Rio Grande do Norte recebe R$ 16,9 milhões para transporte de estudantes de áreas rurais em 2024

O Governo Federal transferiu para o Rio Grande do Norte (RN), em 2024, R$ 16,9 milhões por meio do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). O valor beneficia 93,64 mil estudantes potiguares residentes em áreas rurais.

O Pnate tem o objetivo de apoiar o transporte desses estudantes por meio de assistência técnica e financeira, em caráter suplementar, a estados, municípios e o Distrito Federal. Os valores são transferidos em duas parcelas anuais, usualmente em março e agosto.

A transferência é automática, sem necessidade de convênio ou outro instrumento. Os valores são usados no custeio de despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, pneus, câmaras, serviços de mecânica em freio, suspensão, câmbio, motor, elétrica e funilaria, recuperação de assentos, combustível e lubrificantes do veículo ou, no que couber, da embarcação utilizada para o transporte de alunos da educação básica pública. Servem, também, para o pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.

Deixe um comentário