Reflexões Teológicas

RICARDO ALFREDO

 

PENSAMENTO – As marcas.

“A tua voz me lembra quem sou. E me diz: “que sou amado, mesmo quando sozinho me sinto; A tua voz, me diz que sou forte, quando só há fraqueza em mim; A tua voz, me diz que seguro estou, mesmo me sentido frágil; A tua voz me diz que pertenço a ti, mesmo quando parece que não há saída”. (Ricardo Alfredo – Escritor)

CONVITE – Academia Mossoroense de Letras – Amol

A Academia Mossoroense de Letras – Amol tem honra de convidar vossa senhoria e família para a solenidade de posse da nova acadêmica Maria Conceição Maciel Filgueira, que ocupará a cadeira nº 06, que tem como Patrono o Romancista, médico Aurélio Waldemiro Pinheiro, anteriormente ocupada pelo acadêmico Américo de Oliveira Costa.

A saudação de recepção, em nome da Academia Mossoroense de Letras – Amol, será feita pelo acadêmico Pe. Manoel Guimarães Neto.

A solenidade será no dia 01 de junho de 2022, ás 19h 30min, no auditório América Rosado da Biblioteca Pública Municipal Ney Lopes, na praça da redenção Dorian Jorge Freire, 17, em Mossoró-RN.

PENSAMENTO – quem és…

“Torna-te aquilo que és”. (Friedrich Nietzsche)

A EDUCAÇÃO DO FAZ DE CONTA

Como educador, tenho observado, analisado e pesquisado os nossos modelos de ensino e aprendizagem, tanto nas escolas públicas, como nas escolas particulares. E sem entrar logo mérito da questão, é perceptível que nossos modelos de educação e aprendizagem são: desmotivador, em grande parte inúteis, ultrapassados e fora da realidade.

Nestes modelos atuais (invencionice dos dirigentes, e sem conhecimento de chão da escola, a educação vai caminhado a passos largos para total destruição), já que o aluno, ainda é visto como um depósito de informações, ou, apenas um decodificador das linguagens. Por outro lado, é observável, o total abandono do senso crítico na leitura e na vida, motivado pelo sistema, de faz de conta, onde o aluno apenas decorar os conteúdos educacionais.

E este formato de ensino aprendizagem, vem suscitando profissionais sem competência de interpretação das linguagens e sem condição de análise-crítica dos fatos requeridos pela vida em sociedade.  E hoje, estamos colhendo os frutos de décadas de abandono da educação e de utilização política eleitoral. O qual sempre foi e sempre vai ser um desserviço à sociedade.

Por outro lado, temos professores mal remunerados, sem condição de trabalho, e enfrentado a velha política da hipocrisia, que apenas usam a metodologia da maquiagem nas instituições de ensino, gerando a falsa impressão que vai tudo bem, com o modelo educacional. E pior, quando algum educador lança seu ponto de vista, em relação ao modelo educacional, logo, se levantam os escudeiros de plantão, cargos comissionados, e quase sempre sem preparo nenhum na área para discutir, passam a atual como perseguidores de funcionário de carreira, ou seja, educadores concursados, criando momentos de constrangimento público.

E estes velhos métodos, o do coronelismo, são impostos por quase todos os gestores (governadores, prefeitos e secretários de educação), sem nenhum compromisso real com o processo de ensino e aprendizagem. E estes, sempre, tiveram sua visão voltada apenas para os ganhos políticos e a notoriedade de nicho eleitoral.

Em relação as escolas, quase todas estão sucateadas (Estado e Município), em grande parte, precisado de reformas e atualizações de materiais didáticos, de laboratórios, de quadros e etc… E de uma forma mais ampla, o verdadeiro retrato da ruina do sistema educacional da escola pública, são tão estão visíveis, que a estrutura está em pedaços.

E de tal modo, que podemos citar diversos pontos que são apenas maquiados, ou, transcritos apenas em papeis, como verdadeiras obras prontas, (quando não são inauguradas três ou quatro vezes, num movimento para grego vê).

Vejamos estes prontos maquiados e abandonados pelo poder público: quando tem climatizadores, quase sempre se encontram quebrados e sem manutenção; faltam estantes para os livros e livros desatualizados; na infraestrutura, os banheiros não tem adaptado, as paredes estão em pedaços ou com reboco caindo; Falta de acabamento da última reforma;  Banheiros em péssimas condições; piso solto; Forro caindo e infestado de cupim; quando há chuvas, a área coberta enche de água, inviabilizando a permanência dos alunos no recreio e durante a aula de educação física, devido à falta de boa cobertura; precárias condições da rede elétrica; Bebedouro em situação precária; Calhas de chuva em péssimas condições; sala de informática sem computadores e quando tem, são atrasados ou não funciona; Biblioteca funciona numa sala pequena, faltando espaço para estantes de livros, e com espaço totalmente abafado e úmido; falta porteiros, janelas, portas e pinturas.

