Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Artigo da Semana – A PRESUNÇÃO HUMANA E O AGIR DE DEUS – [email protected]

A PRESUNÇÃO HUMANA E O AGIR DE DEUS

O orgulho é capaz de trazer todos os males a alma humana. E como fruto do orgulho, surge a presunção que tem como significado: pretensão, vaidade e empáfia. De modo conceitual, a presunção é uma opinião ou juízo de valor baseados na aparência, ou mesmo na teoria do achismo. O que pode ser classificado como uma compreensão errada dos nossos desejos e ambições honestas. E pior de tudo, é o esquecer da eternidade, que pode surgi num piscar dos olhos.

Por outro lado. A presunção também é um ato de se vangloriar e permitir que o ego domine a pessoa, a ponto dela não enxergar o outro como semelhante. E é exatamente deste egocentrismo que surge a prepotência, tão rejeitada pelo criador. diz as Sagradas Letras: “…O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo. Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará sem a devida punição. Por intermédio da misericórdia e da verdade se faz expiação do pecado; e pelo temor do SENHOR, o ser humano evita todo o maligno.…” (Provérbios 16:4-6)

A presunção é uma das características das pessoas más nos últimos dias, como doutrina o apóstolo Paulo, vejamos: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também”. (2 Timóteo 3:1–5)

A presunção está relacionada diretamente a quase todos os tipos de pecados, e é a raiz de amargura da alma, que leva a morte.  Contrário a presunção, o apóstolo Paulo nos ensina: “Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).  No entanto, o ser humana não tem condições de realizar essa mudança sozinho, visto que, está ainda na natureza pecaminosa, ele precisa da ajuda de Deus e da orientação do Espírito Santo. vejamos o que doutrina o apóstolo Paulo: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Coríntios 10:13)

Querer mudar a própria natureza humana sozinho, ou mesmo usando a razão humana, é impossível, pois, nenhum de nós podemos fazer isso naturalmente. Nossa natureza é pecaminosa, desde a queda de Adão. E é dessa natureza pecaminosa e egoísta, que nos levar ao egotismo de querer nos colocar em primeiro lugar em tudo, e esquece e despreza o seu semelhante. Entretanto, quando nos colocarmos sobre o domínio do Espírito Santo, o qual nos levar ao entendimento da grandeza de Deus, e a nossa infinita pequeneza, compreendemos que o nosso fim nesta jornada, sem Deus, pode ser de morte eterna. Aconselha o apóstolo Pedro: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido”. (1 Pedro 5:6). Já o apóstolo Tiago confirmar a doutrina de Pedro ao reafirmar: “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”. (Tiago 4:10). Na linguagem do apóstolo há um tempo em que Deus levanta o oprimido, e exalta o abatido. Para isso acontecer é necessário está completamente na dependência e nas mãos de Deus.

Quando estudamos as Sagradas Letras, a Bíblia, somos capaz de ouvir o conselho do Espírito Santo, que nos leva a compreensão de que nada pode impedir a vontade de Deus, que é soberana e eficaz.  O patriarca Jó, vivendo em dias difíceis e coberto de vergonha e dor, afirmou: “Agora eu compreendo que o Senhor pode fazer todas as coisas e que ninguém pode impedir o Senhor de realizar seus planos.” (Jó 42:2). No entanto, fica evidente, que o próprio Deus permitiu que homem fosse capaz de escolher tudo em sua vida, o que chamarmos de livre arbítrio. Porém, as escolhas erradas serão julgadas em seu devido tempo.

Já o profeta Isaías, teve uma extraordinária visão da parte de Deus, vejamos: “Muito antes de o mundo existir, desde a eternidade, Eu Sou. Ninguém pode livrar alguém da minha mão. Quando eu faço alguma coisa, quem é capaz de impedir? “(Isaías 43:13). O Eu Sou, através da palavra, comunica que ninguém e nada é capaz de evitar, ou mesmo impedir o seu agir. E que todos os seus planos serão concretizados, assim como a sua vontade será estabelecida. Ele mesmo afirma: “operando Eu quem impedirá? (Isaías 43:13)

Portanto, O Senhor, o Rei do universo, o todo poderoso, é imbatível. Pois quando Ele age… ninguém o impede, ninguém ousa atrapalhar o seu querer. Ele pode tudo mesmo, pois está assentado acima das estrelas e da morte. Por isso, nenhuma circunstância ou fato, pode detê-lo. Pois quando determina e planeja, tudo acontece como Ele quer. Então, não há motivos para duvidar, ou desanimar de suas promessas. Confie e siga em frente, pois o propósito de Deus e o plano que Ele tem para cada vida acontecerá. Basta crer!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário