Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - QUEM SOU EU? NESTE MUNDO! - com Ricardo Alfredo - [email protected]

PENSAMENTO – Um conselho

“Mesmo quando você se sentir perdido e sem rumo, jamais esqueça, há um farol que ilumina até a eternidade. E este é o eterno fanal de Deus, Cristo Jesus.”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

QUEM SOU EU? NESTE MUNDO!

Assemelhar-se a uma pergunta apenas filosófica, e no seu mais profundo íntimo é. No entanto, ela ecoa no mundo espiritual criando ondas que se espalham na eternidade. Todos nós de modo ou de outro, buscamos compreender quem somos, de onde viemos e para onde iremos em seguida.

A cabeça dos pensadores, em todos os tempos, vasculhou cada milímetro da vida em busca de uma resposta, para acalmar a alma, que clama por saber, quem sou eu?

Um dos maiores pensadores de todos os tempos, Sócrates (circa 470 a.C.–399 a.C.), ao leciona, dizia: “não vale a pena viver uma vida não examinada”. Em contraponto, os pensadores modernos, dizem: “Não valeu a pena examinar uma vida examinada”. Mesmo assim, a alma inquieta, do mais inculto, ao mais cultos dos homens, perturba-se em saber, quem sou eu!

No misto entre ciências e a fé, encontramos: que sou uma nano partícula cósmica, que devo cumprir minha trajetória na dimensão física e espiritual imensurável. Assim como, devo viver toda a plenitude da vida, em busca de encontrar-me no campo que almejo, o sentimento de felicidade e de liberdade.

Quem sou eu neste mundo? não me define pelas roupas caras, pelo carro, pelo emprego, pela idade, por onde moro, o que gosto de fazer, pelo lazer. E sim, pela oportunidade na vida de fazer bem. É isso que vai pesar naquele grande dia. O dia da resposta final as todas as perguntas.

No mundo científico encontramos diversas tentativas de explicar, quem sou eu. E dentre alguns podemos citar: a sociologia, ensina-me que sou único, e que não há ninguém igual a mim. E seus fundamentos está nas características do jeito de cada pessoa ser, de cada gosto e o seu modo de fazer as coisas.

Quem sou eu, no mundo da ciência biológica? Um ser humano com formato especial e classificado como Homo sapiens, dentro da Teoria da Evolução. Sendo o resultado do processo evolutivo dos primatas conhecidos como hominídeos. E desta forma, a espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva, (visão cientifica).

Quem sou eu, para Deus? Assim olha e ver o Deus dos deuses a todos seres humanos, com diz as sagradas escrituras. “O Criador nos vê como a menina de seus olhos, pois somos o centro de sua atenção”. (Salmos 17:8)

Quem sou eu? Obras das mãos de Deus – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. (Gênesis 1:27).

Quem sou eu?  Formado de maneira especial – “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem”. (Salmos 139:14)

Quem sou eu?  O amor de Deus revelado – “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados”. (1 João 4:10).

Quem sou eu?  Quando o Senhor me sonda. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos”. (Salmos 139:1-3)

Quem sou eu? Para que um rei se importe comigo! “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. (Jeremias 29:11)

Então, chegamos num ponto de encruzilhada. Ponto de decisão e de escolha, e diante dos fatos até aqui citados, você não é um inútil e sem rumo, como desejam que você se sinta, pelo contrário, você é especial e Deus tem um plano para você; você não é um erro de Deus, como alguém tem falado, você é um escolha do eterno; você não é um acidente da natureza, pois quando Deus viu você, Ele disse: corra meu campeão, tenho para te um proposito.

Mesmo que a jornada seja longa, jamais esqueça: “Deus ama você com um amor incondicional. Não há nada que você possa fazer para que Ele deixe de lhe amar.  Por esse motivo, Ele enviou o seu maior amor, como prova do seu amor por você. Enviou a Cristo.

Portanto, para as Sagradas Letras, a voz de Deus aos homens, você é: a obra primordial de Deus – E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou. (Gênesis 1:27); Especial – “Eu te louvarei, porque de um modo terrível, e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14); A revelação do amor – Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10). Então, se levante e caminhe em busca do alvo proposto por Deus para a sua vida.

CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO DR. HELDER HERONILDES – ACJUS

O Grupo de acadêmicos inspecionando as obras do auditório acadêmico Elder Heronildes da Silva, no dia 30.03.23 – 17h – PCAMMM.  Presenças:  Elder Heronildes da Silva, Taniama Vieira da Silva Barreto, Vanda Maria Jacinto, Antônio Marcos de Oliveira, Francisco Canindé Maia, Ricardo Alfredo de Souza e Edilson Gonzaga, além do mestre de obras Josivaldo Pereira da Silva, voluntários Cecília Anália Pereira Barreto, Roberto Carlos Pereira Barreto, Fernando Geraldo de Souza, João Jacinto Neto, bem como o pedreiro José Wilson Bento.

FATOS DA HISTÓRIA

Comemoração do 30 de setembro, Joaquim Felício de Moura, João Batista Cascudo Rodrigues e Antônio Rodrigues de Carvalho – 1959.

Identificados – Antônio Rodrigues de Carvalho, João Batista Cascudo Rodrigues e Elder Heronildes.

Livros – A história do cinema em Mossoró.

Um bom livro para quem gosta de saber e conhecer como tudo começou na cidade de Mossoró em relação a sete arte. Participação do Escritor Almir Nogueira.

CONVITE AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense.

CONVITE – Venha Pensar E Sentir Com A Gente!

O escritor Alberto Queiroz, está lançando o seu primeiro livro de poesia: Penso e sinto assim, pela Editora Queima Bucha! O que? Lançamento de livro – Penso e sinto assim; de quem? Do poeta, Alberto Queiroz; Onde? Rustcafé, vizinho a Praça do Relógio no centro de Mossoró. Quando? No dia 15 de abril de 2023, das 10:00 às 13 horas.

Escritor: Raimundo Alberto Costa Queiroz

PENSAMENTO – Aqueles que aprendeu a viver

“Ser sábio não ter os melhores bens que a terra pode dar, mas, é ter um coração bom, humilde e repleto de generosidade”.  (Teólogo Ricardo Alfredo)

 PROJETO DO ROTARY CLUB MOSSORÓ

Essas são as máquinas para o mini ateliê de costura do ALBEM já foram adquiridas. Em breve serão entregues ao Albem. Parabéns ao Rotary e ao Albem.

O PRESIDENTE DA ACJUS

ACJUS na praça da casa do Dr. ELDER HERONILDES DA SILVA – no aguardo do mesmo para nossa reunião no PCAMMM – hoje dia 30.03.23

ACERVO DO MUSEU DO SERTÃO

Existe um tipo de carpinteiro chamado tanoeiro, que fabrica recipientes para transportar ou armazenar água, cachaça, vinagre e vinho, como as pipas ou tonéis, as dornas de fermentação, as ancoretas, as roladeiras e as tinas para alimentar o gado.

RODADA DE CONVERSA – Acadêmicos da ACJUS

Acompanhados pelo mestre de obras Josivaldo Pereira da Silva, dos senhores Fernando Geraldo de Souza, José Wilson Bento, João Jacinto Neto, Cecília Anália Pereira Barreto, Roberto Carlos Pereira Barreto e Danilo Barreto, os acadêmicos Taniamá Vieira da Silva Barreto, Vanda Maria Jacinto, Antonio Marcos de Oliveira, Francisco Canindé Maia, Raimundo Antonio de Souza Lopes, Ricardo Alfredo de Souza, Wellington Barreto e Elder Heronildes da Silva, visitaram as obras do Auditório Acadêmico Elder Heronildes da Silva e, em seguida, reuniram-se na sala Maria Alice, para dar continuidade aos assuntos discutidos na semana anterior, dia 23/03/23, sobre o Rio Mossoró, o Clube ACEU, o Colégio Estadual Jerônimo Rosado, Escola Estadual 30 de Setembro e o CAIC do Carnaubal.

A conversação teve início dentro da informalidade, baseado nas histórias de vida de cada um em relação ao Rio Mossoró, que, segundo as palavras do Acadêmico Elder Heronildes, “o Rio Mossoró representa a semente que originou a nossa cidade. Urgente se faz voltarmos o nosso olhar para o rio, que sangra sob o falso tapete verde de aguapés”.

Na sequência, discutiu-se sobre o Clube ACEU. Novas lembranças vieram à tona, deixando clara a necessidade de se rever o seu destino enquanto é tempo…

Rapidamente, o assunto versou sobre a E.E. Jerônimo Rosado, o CAIC do Carnaubal e a E.E. 30 de setembro.

Em razão do tempo já escasso, resolveu-se agendar o próximo encontro para o dia 27 de abril, às 17h, no PCMMM, ficando certo os convites para a Reitora da UERN – Profa. Dra.  Cecilia Raquel Maia Leite e para a Deputada Estadual Isolda Dantas.

POSSE NA ABROL – Academia Brasileira Rotária de Letras

Serão empossados os escritores:  Antônio Clovis, Antônio Filemon Pimentos e Ricardo Alfredo neste mês de abril.

 

ROTARY CLUB MOSSORÓ – Inauguração da biblioteca Raimundo Fernandes júnior

Na sede do Rotary Club Mossoró, na quinta-feira foi inaugurada a biblioteca que leva o nome do médico cardiologista Raimundo Fernandes Júnior. Parabéns.

FESTA DA LIBERDADE 33

REUNIÃO DELIBERATIVA DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS – AMOL

Sob a liderança do nosso estimado presidente Dr. ELDER HERONILDES DA SILVA. A pauta principalmente do encontro versou sobre a convocação das eleições administrativas da referida instituição literária, que irá acontecer no próximo dia 27.04.23 – das 8h às 15h – tendo como palco as confortáveis instalações do Palácio Cultural Acadêmico MILTON MARQUES DE MEDEIROS, sede social e administrativa da ACJUS.  Compareceram à reunião, os seguintes acadêmicos: Elder Heronildes da Silva, Filemom Rodrigues Pimenta, Paulo Negreiros, Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho e José Wellington Barreto. Prestigiando estavam: Zélia Macedo Heronildes, Cecília Anália Pereira Barreto e Fernando Geraldo de Souza.

 PROGRAMA NA FM 105 – Um show de Rádio.

Com a presença do Presidente da ACJUS no programa Cultura e Cidadania em Debate na FM 105 foi rico em informações. O programa esse apresentado pelos confrades Ricardo Alfredo de Souza e Edilson Gonzaga de Souza Júnior.  Foi repercutido nas ondas da Santa Clara as notícias da nossa instituição e de outras instituições.  Já a noite, a partir das 19h na TV Câmara, canal 23.2 da TCM – O nosso Programa Memória Acadêmica Trajetórias.  Dois espaços importantíssimo para a divulgação dos nossos trabalhos e as coisas boas da nossa cidade e da região.

ACJUS aqui nos estúdios da FM 105 participando do Programa Cultural e Cidadania em Debate, com a produção e apresentação dos confrades Edilson Gonzaga de Souza Júnior e Ricardo Alfredo de Souza e a presença mais que importante do presidente José Wellington Barreto.

CONVIDADA NA RÁDIOEscritora

O programa Cultural e Cidadania em Debate da ACJUS na rádio vem sendo um sucesso de público e de participação. Na coordenação do programa está: Edilson Gonzaga e ricardo Alfredo. E dessa feita, tivemos a participação da Escritora da AFLAM Gigliany Paiva, deu um show de conhecimento. Parabéns.

HOMENAGEADO

O nosso querido amigo e radialista Ênio, vem dando show de como se faz programa de rádio, e de como atuar por trás dos microfones. Não é à toa que completou 42 de rádio no dia 01 de abril de 1981. Parabéns, amigo, que venha mais 50 anos atuando nos microfones e levando alegria através da boa música a todos.

CONVITE – AFLAM

TV CÂMERA – MEMÓRIA ACADÊMICA – TRAJETÓRIAS.

Apresentador Ricardo Alfredo

Ricardo Alfredo e o Escritor professor Almir Nogueira

Nosso entrevistado o Escritor professor Almir Nogueira

Foi uma bela entrevista, dadas ao programa Memória Acadêmica Trajetórias. O escritor e professor, Almir Nogueira, nos falou dos seus livros laçados, sobre sua trajetória como professor, assim como diretor da Biblioteca Municipal. Em seguida deu uma aula conhecimento sobre Mossoró, o Estado do RN. Foi um show de sabedoria e humanismo. Professor Almir Nogueira nos fez refletir em diversas áreas da vida. Foi show de conhecimento e de histórias emocionantes. É só assistir e se emocionar. Sábado as 19h na grade da TCM.

 

Pesquisador e Escritor: Ricardo Alfredo