Saúde será prioridade no governo Rosalba Ciarlini
A mensagem da prefeita Rosalba Ciarlini à Câmara Municipal, a primeira da atual gestão, despertou a curiosidade dos mossoroenses que lotaram as dependências da Casa Legislativa e contou com a presença de autoridades dos três Poderes. Rosalba iniciou seu pronunciamento destacando as dificuldades encontradas na Prefeitura, que segundo ela, quase tudo por conta da falta de responsabilidade da gestão anterior.
“Encontramos débitos que se aproximam dos R$ 150 milhões de reais. Não foi possível ainda dimensionar todas as dívidas, pois muitas foram canceladas e outras sequer foram registradas. Se considerarmos que as receitas do Município não ultrapassaram, em 2016, R$ 500 milhões, somando todas as fontes de arrecadação, foi gasto além da conta, mais de 25% da receita total. Esse retrato, essa pequena parte, explica um pouco do quadro de desorganização, de má administração e de abandono da cidade”. Rosalba pedirá ao Tribunal de Contas do Estado que apure os motivos que levaram a essa desordem nas contas municipais.
Rosalba elegeu a saúde como prioridade de sua atual gestão, a partir do restabelecimento da atenção básica no município. “Sem esse setor funcionando bem, tudo caminhará para os serviços de média e alta complexidade – que são mais caros e de competência primordial do estado e do governo federal. Convocamos novos profissionais, entre enfermeiros, cirurgiões-dentistas e fisioterapeutas para completar equipes de saúde da família, para as farmácias-polo e para implantarmos o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar, cumprindo um dos projetos do plano de governo – saúde em casa (Home Care), que deverá estar em funcionamento até o final deste mês”.