Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - A FÉ – A BÍBLIA - com Ricardo Alfredo - [email protected]

PENSAMENTO – Adorar

“Mesmo diante de tantas tribulações e angústias, e quando parece não ter saída, só há um caminho, adorar, adorar, adorar ao Senhor”.  (Teólogo: Ricardo Alfredo)

A FÉ

A fé tem sido uma discussão quase eterna em todos o mundo acadêmico e teológico, e cada um deles tem um conceito especial sobre a fé que brota no coração humano. Entre os conceitos, encontramos uma diversidade de ideias e teses, que é preciso analisar com calma, inteligência, paciência, visão cientifica e principalmente com a visão voltada para eternidade.

O termo fé, vem do grego pistis, que é expresso por confiança ou firme convencimento. De tal modo, que a palavra fé pode ser alcançada como acreditar, confiar. A fé não precisa de provas materiais, visto que ela sempre surgiu sem nenhum motivo aparente, para visão leiga. No entanto, é fato que ela sempre está dentro de um contexto emocional, religioso, e pode ser utilizada como razão consciente, da observação da própria natureza e do universo. Vejamos cada um dos conceito acadêmicos sobre a fé.

Na visão da sociologia, o conceito de fé evidência visivelmente um fato sociológico; a fé religiosa, ou mesmo em outro modelos de fé que vem a Deus, é simplesmente uma consolidação das semelhanças sociais, até para discordâncias e oposição a determinada pessoa ou coletividade. É um dos construtores sociais mais remotos e funcionais. Sendo responsável pela coesão da sociedade.

Na visão da filosofia a fé é:  uma espécie de sentimento que leva a uma total confiança em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

Por outro, temos os textos bíblicos que ensinam e doutrina da fé. Dentre eles temos, livro de Hebreus, que lança luz de conhecimento e sabedoria sobre a fé.  Diz o livro: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou.

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.

Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. (Hebreus 11:1-40)

No aspecto científico, acadêmico, ainda há diversas dúvidas, quanto a fé. Visto que ela não pode ser comprovada dentro do modelo científico, no entanto, muitos estudiosos, vem pouco a pouco compreendo que a fé um mistério tão profundo que não chegamos a entender sua primeira película.

Portanto, há dois pólos a qual a fé pode estar imersa; a fé na visão acadêmica, a nível de pesquisa e comprovação cientifica, que tem sido uma busca constante para se demonstrar o seu funcionamento na matéria; e a religiosa, que pode ser emocional no nível de necessidades, ou mesmo racional que busca entender como a fé funciona no mundo físico. Estas proporcionam um núcleo comum, no entanto, há diversas diferenças em suas importâncias, em seus fins. Porém, suas naturezas são ainda distintas, nos conceitos, que envolvem a família, a política, a profissão; e o transcendente (Deus). Mesmo assim, como a fé é transcendente e pessoal, ela leva conduz a um sentimento, que pode tirar da alma humana, que a noção de que há uma eternidade.

ANIVERSÁRIO ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró

No sábado dia 15 de julho, o nosso querido professor Dr. Paulo Lopo Saraiva apagou amis velinha. Parabéns, grande mestre.

CONVITE ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró

 A CONSTRUÇÃO DO AUDITÓRIO ELDER HERONILDES

A construção do auditório Dr. Elder Heronildes da Silva, na sede da ACUJS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró, está quase pronto para sua inauguração este ano.

FIZERAM HISTÓRIA EM MOSSORÓ/RN

Elder Heronildes e Wilame Gurgel

GRANDES MESTRES MOSSOROENSE

Davi leite e Welington Barreto.

 DAS MAIS LINDAS CANÇÕES DA MPB – Jó

Essa é uma das lindas canções sobre a fé e a persistência do servo de Deus diante de tantas angústias, amarguras, dores e perdas. A interpretação mostra a presença do Espírito Santo falando com quem sofre e dizendo, em voz suave adore. Então venha comigo e cantemos adorando ao Senhor. (https://www.youtube.com/watch?v=X3tK1cpP7YU)

Jó – Midian Lima

Jó, como pode ainda adorar
Se não tem motivos pra cantar?
Abandona esse Deus e morre

Mas não O adoro pelo que Ele faz
Nem menos por bens materiais
Eu O adoro pelo que Ele é
Eu sou d’Ele, tudo é d’Ele

Jó, você não tem motivos
Perdeu os seus bens, seus filhos, seus amigos
O que você vai fazer?

Eu vou adorar, simplesmente adorar
Eu vou adorar

Deus me deu, Deus tomou
Bendito seja o nome do Senhor!
A Ele a glória, a Ele a honra e o louvor

Jó, como pode ainda adorar
Se não tem motivos pra cantar?
Abandona esse Deus e morre

Mas não O adoro pelo que Ele faz
Nem menos por bens materiais
Eu O adoro pelo que Ele é
Eu sou d’Ele, tudo é d’Ele

Jó, você não tem motivos
Perdeu os seus bens, seus filhos, seus amigos
O que você vai fazer?

