Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

O DEUS QUE CUIDA DOS POBRES - Coluna da Semana – [email protected]

PENSAMENTO – Aprendizado

“Cada momento, é único na vida. Aproveite o dom de viver”. (Teólogo Ricardo Alfredo)

O DEUS QUE CUIDA DOS POBRES

Num mundo líquido, das relações superficiais, o ter é maior que o ser. E o dinheiro e o poder é tudo. Porém, a Bíblia ensina de outra forma ao afirmar: “Há quem se faça rico, não tendo coisa alguma; e quem se faça pobre, tendo grande riqueza”. O resgate da vida do homem são as suas riquezas; mas o pobre não tem meio de se resgatar.” Ainda que o mundo honre os ricos, não se surpreenda com o fato de que Deus honra os pobres. (Provérbios 13:7-8). Claramente, o espírito nos ensina que tudo é passageiro, e que, a maior dádiva é servir o seu semelhante.

Vejamos alguns conselhos bíblicos, no cuidado com os mais pobres do nosso povo.

O apóstolo Tiago, faz um alerta sobre os pobres, quando doutrinou “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tiago 2:5)

A diligência do amor ao próximo: “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.” (Gálatas 2:10)

O Deus que vigia cada atitude contra o pobre: “Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados.” (Amós 5:12)

Para Deus, estes são os homens mais felizes da terra: “Bem-aventurado é aquele que considera o pobre; o Senhor o livrará no dia do mal.” (Salmos 41:1)

Quando ajudamos o pobre, estamos honrando o Senhor: “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado.” (Provérbios 14:31)

A função da igreja que serve o Senhor: “Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em súplicas e orações; mas a que vive em prazeres, embora viva, está morta.” (1 Timóteo 5:5-6)

Todos que ajudam aos pobres são abençoados: “Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.” (Isaías 58:7-11)

Portanto, cada função que exercemos na terra, foi dada através da vontade de Deus, para que possamos servir ao seu irmão, e não para se gloriar nela. Então, o que você tem feito do que Deus lhe deu? Lembre-se de onde o Senhor te tirou! e o quanto lhe exaltou! Em tal caso, só resta uma única coisa a fazer: glorifique o Senhor e o seu nome, sendo bom para com quem sofre, para com quem está faminto de alimentos ou de justiça.  E jamais esqueça, que a glória mundana, passa como o vento.

PENSAMENTO – A vida

“A vida é maravilhosa se não se tem medo dela”. (Charles Chaplin Luzes da Ribalta-1952)

POSSE NA AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Foto oficial da AMOL no encerramento da posse.

Defesa da Escritora e Imortal da AMOL em sua posse.

Da esquerda para direita, temos: Josafá Inácio, Ricardo Alfredo, Antônio Clóvis, Wellington Barreto e o presidente da câmera dos vereadores  Lawrence Amorim.

ACJUS NA POSSE DA AMOL

   

ACJUS ontem participamos da bonita e organizada solenidade de posse da confreira Welma Maria Ferreira de Menezes na AMOL.  Tudo organizado com muito carinho, estilo e bom gosto.  O teatro ficou muito bonito pela decoração.  Dr. Elder Heronildes da Silva presidiu o ato formal tranquilamente e na forma do cerimonial preparado pelas confreiras Taniama Vieira da Silva Barreto, Vanda Maria Jacinto e a própria Dra. Welma Maria Ferreira de Menezes. Destaque para a filha da empossada que apresentou uma performance de balé clássico e para o grupo Incanto ACJUS.  Os discursos também foram a altura do gabarito de uma instituição literária, quando vemos que a acadêmica empossada seguiu a ordem cronológica da imortalidade, no caso, patrono, primeira ocupante e ela. Assim parabenizamos a AMOL através do seu presidente Dr. Elder Heronildes da Silva, bem a Dra. Acadêmica Welma Maria Ferreira de Menezes, seus familiares, amigos e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o êxito do maravilho evento. Sem desmerecer os demais presentes, registramos  a participação dos seguintes acadêmicos: Elder Heronildes da Silva (AMOL/ACJUS) Antônio Filemom Rodrigues Pimenta, Paulo Negreiros, Josafá Inácio da Costa (AMOL/ACJUS), Antônio Clóvis Vieira (AMOL/ACJUS) Vanda Maria Jacinto (AMOL/ ACJUS) Benedito Vasconcelos Mendes (AMOL/ACJUS) Mário Gérson (AMOL), Socorro Cavalcanti (AMOL), Misherlany Guaktier (AMOL), Ricardo Alfredo (AMOL/ACJUS), além de Susana Goretti (ACJUS e AFLAM), Lucio Ney de Souza (ACJUS), Paulo Fernandes (ACJUS ), Zélia Macedo Heronildes (ACJUS) Francisco Péricles de Amorim (ACJUS), Raimundo Antônio de Souza Lopes (ACJUS), Francisco Carlos Carvalho de Melo (ACJUS), presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim, Dr. Vamos Kelly, Margareth Freire (AFLAM), além de outros acadêmicos e autoridades. Vida nova e novas conquistas para Dra. Acadêmica Welma Maria Ferreira de Menezes, uma grande cearense, adotada pela terra da liberdade e da resistência, justamente pela grandeza de espírito, serenidade e competência.  Que a mesma continue assim, com saúde e disposição para a luta, que é árdua, porém gratificante.

