Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - A GRAÇA DE DEUS - com Ricardo Alfredo - [email protected]

PENSAMENTO – Dom

“Às vezes não temos o dom de enxergar a felicidade”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

A GRAÇA DE DEUS

Na visão teológica, a Graça é um favor que não foi merecido, ou seja, a graça, é dada a todos os que desejam recebê-la, mesmo não sendo merecedor. E que diante de Deus, tenha agido de forma culposa ou dolosa, como regula as leis eternas, que tem como dosimetria da pena, a morte. No entanto, há uma única solução, o amor que há no Cristo Jesus. Todavia, o amor do calvário, é a maior expressão da generosidade de Deus aos homens. E está generosidade, de forma cavaleira, vem sendo disponibilizada aos homens pelo próprio Deus. Anunciando  o seu tão grande amor, que nem mesmo poupou o seu próprio filho. O qual foi sacrificado e o seu sangue remidor,  o sangue de  Cristo, o qual foi, e é, o novo pacto de salvação eterna.

Um bom exemplo em relação à graça de Deus manifestada em Cristo, é quando somos convidados a ir numa festa e levamos um presente, ou seja, ao dar o presente, não esperamos que o outro que recebeu, tenha um presente para nos dar. Em relação à graça, que é um favor imerecido, ela é dada como ato de incondicional de amor, por isso, não depende da pessoa que recebe, mais está relacionada diretamente ao bom caráter de quem dar o presente.

Diante do universo e dos seres celestiais, o fruto do pecado é a aplicação da lei, ou seja, a lei universal, propõe que a alma que pecar essa morrerá. Como doutrina as Sagradas Letras: “… A alma que pecar, essa morrerá; …” (Ezequiel 18:20ª). Todavia, vindo a plenitude dos tempos, nasceu Jesus Cristo, a graça viva de Deus, como explica a carta aos Efésios: “deu-nos vida com Cristo quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus,”. (Efésios 2: 5 e 6)

De modo geral, não precisamos fazer nada, para ser salvo. Pois, só seremos libertos, do poder do pecado, e perdoados, quando deixarmos que o sangue de Cristo transbordar em nossas vidas. Visto que, Cristo já fez tudo, apenas precisamos aceitar o sacrifício, e ter fé. Até porque, ninguém por méritos próprios, pode apagar ou pagar, o preço do pecado, como libertação. Afirma as Sagradas Letras: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1:8-9). No entanto, Cristo, com seu sangue carmesim, nos libertou das correntes da transgressão, que leva a morte eterna. E assim, o cavaleiro Cristo é o único salvador dos homens e a alegria de Deus. Pois, Ele, se deseja, apenas poderia aplicar a lei universal da condenação como fruto da justiça eterna. No entanto, o seu amor incondicional, nos ofereceu uma saída cheia de dignidade a humanidade, sendo a sua graça. Basta aceitar, e dela participar.

O doutor Paulo, ensina: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:8-10). Todavia, a graça vai atuar ao longo da vida de quem recebeu e dela participa. E essa mesma graça, nos ensina a ter boas ações diante dos homens e não pecar, confiando na providência divina.

Quanto a providência de um sacerdote nos representando nos céus, afirma o apóstolo Paulo: Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois, não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. (Hebreus 4:14-16)

Portanto, meus irmãos, foi a graça de Deus em Cristo Jesus, que nos tirou do rol dos condenados à morte eterna, para a remissão dos pecados e para uma nova vida na terra, com a esperança vindoura de ir morar nos céus.

VISITA E CONSTRUÇÃO DA AUDITÓRIO DA ACJUS

ACJUS hoje o dia foi de sonho e realidade. Sonho com relação ao Memorial e auditório acadêmico Elder Heronildes da Silva.  A realidade foi a visita que fizemos ao nosso vice-presidente Antônio Clóvis Vieira. Conversa sempre construtiva com relação a nossa instituição. A vida é assim. Buscamos sempre a realização dos nossos sonhos, mas, nada é fácil. Temos que ousar e lutar.

ANIVERSÁRIO ACJUS

 

ACJUS VISITA

ACJUS visita o confrade Francisco Carlos. Bate papo importante sobre a nossa cidade, novo livro e novos projetos em parceria com a ACJUS.  O professor, acadêmico e vereador é sem dúvidas um quadro qualificado da nossa política e tem muitos serviços prestados à cidade como educador, gestor, acadêmico e parlamentar.  Breve anunciaremos o projeto do lançamento do livro do confrade, motivo de muita satisfação, porque esse é um dos nossos objetivos institucionais.