No processo educacional, temos diversos pontos sensíveis, e que é necessária uma ampla discussão, deste podemos citar a internet e o celular, que são ferramentas poderosas e podem, e devem serem usadas na educação. Visto que, a internet é uma ferramenta poderosa de pesquisa e análise e compreensão do mundo.

Dentre os males promovidos pela política eleitoreira (nomeação de cargos comissionados despreparados para gestores administradores), ainda temos que suportar a intervenção no mundo da educação, com teorias tolas e absurdas, que apenas provocam o repudio dos educadores, os verdadeiros heróis, na luta contra a falência da educação.

Claro como um dia sem sol, a nomeação de gerentes educacionais (administrativo) é um fracasso total, um fiasco para educação. Visto que, os prefeitos e os governadores, e em muitos casos o próprio Governo Federal, tentam emplacar seus correligionários nas funções, tendo em vista as campanhas eleitorais ou o pagamento de favores políticos. E no final, a conta vem para sociedade, para os alunos e para o desenvolvimento do país, em virtude da utilização meramente política da educação.

É fato, muitos dos gestores educacionais, são apenas companheiros de partidos ou apadrinhados por sindicatos, onde a família mama, ou por deputados e vereadores, que visam apenas a parte eleitoreira. Estes cargos nomeados, normalmente, são incapazes, intolerantes, agressivos, usam uma linguagem rasteia e promovem apenas a discórdia no meio educacional. E mais tarde quando resultado não chega, encontram o culpa, enrijecem seu dedo, aprontando os educadores como sendo o fraco da educação.

Portanto, mesmo que estejamos em mudança entre eras, e a inquietação com o processo educacional esteja acorrentada ao passado, deixando-a sem rumo e sem porto de chegada. É necessário, de forma urgente, erguer uma educação que tenha como objetivo a criação de oportunidades para crescimento verdadeiro do aluno e da nação. E assim, o único caminho viável para essa mudança começa com a atuação dos políticos e a conscientização da população nestas escolhas.

POEMA – Cântico Negro

Cântico Negro é um poema de José Régio, pseudônimo de José Maria dos Reis Pereira. Foi publicado em 1926 no seu primeiro livro, chamado Poemas de Deus e do Diabo.

Vem por aqui” — dizem-me alguns com os olhos doces \ Estendendo-me os braços, e seguros \ De que seria bom que eu os ouvisse \ Quando me dizem: “vem por aqui!”

Eu olho-os com olhos lassos, \ (Há, nos olhos meus, ironias e cansaços) \ E cruzo os braços,

E nunca vou por ali… \ A minha glória é esta: \ Criar desumanidades! \ Não acompanhar ninguém. \ — Que eu vivo com o mesmo sem-vontade \ Com que rasguei o ventre à minha mãe \ Não, não vou por aí! Só vou por onde \ Me levam meus próprios passos… \ Se ao que busco saber nenhum de vós responde \ Por que me repetis: “vem por aqui!”? \ Prefiro escorregar nos becos lamacentos, \ Redemoinhar aos ventos, \ Como farrapos, arrastar os pés sangrentos, \ A ir por aí… \ Se vim ao mundo, foi \ Só para desflorar florestas virgens, \ E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada! \ O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós \ Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem \ Para eu derrubar os meus obstáculos? … \ Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós, \ E vós amais o que é fácil! \ Eu amo o Longe e a Miragem, \ Amo os abismos, as torrentes, os desertos…

Ide! Tendes estradas, \ Tendes jardins, tendes canteiros, \ Tendes pátria, tendes tetos,

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios… \ Eu tenho a minha Loucura! \ Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura, \ E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios…

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém! \ Todos tiveram pai, todos tiveram mãe; \ Mas eu, que nunca princípio nem acabo, \ Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções, \ Ninguém me peça definições! \ Ninguém me diga: “vem por aqui”! \ A minha vida é um vendaval que se soltou,

DATAS IMPORTANTE DE JUNHO 2022

Dia dos namorados, 12 de junho – O Dia dos namorados, em 12 de junho, comemora a união dos casais. A data foi criada no final da década de 40 por um publicitário que tinha como missão melhorar as vendas no mês de junho.

Apesar do caráter comercial, a data deve ser celebrada com um momento especial, em que as pessoas agradecem o companheirismo e o afeto do seu par.

Início do inverno, 21 de junho – Em 2022, o início do inverno, ou Solstício de inverno, tem lugar no dia 21 de junho. A estação mais fria do ano, e que traz noites mais longas, termina no dia 22 de setembro.

