Saúde celebra contrato com a UFRN que irá beneficiar população de 40 municípios

Nesta sexta-feira (9), o Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá oficializar o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) em parceria com a UFRN. A solenidade será realizada às 9h30, em Caicó, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN e contará com a presença do secretário de Saúde, George Antunes, da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, além de prefeitos e profissionais de saúde de cerca de 40 municípios da 4ª e 5ª região, que também integrarão o COAPES juntamente com a UERN e a Unp.

Através do contrato, as unidades de saúde irão se tornar campos de formação dos alunos de Medicina da universidade no interior do Estado. O COAPES é um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde (gestores, trabalhadores e usuários) e da Educação Superior na área de saúde (gestores, docentes e estudantes) para promover processos participativos na construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS.

A UFRN irá disponibilizar um programa de residência médica em clínica médica com os graduados em Medicina, em torno de 60 horas/aula sem custo algum para o Estado, com bolsas custeadas pelo Ministério da Educação. Para tratar deste e de outros assuntos, o titular da Sesap, George Antunes, esteve reunido no início da noite desta segunda-feira (5) com a reitora da UFRN, o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista e o assessor para Gestão dos Hospitais Universitários, Juarez da Costa Ferreira.

Criado pela portaria interministerial 1.127 de 4 de agosto de 2015, o COAPES tem, entre outros objetivos, fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS e garantir o acesso aos estabelecimentos de saúde como cenário para práticas de formação no âmbito da graduação e residência em saúde, formando profissionais em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.

O secretário de Saúde avaliou como bastante positiva a parceria: “Vai contribuir para melhoria na assistência à saúde da população de Caicó e dos municípios vizinhos“, afirmou. A reitora Ângela Maria Paiva Cruz afirmou que a UFRN tem necessidade de ampliar os espaços de formação dos alunos: “Temos uma agenda bem positiva e acho que este é o melhor cenário para esta parceria”, afirmou a reitora.

Durante a reunião, Angela Paiva ainda apresentou a necessidade de um contrato específico com o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, para permitir a realização de obras nas instalações do prédio que, após reformado, oferecerá estrutura adequada para receber os estudantes universitários. “O hospital regional de Caicó deve se tornar uma unidade de ensino”, defendeu a reitora.

George Antunes recebeu este e os demais pleitos apresentados e se dispôs a concretizá-los, ciente da importância da cooperação com a UFRN no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).