Eu vou adorar, simplesmente adorar
Eu vou adorar

Deus me deu, Deus tomou
Bendito seja o nome do Senhor!
A Ele a glória, a Ele a honra e o louvor

A Ele a glória
A Ele a glória
A Ele a glória
A Ele a glória

A Ele a glória (oh, a Ele a glória)
A Ele a glória (Ele merece toda a glória)
A Ele a glória
Pra sempre, Amém
Amém!

Deus me deu, Deus tomou
Bendito seja o nome do Senhor!
A Ele a glória, a Ele a honra e o louvor
Deus me deu, Deus tomou
Bendito seja o nome do Senhor!
A Ele a glória, a Ele a honra e o louvor

A Ele seja dado o louvor

Te damos todo o louvor, Senhor!

 AMARP

Sobre a presidência de Francy, a Amarp vem dado um show de cultura em Mossoró. Parabéns a todos que fazem a Amarp.

 POSSE NO ROTARY CLUB MOSSORÓ

A posse da presidente do ROTARY CLUB MOSSORÓ, companheira Maria da Conceição Soares Fernandes, que substitui ao companheiro Geraldo Maia do Nascimento. Estavam participando do cotado evento, os confrades Antônio Clóvis Vieira (Rotariano – ACJUS e AMOL), Ricardo Alfredo de Souza (Rotariano – ACJUS e AMOL), Geraldo Maia do Nascimento (Rotariano – ACJUS e AMOL ) e as confreiras TANIAMA VIEIRA (ACJUS, AMOL, AFLAM e ALAM), Francinete Fernandes, Nilce Maia,  Saúde Vieira (empossada na noite como como companheira Rotariana) e Gigliany Generosa (companheira Rotariana). A noite cheia de glamour, muitas autoridades prestigiando o evento. O Ratory é uma instituição internacional e em Mossoró conta com mais 80 anos de bons serviços prestados à nossa cidade e região.  Nós da ACJUS agradecemos o momento e aplaudimos o trabalho da diretoria anterior e almejamos sucesso a diretoria que foi empossada na noite de hoje.

NOVA DIRETORIA DO ROTARY CLUB MOSSORÓ

A diretoria completa do Rotary Club de Mossoró, que atuará durante 2023 a 2024.

 ROTARY CLUB MOSSORÓ

A 1a reunião sobre a presidência de Conceição Fernandes. Excelente reunião, cheia de objetivos.

COMUNICADO – MUSEU DO SERTÃO

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 20 de julho a 20 de agosto do corrente ano (2023), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail [email protected]. Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II. Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fornecer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser entregue no Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:

1- DIA DA VISITA: 2 de setembro (sábado), do corrente ano.

2- HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.

3- ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.

4- LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7.

5.WHATSAPP: (84) 99972-2139.

6- E-MAIL: [email protected]

XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO 

O encontro XIX JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO será na Manhã do dia 02 (dois) de setembro (sábado) de 2023.

ATENÇÃO, SEJA UM DOADOR DO MUSEU DO SERTÃO

Quem desejar ser um doador de peças, para enriquecer o acervo do MUSEU DO SERTÃO é só entrar em contato com o Prof. BENEDITO VASCONCELOS MENDES (Whatsapp 9 9972-2139), que ele irá receber a(s) peça(s). Qualquer tipo de utensílios, máquinas, apetrechos de trabalho, implementos agrícolas ou objetos de uso doméstico, que tenha entrado em desuso são importantes para compor o acervo do referido Museu.

O Curador do Museu do Sertão e as futuras gerações agradecerão esta(s) oferta)s, que irão imortalizar o “Modus vivendo” do homem nordestino. Dê sua importante contribuição a este museu.

TV CÂMERA – MEMÓRIA ACADÊMICA – TRAJETÓRIAS

O Apresentador Ricardo Alfredo

Médico Paulo Negreiros

Ricardo Alfredo – apresentador e o médico Paulo Negreiros

A entrevista com o médico Paulo Negreiros, foi excelente, ele nos contou suas lembranças vividas na infância e na fase adulta, a faculdade medicina no Erado do Rio de Janeiro, comentou sobre seus filhos e sua esposa. Comentou em seguida sobre a sua infância e de sua fase educacional. Em seguida falou sobre a história de sua chegada na universidade. Mostrou sua atuação como médico e sua atuação como escritor e imortal da Academia Mossoroense de Letras – AMOL. Foi um programa profundamente emocionante, é só assistir e se emocionar. Sábado as 19h na grade da TCM.

PESQUISADOR E ESCRITOR: RICARDO ALFREDO

OREMOS

Este salmo é poderoso, cheio da presença de Deus. Sempre devemos ler e guardar sua mensagem de confiança e proteção nos dias maus. Por outro lado, este salmo tem grande atuação no amadurecimento espiritual e evolução como ser humano. Ao ler, fica perceptível que ele nos ensina a ser otimista diante das dificuldades da vida, e nos nutrir com bons sentimentos e pensamentos positivos, assim como, cheio de ações de graça diante de Deus. Então, seja qualquer a dificuldade que venha, acredite, Deus cuida de você e tem um plano para sua vida.

Ore comigo: Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. (Salmos 121: 1-8)

Lev

Deixe um comentário