Secretaria de Saúde apresentou prestação de contas

Atendendo ao princípio legal de transparência no SUS, a audiência de prestação de contas ocorreu ontem, na CMM

Nessa quarta-feira, 27, ocorreu na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), uma audiência pública que tratou sobre a prestação de contas dos recursos utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2021. Na ocasião, a titular da pasta, Morgana Dantas, avaliou 2021 como ano de reestruturação, mas apontou avanços nos primeiros 12 meses.

Ela citou que a gestão encontrou muitos desafios, especialmente por causa da pandemia, mas que ainda assim foi possível avançar com reformas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Um ano de muitos desafios, início de gestão, encontramos a rede em situação muito difícil, além da pandemia de Covid-19. Mas, com muito trabalho, conquistamos avanços, como inauguração de duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, disse Morgana.

Ela acrescentou outras conquistas na rede municipal de Saúde, como a disponibilidade de neuropediatras, reforço de médicos em UBSs. “Experimentamos avanços em 2021, na confiança que, em 2022, realizaremos muitas outras ações em Mossoró”, afirmou.

Entre outras informações, foi resumida a programação anual saúde 2021, sintetizada na organização das redes de cuidado e o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária, Atenção Especializada e Hospitalar. Também foi mencionada a urgência de implementar o Programa Informatiza UBS, com vistas ao prontuário eletrônico e outros serviços. E ainda o equilíbrio das contas, financiamento e orçamento, em meio ao plano de reorganização.

A audiência pública atendeu a Lei Complementar 141/2012, referente à transparência no Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram da reunião gestores municipais da Saúde, vereadores e outros representantes de segmentos da sociedade.

Deixe um comentário