SAÚDE ESPIRITUAL II – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

SAÚDE ESPIRITUAL II - (Artigo da Semana) – [email protected]

SAÚDE ESPIRITUAL II

Num mundo tão conturbado e cheio de barulhos que levam às inúmeras doenças físicas e espirituais, aprender e praticar princípios que levam à saúde física e espiritual é uma magnífica benção dada pelo eterno.

É notório que a saúde espiritual reflete no corpo físico. Logo, a mente que se encontra saudável é porque nela há equilíbrio espiritual. E essa energia, equilibrada, traz disposição para trabalhar, servir a Deus, servir ao próximo e alegra-se com o dom da vida.

Como somos o sopro do eterno, que gerou vida, Ele tem total interesse em ver sua criação feliz e jubilante na face da terra. E quando o ser se encontra em desequilíbrio espiritual, o Eterno deseja ser o restaurador deste equilíbrio. Pois, é através do equilíbrio emocional, espiritual, que a saúde física recebe energia revigoradora, sendo provinda da eternidade, do trono de Deus.

Num mundo coberto pelo egoísmo, pela irracionalidade, eis alguns conselhos das Sagradas Letras, que bem usados, têm o poder de libertar das angústias e das dores da vida. Vejamos:

  1. ser humilde – Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos. (Provérbios 3:7-8)
  2. ter disposição com a vida – O coração bem-disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. (Provérbios 17:22)
  3. ser bom ouvinte e cumprir as orientações – Meu filho, escute o que digo a você; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. (Provérbios 4:20-22)
  4. Praticar o amor: o sentimento de amor é inato do ser humano e praticar o amor (amar e ser amado), é importante para a saúde mental e espiritual. Vejamos as características do amor na visão do apóstolo Paulo: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não ter inveja, não se vangloriar, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Coríntios 13:4-7)
  5. ter uma nova identidade: ser reconhecido como pessoa humana, com sentimentos, pensamentos e tendo suas decisões respeitadas, é uma necessidade na construção e reconhecimento de si. E esse reconhecimento leva à saúde mental, reflexo da saúde espiritual. A nova identidade de quem serve ao eterno, conforme o apóstolo Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20)
  6. encontrar sentido na vida: Todos nós, de uma forma, ou de outra, buscamos entender o sentido da vida, de estar aqui. Sem sombra de dúvidas, a construção da saúde mental e espiritual passa pelo reconhecimento do sentido da vida e do propósito de estar aqui. É exatamente por isso que devemos todos os dias renovar a nossa esperança para enfrentarmos as dificuldades impostas pelo sistema mundano. Nos ensina o apóstolo João: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo, vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33). Eis o maior propósito da vida: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem”. (Eclesiastes 12:13)
  7. Ter esperança: um coração cheio de esperança produz bem-estar no corpo humano e emite energia positiva para quem dele se aproxima. Diz o salmista: “Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança”. (Salmos 62:5); anuncia o apóstolo Paulo: “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15:13)
  8. Ter valores morais: no processo de evolução humana e espiritual, precisamos aprender a ser coerentes com nossos valores éticos, morais e sociais para não nos sentirmos culpados ou cheios de remorsos quanto às nossas decisões. E, por outro lado, dentro dos valores morais, devemos promover a paz, a concórdia, a justiça e o perdão. Todavia, o salmista e o evangelista João ensinam dois conceitos que são: “Pois o Senhor é Justo e ama a justiça, os retos verão a sua face”. (Salmos 11:7); “senso de justiça é imprescindível para que as pessoas vivam relações mais equilibradas e corretas com as outras. Deus é justo”. (Salmos 11:7); “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:32); “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14:15). Já o profeta Oséias doutrinou a necessidade de praticarmos a fidelidade, a lealdade e a justiça como base da nossa saúde espiritual, vejamos: “Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus.” (Oséias 12:6)
  9. Religiosidade: não importa qual seja sua religião, ou culto que você vem praticando em busca do eterno. No entanto, é salutar confiar no eterno para se ter saúde espiritual. Todavia, a religião é importante, mas existem orientações que nos levam à compreensão de que somente a prática religiosa não pode nos levar à evolução espiritual e humana, precisamos urgentemente aplicar a generosidade como forma de agradecimento pela vida. “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”. (Tiago 1: 27) “Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance. Como um espantalho numa plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de falar e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nem mal, nem bem”. (Jeremias 10:3-5)

Portanto, a saúde espiritual passa pela dimensão do bem-estar, da fé, das crenças e do amor pelo próximo. E nesta busca espiritual, é necessário sentir a liberdade no exercício da fé, na prática dos valores e escolhas pessoais, sem nenhuma imposição.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário