Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

UM ANO NOVO ABENÇOADO DIANTE DE DEUS - (Artigo da Semana) – [email protected]

UM ANO NOVO ABENÇOADO DIANTE DE DEUS

Final de ano é um momento de reflexão, de análise, um tempo em que buscarmos compreender todos os passos, certos e errados, que caminhamos durante o ano.

Os bancos das universidades nos dão conhecimento e inteligência, no entanto, a sabedoria vem de Deus, e sendo assim, eis alguns versículos que podem nos inspirar na caminhada da vida.

Todas essas passagens bíblicas, foram escritas em diversos momentos da vida de vários servos de Deus. E nestes momentos, alegres ou tristes, eles passaram por: alegria, dor, raiva, solidão, angústia e amor. Todavia, escolhemos algumas passagens bíblicas, que nos faz lembrar das coisas boas e os bons momentos que a vida tem.

Leia e reflita, e de tal modo, possamos oferecer bondade a si mesmo, e generosidade ao outros.

Conselho prático para vida – “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (II Coríntios 5: 16-21)

O Amor fraternal – “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro”. I Pedro 1: 22

Deus cria tudo novo – Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (Isaías 65: 16-17)

Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor – As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele. Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens. (Lamentações de Jeremias 3: 22-33)

Novidade de vida – De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6: 4)

Não esqueça, nenhuma condenação há para quem está em Cristo – Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Romanos 8: 1-6)

Neste ano receba da parte de Deus – “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.  E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deu”. (Ezequiel 36: 26-28)

Neste novo ano, revesti-vos – Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. (Colossenses 3: 3-14)

Alegria em Cristo – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso. (I Pedro 1: 3-8)

Enquanto o ano novo ainda não chegou, ainda é tempo de colocar a voz e a mente em adoração ao eterno criador. E assim, criaremos, no mundo espiritual, dias de prosperidade, porquanto, quando chegar os dias de adversidade, que surgem em tempos difíceis, já estaremos com a nosso coração e a nossa mente voltada para eternidade.

Estas passagens bíblicas, é um presente de Deus, para nossa jornada de aprendizagem, de fé e de confiança na esperança da vida eterna. Estas passagens, servem como conforto para adentramos o novo ano, cheio de confiança, pois bem sabemos que: “o Senhor reinará para sempre, teu Deus, ó Sião, por todas as gerações. Louve o Senhor!” (Salmo 148:10).

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário