Saúde do RN entra em greve nesta terça-feira (11)

Os profissionais da saúde do Rio Grande do Norte iniciam nesta terça, 11, uma paralisação em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. A decisão foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral dos Trabalhadores no dia 29 de março, de acordo com o Sindsaúde, representante do movimento. Hoje também será aprovado um calendário para os próximos atos da categoria.

A greve afetará todos os hospitais, inclui enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais.

As reivindicações do sindicato incluem a campanha salarial de 2023, a revisão da Lei de produtividade, perdas salariais para ativos e aposentados, além do pagamento de plantões dentro do mês trabalhado. O pagamento do piso salarial da enfermagem e dos técnicos em radiologia também entram na discussão. De acordo com o Sindsaúde, a lista contém cerca de 19 itens.

Rosália Fernandes, uma das diretoras do sindicato, relata que uma das reivindicações é a convocação dos profissionais aprovados em concurso estadual feito em 2018, mas que não foram chamados. Ela explica que enquanto isso, outros profissionais com cadastros temporários continuam se renovando em seus postos. “A gente quer a convocação dos concursados que estão no cadastro de reserva do concurso de 2018 e que estão sob validade até setembro de 2024, mas o Governo tem quase 3 mil contratos temporários e está se renovando”, diz.

Deixe um comentário