Renê Guida – São Miguel

COLUNA PRESTES – 90 ANOS
Num registro feito pelo deputado estadual da época, Coronel João Pessoa, ao jornal A Republica: “Às 14h do dia 3 de fevereiro reuni vinte quatro homens armados de rifles… Mandando-os que se entrincheirassem na ladeira do engenho, município de Pereiro (CE)!”. Refe-se ao tiroteio em Canta-Galo, Crioulas e na entrada da Vila, pelo diversos contingentes além da retaguarda do Sitio Riacho Fundo onde hoje se encontra o Casarão preservado para reviver a nossa história.

OS PATRIOTAS DE SÃO MIGUEL
Aquela hora do entardecer daquele 3 de fevereiro de 1926 de um sol embaciado e céu escuro, marchava o grupo de 24 patriotas em formatura irregular pisando forte, sem passo certo, sendo dirigido militarmente pelo cabo Garcia de Araújo, a figura de maior graduação entre os quatro militares do destacamento de São Miguel. Sendo de fato, a defesa foi entregue a Francisco Moreira, homem forte, corajoso, capaz de enfrentar qualquer investida.

VIVENDO ÉPOCAS
No amanhecer do dia 02 de fevereiro de 1926 no antigo de mercado velho, onde hoje é a secretária de educação, em torno da mesa do café de Sofia Grosso, os feirantes vindos de todos os lados sem que tivesse tempo de arrear as cargas dos burros suados, mal chegava e tomava conhecimento do que se passava na rua. E mais adianta na calçada da Botica do Zezeu, levantando os braços e pedindo calma, muito antes do sacristão José Pereira tocar o sino da primeira chamada da missa às 6 horas em que era pontual o Padre Tertuliano Fernandes. Assim registro São Miguel na história do Brasil, na passagem da Coluna Prestes por nossa serra.

Em Alta
# Toda a população de São Miguel, naquela tarde de 3 de fevereiro de 1926, saiu as ruas para presenciar o espetáculo dos Patriotas, ficando aglomerado nas esquinas e calçadas altas da pitoresca cidade. Vibrando, gritando e dando vivas aos defensores da legalidade;

# O cantor, Felipe Grilo, será uma das atrações do carnaval de São Miguel. O bacana promete colocar o bloco na rua, com muita animação e axé.

# Ainda é tempo de parabenizar o colunista social Wandilson Ramalho pela sua data, 28 de janeiro. Felicidade e sucesso, Wandilson!

RENÊ-GUIDA---01-02-2016