DISCURSO DO PROF. BENEDITO VASCONCELOS MENDES NA AMOL PARA POSSE DA JUÍZA WELMA MENEZES

Discurso do Prof. Benedito Vasconcelos Mendes fazendo a apresentação protocolar na Sessão Solene de posse da Juíza Welma Maria Ferreira de Menezes na Academia Mossoroense de Letras-AMOL. Teatro Lauro Monte Filho, 20 de outubro de 2023.

LANÇAMENTO DO LIVRO HISTÓRIAS DA MINHA VIDA

PENSADORES ATUAIS

O grande mestre e imortal Wellington Barreto e o nosso vereador e imortal Francisco Carlos.

SOLENIDADE DE ELOGIO

ANIVERSÁRIOS NA ACJUS I – Academia de Ciências Jurídicas e sociais de Mossoró.

Hoje todos os vivas vão para o presidente da ACJUS, o imortal Wellington Barreto, presidente da ACJUS.

HISTÓRIA VIVA DE MOSSORÓ E DO RIO GRANDE DO NORTE

Celina Guimarães Viana, votando pela primeira vez, em Mossoró – 1928

Maria Lúcia, Telma Gurgel e Wellington Barreto, vereadores da Câmara Municipal de Mossoró – 1995

ANIVERSÁRIOS NA ACJUS II – Academia de Ciências Jurídicas e sociais de Mossoró.

Francisco Canindé Maia, é uma estrela no universo da ACJUS. parabéns, meu irmão.

Edilson Gonzaga de Souza Júnior, bom amigo, bom irmão e bom companheiro, grande maçom. Grande profissional do direito e aplaudido escritor e professor.  Gente, assim devemos sempre abraçar. Parabéns, meu querido amigo e confrade. Saúde, paz, êxitos e muitas felicidades. T.F.A!

AMARP – projeto NUACES

AMARP – “A Pintura é um Poema sem Palavras”.

AMOL EM FESTA

Foi uma bonita e organizada solenidade de posse da confreira Welma Maria Ferreira de Menezes na AMOL. Tudo organizado com muito carinho, estilo e bom gosto.

BAILARINA QUE DEU UM SHOW

Destaque para a filha da empossada que apresentou uma performance de balé clássico e para o grupo Incanto ACJUS.

PARQUE DAS PLANTAS ÚTEIS DA CAATINGA       

                       

Entre os Pavilhões Temáticos do Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes foi criado o Parque das Plantas Úteis da Caatinga, que é um museu vivo das 100 plantas mais importantes da região semiárida brasileira. Uma área de 10.000 metros quadrados, de formato retangular, foi dividida em 10 setores, sendo 5 para cada lado da área. Em cada setor foi colocado um grupo de plantas, como Plantas Frutíferas (cajueiro, umbuzeiro, pitombeira…); Plantas Alimentícias (mandioca, batata-doce, macaxeira…); Plantas Industriais (carnaubeira, oiticica, algodão mocó…); Plantas Forrageiras (jucazeiro, catanduva, juazeiro…); Plantas Tóxicas (tingui, salsa, mata-bode…); Plantas Madeireiras (imburana, craibeira, cumaru…); Plantas Produtoras de Madeira para Cercas (sabiá, jurema-preta, aroeira…); Plantas Medicinais (muçambê, canelinha, fedegoso…); Plantas para Cosméticos(juazeiro,  babosa, aroeira…); Plantas Aromáticas (copaíba, andiroba, alecrim…); plantas Ornamentais (coroa de frade, alamanda, mandacaru sem espinhos). Este tipo singular de Jardim Botânico do Semiárido é um mostruário das plantas importantes da região, que são amplamente usadas pelos sertanejos. Este parque foi planejado visando proporcionar o maior número de informações aos visitantes. Cada planta tem uma placa metálica com o nome vulgar e científico da espécie.

PROGRAMA NA RÁDIO FM 105

Foi uma ótima participação da escritora Grinalda. Que atua como psicopedagoga e como psicanálise.

TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.

No programa Memória Acadêmica trajetórias na TV Câmera de Mossoró no RN, a escritora, poetiza e juíza, deu um show de simplicidade, generosidade e profundo conhecimento. Parabéns.

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário