Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Artigo da Semana - AS AFLIÇÕES DA VIDA – [email protected]

AS AFLIÇÕES DA VIDA

Em algum momento da vida, passaremos por momentos difíceis. É o que chamamos de dia mau.  E é neste momento, que devemos tomar a decisão certa, para escrevemos a nossa história de vitória. Afirma as Sagradas Letras: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. (Provérbios 24:10). Então, levante a cabeça, comece a andar pela fé, destruindo as armadilhas e os grilhões que armaram contra ti.

O apóstolo Paulo, o doutor da igreja, afirma em seus textos, que o sofrimento é a subida nos degraus da fé e da salvação, quando assegurou: “Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. (2 Coríntios 4:17,18). De forma incisiva, o apóstolo mostra que se não tomarmos uma posição espiritual serem engolidos pela depressão e pela crueldade do mundo.

A pergunta universal nos dias de sofrimento ou no dia mau, é a mesma que o servo Jó expressava em sua dor, ao indagar: “como pode o justo sofrer?” são poucos que sofreram e tiveram as perdas que teve Jó. Quando ele viu tudo que tinha, e que amava, escorrem pelas suas mãos, ele se manteve firme na fé, e na sua angústia afirmou:  “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,” (Jó 19:25,26). Mesmo com a morte de seus filhos, a perda dos seus bens materiais, o desamparado por sua esposa, e o julgamento injusto de seus amigos, Jó ficou firme na fé como quem vê o invisível. Então, no dia em que o mal chegar em sua vida, o dia mau, veja pelos olhos da fé, Cristo te guiando ao caminho da vitória.

Passamos por diversos problemas na vida, são tempestades que não podemos prever. Principalmente em nossa saúde, até porque somos seres biológicos e finitos. E como seres finitos, temos sobre nossos ombros a ordem divina do ciclo da vida. E é no envelhecimento do corpo que surgem as doenças, as crises existenciais e as dúvidas que são implantadas pelo sistema mundano.

O sistema mundano é perverso e por causa dele, passamos por momentos difíceis e cheios de angústias, acompanhados por diversos tipos de calamidades. Quando menos esperamos temos a calamidade das chuvas, das secas, das doenças, da falta de pão ao mais pobre do povo, da fome nos rincões, da falta de imparcialidade da justiça e das guerras sociais. Tudo isso é fruto do egoísmo e da ganância humana, manifestado pela agonia do sistema mundano.

Todos que possuem pela fé, a capacidade de discernimento, sabem que o sistema mundano é dominado pelo inimigo de Deus, e que em cada passo dado pelo servo do Rei Eterno, este será perseguido, humilhando e desprezado. E diante desta verdade, o apóstolo Paulo nos consola ao dizer: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. (Romanos 8:38,39)

Portanto, mesmo que a cruz seja pesada demais, e a caminhada seja longa e difícil, e o pensamento do coração seja desistir. Certamente, o Deus que já está no futuro, dará ao seu servo o escape. Não esqueçamos que o brado de Cristo Jesus sempre foi em fazer a vontade do pai, mesmo que seja no fim da estrada, a cruz. Então, confie nos planos de Deus.

 

Escritor: Ricardo Alfredo

Deixe um comentário