NOTA DE PESAR

 CONVITE ESPECIAL

16 ANOS DA AFLAM

AFLAM, sob a Presidência arregimentada por todas as demais integrantes da atual Diretoria: Taniamá Vieira da Silva Barreto, Margareth Freire de Souza, Maria José Araújo Melo de Sousa, Maria Goretti Medeiros Filgueira, Vanja Lúcia Freitas dos Reis, Martha Christina Eleotério Maia, Aldenôra Barbosa Rebouças, Maria de Fátima de Castro, Suzana Goretti Lima Leite, Francisca Lenilda da Silva e Symara Tâmara Fernandes Carlos, tem como Presidenta de Honra a embaixadora da cultura Maria do Socorro Cavalcanti, representa o que que de mais primoroso há em Mossoró, como espaço institucional legítimo da cultura local.

PERSONALIDADE DE MOSSOROENSE

Antônio Capistrano e Wellington Barreto

COMUNICADO – MUSEU DO SERTÃO

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 20 de julho a 20 de agosto do corrente ano (2023), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail [email protected]. Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II. Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fornecer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser entregue no Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:

1- DIA DA VISITA: 2 de setembro (sábado), do corrente ano.

2- HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.

3- ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.

4- LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7.

5.WHATSAPP: (84) 99972-2139.

6- E-MAIL: [email protected]

XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO 

             

O encontro XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO será na Manhã do dia 02 (dois) de setembro (sábado) de 2023.

 ATENÇÃO, SEJA UM DOADOR DO MUSEU DO SERTÃO

Quem desejar ser um doador de peças, para enriquecer o acervo do MUSEU DO SERTÃO é só entrar em contato com o Prof. BENEDITO VASCONCELOS MENDES (Whatsapp 9 9972-2139), que ele irá receber a(s) peça(s). Qualquer tipo de utensílios, máquinas, apetrechos de trabalho, implementos agrícolas ou objetos de uso doméstico, que tenha entrado em desuso são importantes para compor o acervo do referido Museu.

O Curador do Museu do Sertão e as futuras gerações agradecerão esta(s) oferta)s, que irão imortalizar o “Modus vivendo” do homem nordestino. Dê sua importante contribuição a este museu.

PARABÉNS.

BATE-PAPO

GRUPO CANDEIA DA PALAVRA.

PESQUISADOR E ESCRITOR: RICARDO ALFREDO

Ore comigo este salmo.

Ouve a minha oração, Senhor! Chegue a ti o meu grito de socorro! Não escondas de mim o teu rosto quando estou atribulado. Inclina para mim os teus ouvidos; quando eu clamar, responde-me depressa! Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas. Como a relva ressequida está o meu coração; esqueço até de comer! De tanto gemer estou reduzido a pele e osso. Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas. Não consigo dormir; pareço um pássaro solitário no telhado. Os meus inimigos zombam de mim o tempo todo; os que me insultam usam o meu nome para lançar maldições. Cinzas são a minha comida, e com lágrimas misturo o que bebo, por causa da tua indignação e da tua ira, pois me rejeitaste e me expulsaste para longe de ti. Meus dias são como sombras crescentes; sou como a relva que vai murchando. Tu, porém, Senhor, no trono reinarás para sempre; o teu nome será lembrado de geração em geração. Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião, pois é hora de lhe mostrares compaixão; o tempo certo é chegado. Pois as suas pedras são amadas pelos teus servos, as suas ruínas os enchem de compaixão. Então as nações temerão o nome do Senhor e todos os reis da terra a sua glória. Porque o Senhor reconstruirá Sião e se manifestará na glória que ele tem. Responderá à oração dos desamparados; as suas súplicas não desprezará. Escreva-se isto para as futuras gerações, e um povo que ainda será criado louvará o Senhor, proclamando: “Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra, para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”. Assim o nome do Senhor será anunciado em Sião e o seu louvor em Jerusalém, quando os povos e os reinos se reunirem para adorar o Senhor. No meio da minha vida ele me abateu com sua força; abreviou os meus dias. Então pedi: “Ó meu Deus, não me leves no meio dos meus dias. Os teus dias duram por todas as gerações!” No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas. Como roupas tu os trocarás e serão jogados fora. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim. Os filhos dos teus servos terão uma habitação; os seus descendentes serão estabelecidos na tua presença. (Salmo 102)

Deixe um comentário