal teria envolvido, somente na temporada passada um total de 350 atletas. Nem mesmo o chamado esporte dos ricos escapou da propina para que resultados fossem fabricados, comprados e não conquistados. Pelo visto, a corrupção, também no esporte, se transformou em uma pandemia de vírus maléfico em todos os seguimentos da sociedade. Vai se tornando pior do que o próprio zica virus. 

O TROPEÇO NA LIDERANÇA

Vacilou, a casa caiu. Assim foi o Potiguar na rodada do meio de semana do Campeonato Estadual que desperdiçou excelente oportunidade de se isolar na liderança da competição. Futebol fraco, bem diferente daquele time que, parecia em evolução nos três primeiros jogos, inclusive venceno um clássico contra o rival Baraúnas. No empate em 1 a 1 com o ASSU na noite da quarta-feira, e o fraco futebol apresentado, deixou seu torcedor preocupado e pensativo: Será que tudo não passou de fogo da palha.

O certo é que a liderança agora é do América, próximo adversário do Time Macho e, fora de casa. Em um campeonato curto, como já foi dito, desperdiçar pontos em casa contra equipes, teoricamente inferiores, obriga o Potiguar a buscar, no mínimo, o empate contra o América em Natal. Convenhamos, pelo contexto de momento, algo em que pouca gente acredita, porém, futebol sempre nos guarda surpresas e, no sábado de carnaval, torçamos para que a festa seja mossoroense.

COMPLICOU

A grande surpresa da semana no Campeonato Estadual vai sendo a vitória do Alecrim que meteu 1 a 0 para acima do ABC. Não precisa ser um profundo conhecedor das coisas do futebol para entender que a situação complicou, em relação ao time alvinegro. Complicou no sentido da classificação, na corrida pela disputa do turno, como também, o ambiente. Mesmo a vitória no clássico contra o América não foi o suficiente para gerar confiança no grupo, pelo contrário, a situação só vem comprovar que o elenco do ABC continua fraco, como foi na temporada passada que acabou com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. É quase certo também que chegou ao fim a paz do treinador Narciso.

EMPATE

Vindo de derrota no clássico, o empate fora de casa contra o bom time do Globo, 1 a 1, no Barretão, até poderia servir de alívio para o Baraúnas. Isso se não fosse a queda na classificação. Porém, pelo ambiente que vive o clube, mostrou de certa forma, o compromisso dos jogadores em buscar resultados melhores no campeonato. O elenco ainda não recebeu o primeiro mês de salários vencidos e, se recusaram a treinar antes da viagem para Ceará-Mirim, situação que foi contornada, graças ao prestígio do ex-presidente João Dehon, que tomou a dianteira da situação para acalmar os ânimos, do contrário, a delegação sequer teria viajado. Futebol é coisa séria e, quem não pode com o pote não pega da rodilha e, muito menos coloca na cabeça.

RESULTADOS

Toda a rodada do Campeonato Estadual do meio de semana será disputada na quarta-feira, 03, teve os seguintes resultados: Potiguar 1 x 1, Globo 1 x 1 Baraúnas, Palmeira 0 x 4 e, ABC 0 x 1 Alecrim. Após a quarta rodada do certame potiguar a classificação tem o América liderando com 09 pontos, seguido pelo Potiguar em segundo, somando 08, mesma pontuação do Globo que é o terceiro. Na quarta posição aparece o ABC com 06 pontos, o Alecrim é o quinto, 06, o Baraúnas soma 04 pontos na sexta posição, o ASSU, também 04 é o sétimo e, na oitava e última posição, 00 pontos, o Palmeira. No sábado, dia 06, jogam: América x Potiguar, Baraúnas x ABC, ASSU x Palmeira e, Alecrim x Globo.

BOAVENTURA

Para o jogador Boaventura, zagueiro do América, a partir de agora serão jogos em clima de decisão para fechar a fase de classificação do 1º turno do certame estadual, na corrida pela conquista da Copa Cidade do Natal. Realmente, um campeonato curto, com aspecto de torneio, como dizem alguns jogadores e, todo jogo se torna uma verdadeira final de campeonato. A observação do atleta americano se afina com aquilo que já citamos no começo do Toque Esportivo, ou seja, é uma realidade que não faz parte apenas daquilo que enxerga o analista, mas da própria rotina dos clubes.

REBAIXAMENTO

É bom lembrar que a corrida não acontece apenas em direção ao título do estadual potiguar, mas também, para se afastar da zona do rebaixamento. Por enquanto, embora o Palmeira pareça o saco de pancadas da competição, ainda existem outros candidatos a degola. Quem pisar na bola, pode ficar no vinagre. Enfim, é um momento delicado do campeonato, embora ainda nas rodadas iniciais.

ROBINHO declara amor ao Santos, mas não acerta retorno. Embarra no financeiro.

O Ministério Público Federal denunciou Nelmar por sonegação de imposto e falsidade ideológica.

DE acordo com o MPF, o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, é o mentor de tudo.

A denúncia agora depende da aceitação ou não do juiz que cuida do caso.