Rei Charles III continua internado após cirurgia de próstata e “passa bem”

O rei Charles III, 75 anos, que passou por uma cirurgia de próstata nesta sexta-feira (26), continua internado pelo segundo dia consecutivo em uma clínica em Londres. Neste sábado (27), o rei recebeu a visita da esposa, a rainha Camilla, que ficou com ele por cerca de três horas.

POR RFI

Charles III chegou ao local para ser operado na manhã desta sexta-feira (26), acompanhado de Camilla. Logo após a cirurgia, a rainha disse que ele estava “bem”, de acordo com informações da mídia britânica, sem dizer quando terá alta.

Na semana passada, o Palácio de Buckingham divulgou a notícia que Charles III sofre de hipertrofia benigna, doença provoca  o aumento da próstata. A patologia é muito comum em homens a partir de uma certa idade e geralmente não é grave.

A operação do rei foi um procedimento de “rotina” e afeta “milhares de homens todos os anos”, afirmou o Palácio.

Charles III, que assumiu o trono em setembro de 2022 após a morte da rainha Elizabeth 2ª, tinha cancelado vários compromissos públicos na semana passada para descansar.  Ele terá de observar, após a operação, “um curto período” de convalescença, cuja duração não foi especificada.

Acompanhe as notícias da RFI Brasil pelo WhatsApp

Fachada da clínica onde está internado o rei Charles 3º
Fachada da clínica onde está internado o rei Charles 3º AP – Kirsty Wigglesworth

Kate passa por cirurgia abdominal

A princesa Kate, de 42 anos, está internada na mesma clínica que Charles desde o dia 16 de janeiro. Ela passou por uma cirurgia abdominal, mas a família real não divulgou mais detalhes sobre seu estado de saúde.

A assessoria do casal real garantiu que a operação foi realizada “com sucesso” e pediu que sua privacidade fosse respeitada, exigindo “que os laudos médicos permaneçam confidenciais”. A única informação dada pela monarquia é a de “que não se trata de câncer”.

Em 17 de janeiro, a assessoria anunciou que Kate teria que ficar no hospital entre dez e quatorze dias e é pouco provável que retome suas atividades públicas até o final de março. O príncipe William cancelou diversos compromissos públicos enquanto a esposa se recupera de sua cirurgia.

Com informações da AFP

Deixe um comentário