Reforma: como escolher o revestimento certo para o seu banheiro?

O banheiro é uma área dedicada a higiene e relaxamento, onde as pessoas podem repor suas energias em momentos cruciais do dia. Por isso, é sempre importante saber escolher bem o azulejo que será instalado no ambiente, pois essa decisão pode contribuir imensamente com o aconchego do cômodo.

Os revestimentos de banheiro podem ser de cerâmica, porcelanato, cimentício ou de pastilha de vidro. Todos esses materiais são apropriados para lidar com a umidade do ambiente e ainda evitar a proliferação de microrganismos nocivos para nossa saúde. Contudo, é necessário levar uma série de fatores em consideração para encontrar o ideal, sendo eles:

Área de cobertura

A primeira etapa desse processo é definir a área de cobertura do seu banheiro, ou seja, se os azulejos vão ocupar o espaço inteiro ou apenas uma parte. Hoje em dia, os especialistas em construção e decoração recomendam uma instalação completa apenas em casos muito específicos, então a tendência é cobrir o ambiente parcialmente.

Quando o banheiro tem pouca ventilação ou iluminação, é possível aplicar azulejos em toda a sua extensão. Caso contrário, é recomendado instalar somente no box e na pia — áreas que possuem contato direto com água. O restante pode ser completado com tinta acrílica normalmente.

Tamanho do azulejo

Definida a área de cobertura, é hora de escolher o tamanho das peças do azulejo. Além da estética, a lógica é escolher dimensões grandes, pois isso resulta em menos rejuntes e facilita na hora da limpeza. Contudo, também é necessário levar em consideração o tamanho do banheiro, pois espaços muito pequenos podem exigir que as peças sejam cortadas, prejudicando o visual.

Ainda que o banheiro seja mais apertado, é possível optar por azulejos de 60×60 para aproveitar bem o espaço disponível e reduzir a quantidade de rejuntes. Para cômodos mais espaçosos, é recomendado investir em peças maiores.

Visual

Por fim, é hora de escolher a cor e o acabamento dos azulejos. Essa parte varia de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas tonalidades claras casam melhor com ambientes pequenos, enquanto as mais escuras dão um visual moderno para espaços maiores. Já o acabamento precisa combinar com a cor escolhida, mas lembre-se que pisos muito lisos também são os mais escorregadios.

Para a instalação, é sempre recomendável contratar o serviço de um profissional qualificado. Quem já tiver experiência na área precisará apenas das ferramentas certas, como uma serra tico tico, por exemplo. É importante utilizar os itens corretos para garantir que o resultado atinja as expectativas no final.

Deixe um comentário