REMINISCÊNCIAS – Prof. Wilson Bezerra de Moura
REMINISCENCIAS – PANDEMIAS BEXIGA E SARAMPO – Prof. Wilson Bezerra de Moura - [email protected]
REMINISCENCIAS – PANDEMIAS BEXIGA E SARAMPO
Apontamentos rescritos confirmam ser a história fonte de revelações que nos traz luzes do passado e confirma a existência marcante de uma geração.
O Relatório da Assembleia Legislativa da Província do RN, é preciso quando em esclarecimentos sobre a humanidade, quando dos idos de 1840, deixava expressa na mensagem que era enviada pelo Governante Manoel de Assis Mascarenhas, referindo-se aos atropelos acometidos nas geração de vários municípios da região norte-rio-grandense, no aspectos sociais, educacionais, políticos e econômicos. Através dessa mesma mensagem à Assembleia a intenção de bem cuidar da Ordem Pública, até porque esse foi o proposito maior dos governantes.
Era visto que, no decorrer de anos não reinava Paz, mesmo dentro da própria casa o indivíduo não tinha tranquilidade, razões estas imputadas a uma Lei mau atuante, vez que as autoridades temiam impor sua execução receando revide de pessoas revoltosos e agressivos, era preciso uma Regra mais rígida e as autoridade fizesse valer sua atuação na sociedade.
A Legislação Criminal passou a ter maior efeito com novas alterações em seu conteúdo, melhoria do Júri popular, Juízes implementaram os fatos de forma a atender os infortúnios que atormentava ao povo.
A Saúde pública que atormentava a população mereceu a atenção Governamental para combater os males surgidos, Bexiga e Sarampo durante épocas contribuiu para aumentar o sofrimento do povo que já era atormentado com a criminalidade reinante.
O Governo voltou as atenções para maior atendimento à Saúde com nomeação de médico sanitarista de boa qualidade, como o doutor José Bento Pereira de Matos nomeado o que de fato foi considerado um bom especialista.
Escritor: Wilson Bezerra de Moura
FONTE:” FALAS E RELTÓRIOAS DOS PRESIDENTES DE PROVINCIAS”