Sebrae e Ministério assinam termo de cooperação em favor de startups
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, assinaram um termo de cooperação para o programa InovAtiva esta semana. Na prática, a iniciativa irá promover dois ciclos anuais de aceleração de startups em vez de apenas um, com mentorias e cursos gratuitos para os empreendedores.
“Essa parceria nos possibilitará ampliar e integrar as bases de mentores e avaliadores do Sebrae e do InovAtiva, promover o desenvolvimento conjunto de novos cursos online e presenciais e aprimorar os mecanismos de acesso a capital de risco”, afirmou o ministro.
Outras ações previstas durante os dois ciclos anuais de aceleração são rodadas de negociações e contatos entre investidores brasileiros e estrangeiros com interesse em diferentes áreas de atuação e projetos de startups.
O InovAtiva possui mais de 400 mentores voluntários no Brasil e no exterior. Startups interessadas em participar do primeiro ciclo de aceleração deste ano podem se inscrever até o dia 14 de março através do site www.inovativabrasil.com.br.
Durante a cerimônia, o presidente do Sebrae declarou ainda que os empreendedores aguardam a aprovação do projeto Crescer sem Medo, que deve ser votado no Senado. Se aprovado, o texto regulamenta o chamado “investidor-anjo”, isento de responsabilidade por riscos, caso não compartilhe a gestão da empresa.
As pequenas empresas serão beneficiadas ainda pelo programa Patente Média e Pequena Empresa (MPE), apresentado pelo presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação. A iniciativa prioriza os médio e pequenos empreendimentos no exame de pedidos de patente, beneficiando, sobretudo, as startups, pois grande parte se dedicam à criação de novas tecnologias.