Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

REFLEXÃO INTROSPECTIVA - (Artigo da Semana) – [email protected]

REFLEXÃO INTROSPECTIVA

Estamos a cada minuto mais próximo de um raiar, de mais um novo ano. É o adeus que se dar, ao ano antigo, e o bem-vindo que se deseja, ao ano novo.

Certamente, diversos corações e mentes estão planejando o novo ano, traçando novas metas, novos objetivos, visualizando novos caminhos, apagando dores, solidão, angústias e medo, e criando um espírito de esperança e de vitória. Estes são alguns efeitos da ideia de mais um novo ano, ou seja, de mais uma nova oportunidade para mudar o que deu errado e continuar melhorando naquilo que der certo.

Este foi um ano difícil, onde sentimos o sol da injustiça, queimar, mais rapidamente, nossa pele espiritual. Onde percebemos, que a prática angustiante do mal, vem espalhando como fogo num caminho de pólvora. Foi um ano de muitas escolhas, umas certas, e outras de péssimo valor. No entanto, foi um ano que sentimos a doce, consoladora e condutora presença do Cristo.

É, fica as lições do ano que já vai se esgotando como uma ampulheta, ao ser invertida. Assim, como fica o nosso olhar voltado para frente, em direção da luz, como fazem os girassóis.

Abre-se a porta para mais um novo ano. E com ele, o novo ano, surgem necessidades especiais e pessoais para continuarmos na estrada da vida que é longa. E assim, cumpriremos a nossa sina. Todavia, precisamos está bem conosco para podermos ajudar ao próximo.

Bom! No palco da vida, para estarmos de bem conosco e com a nossa alma repleta de paz, devemos ter alguns pontos equilibrados. Eis, alguns pontos, que podemos, por nossa escolha, deixa a vida mais equilibrada e bela.

1- Pense em você seja o ator principal. A sua história, está em suas mãos, é o livre arbítrio, é você que escolhe quais caminhos que deve caminhar e quais escolhas deve fazer. Então, novo ano é o momento certo, para escolher sua nova jornada. Faça de sua vida um momento de puro prazer, respire fundo, sinta o ar entrando nos seus pulmões, admire a natureza em sua plenitude, sorria, ame, cante, cuide de si mesmo, faça novos amigos, eleve uma oração a Deus. E assim, você seja a estrela que brilha e ilumina o outro com a luz da compaixão, da bondade, da generosidade. E no final, você vai descobrir que a pessoa mais feliz do mundo é. … Você.

2- Cuide de si mesmo mente sã, corpo sadio. Na correria que a vida determina, temos a obrigação de tirar um tempo, tempo do tempo, para cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Cuida de si mesmo é um autocuidado com o especial dom, a vida. Então, ao cuidar da mente e do corpo, fazendo coisas simples e prazerosa, como: viajar, correr, andar de bicicleta, ler um bom livro, conversar fiado, assistir um bom filme, uma boa peça, ouvir uma boa música, sentir o vento tocar o seu rosto, fazer exercícios, ir ao shopping, se reunir com amigos, meditar, e conversar com Deus.

3- Tenha equilíbrio de vida profissional e pessoal — herdarmos do nosso querido pai da humanidade, Adão, o desequilíbrio. Não é à toa, que buscarmos a cada instante, nos manter dentro de um equilíbrio entre corpo, alma e espírito.

O desequilíbrio é tão forte na humanidade, que nos escodemos por trás de algo, como: o trabalho, as relações, as festas, as ocupações, para não temos tempo para pensar. Claro que o trabalho e as ocupações dentro de um projeto equilibrando, faz bem a vida. No entanto, quando este trabalho e essas ocupações lhe tira o tempo de viver, é momento de parar e refletir.

Não gaste toda a sua energia só com o trabalho e as ocupações, deixe uma reserva para sua vida pessoal. É fundamental descansar, dormir, acordar e sentir os raios do sol tocar você. Arrume um tempo para ficar com quem ama você, e curta estes momentos, que são eternos. Aproveite,  a vida , e ela  vai sorrido de mãos dada com você por todo percurso. Aproveite seu tempo, ser bom todo o tempo, e desfrute o melhor da vida, com os familiares.  sinta a vida vibrar com você, ao rever bons amigos, comer bem, sentir que a vida é um presente. Pois, o passado, passou, o futuro, só Deus conhece e saber, e o presente é o agora, por isso é presente, Viva!

Portanto, não tenha medo de recomeçar! Dê o primeiro passo, olhando em direção a luz, e de costa para a escuridão, que insiste nos acompanha tão de perto. Olhe os desafios, de cabeça erguida, enfrente-os com determinação e coragem. E se algum dia você olhar para trás, vai descobrir que valeu apena lutar. Seja neste novo ano um vencedor!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário