– REMINISCENCIAS Wilson Bezerra de Moura

CHICO DE TINTINO

 

Graças a duas coisas que temos de ser afáveis por todo tempo, o registro dos fatos escritos que se perpetuam e aos apontamentos arquivados por pesquisadores, assim como Raibrito, de que nos valemos para revelá-los à nova geração.

Portanto nos apoderamos de tais oportunidades para fazer referência a uma pessoa que teve atuação bastante significativa na vida sindical no mundo trabalhista e comunitário, considerado até o fundador do Partido dos Trabalhadores – PT em Mossoró.

Francisco de Tintino da Silva, conhecido apenas por Chico Tintino, nascido na cidade de Upanema, começou sua atividade profissional como operário salineiro, aos 11 anos, cozinhando no barraco onde seu pai era operário de salina, desde aí tendo convivência com a classe trabalhadora, onde percebeu as primeiras necessidades que a atormentava.

Sempre foi um curioso dos fatos relacionados com os trabalhadores, e aos 16 anos de idade já participava dos movimentos grevistas e decididamente entrou para o Partido Comunista, encampando as lutas populares, tanto assim que chegou a fundar um núcleo popular denominado Bom Destino, tornando-se líder quando na época não existia luta dos Sem Terra.

À época de dominação do líder Manuel Torquato, fundador do Sindicato do Garrancho e considerado membro do movimento de guerrilha com destacada atuação na linha marxista-leninista, tanto que resolve, com outros companheiros, deixar o Partido Comunista quando este decidiu entrar para a linha conciliatória e se filiar ao Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, passando, daí por diante, a viver na clandestinidade por algum tempo.

O líder sindical Chico de Tintino defendia a teoria de que a luta pela exploração capitalista e implantação de nova sociedade justa, igualitária e fraterna não é simplesmente fruto de empolgação passageira de jovens sonhadores, já vem de longe essa batalha e haverá de continuar até que um domine o outro, segundo pensamento de Karl Marx.

Chico de Tintino partiu para o oriente eterno aos 76 anos de idade, levando consigo a ideia de luta em defesa de justa causa, legando um espirito de luta que a todos serve de exemplo.