As datas em que ocorrem as mudanças das estações propiciam atividades diversas, de acordo com as idades. Desde cedo, no entanto, é importante que sejam uma oportunidade para a introdução de conceitos astronômicos.

Dia de São João, 24 de junho – O Dia de São João, em 24 de junho, comemora o santo festeiro das festas juninas, inicialmente conhecidas como “festas joaninas”.

As festas juninas são bastante comemoradas no nosso país. Várias tradições fazem parte das festas realizadas em todo o Brasil, desde culinária, danças e brincadeiras.

PENSAMENTO – Aprendizado

“Aprendiz a suportar tudo, buscando equilíbrio na fé. ” (Teólogo)

DAS MAIS BELAS CANÇÕES DA MPB – À Distância – Roberto Carlos

Em 1972, o rei da MPB, Roberto Carlos, lança uma linda poesia em forma de música, que logo estourou nas rádios e TV’s. E essa mesma música (a distância) vem ultrapassando todas as gerações e tocando todos os corações apaixonados.  A poesia, fala de um coração triste por ser abandonado e mostra que o coração não esquece, na frase: “Quantas vezes eu pensei voltar. E dizer que o meu amor nada mudou. Mas o meu silêncio foi maior. E na distância morro todo dia sem você saber”. Então, vamos ouvir e cantar juntos, na voz do Rei Roberto Carlos, uma das belas canções da MBP, a Distância. (https://www.youtube.com/watch?v=HKQpGreFbQE)

Nunca mais você ouviu falar de mim \ Mas eu continuei a ter você \ Em toda esta saudade que ficou \ Tanto tempo já passou e eu não te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar \ E dizer que o meu amor nada mudou \ Mas o meu silêncio foi maior \ E na distância morro todo dia sem você saber

O que restou do nosso amor ficou \ No tempo esquecido por você \ Vivendo do que fomos ainda estou \ Tanta coisa já mudou, só eu não te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar \ E dizer que o meu amor nada mudou \Mas o meu silêncio foi maior \ E na distância morro todo dia sem você saber

Eu só queria lhe dizer que eu \ Tentei deixar de amar, não consegui \ Se alguma vez você pensar em mim \ Não se esqueça de lembrar que eu nunca te esqueci

Quantas vezes eu pensei voltar \ E dizer que o meu amor nada mudou \ Mas o meu silêncio foi maior \ E na distância morro todo dia sem você saber

Quantas vezes eu pensei voltar \ E dizer que o meu amor nada mudou \ Mas o meu silêncio foi maior \ E na distância morro todo dia sem você saber

EVIDÊNCIAS – A volta de Cristo

O Evangelho segundo Mateus, falando sobre a volta de Cristo, diz: O dia e a hora não sabemos (Mateus 24: 36), mas o período em que deve ocorre o arrebatamento da igreja e à 2ª Vinda de Jesus não nos espantará, assim como o apóstolo Paulo escreveu dizendo: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda” (I Tessalonicenses 5: 4). Existe uma abissal diferença dentre o saber o dia e a hora (dado este que ninguém sabe a não ser Deus), e os princípios que levam ao arrebatamento, estão revelados nas Santas Escrituras, A Bíblia, e de forma alguma, podemos dizer que não sabemos. Há nas Sagradas Letras, A bíblia, uma lógica de eventos, sempre anunciadas por Deus. Vejamos alguns destes eventos: em conversa com o seu Servo Abraão, Deus avisou que seu povo seria escravo 800 anos antes

(Genesis 15:13) e que serão libertados depois de 400 anos de escravidão e de aflição; ao profeta Jeremias, Deus anunciou, (Jeremias 29:10), cem (100) anos antes, que o povo de Judá e Israel seria libertado da Babilônia após 70 anos de cativeiro; Já ao profeta Daniel, Deus Anunciou a 1ª vinda de Jesus, o Messias e Redentor de Israel, 500 anos antes do nascimento de Cristo.

O próprio Cristo e os seus profetas, deixa visível as características da 2ª vinda que, em resumo, é o maior evento da história humana. O qual sempre foi esperando pelo povo de Deus (Igreja e Israel). O arrebatamento da igreja, é algo real, e está em pleno caminho e em breve a igreja vai se encontrar com seu Senhor nas nuvens.

Ao abordar o tema da 2ª vinda do Senhor, o apóstolo Pedro em sua 2ª carta no capítulo 3, em especial no versículo 8, nos revelou algo que não devemos ignorar quando o assunto é a 2ª vinda. “Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia”. (II Pedro 3:8)

O apóstolo Pedro escreve que esse dia virá como um ladrão. Isso significa que o mundo ímpio não estará esperando por ele. Então “os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, juntamente com tudo que nela há, será desnudada” (2 Pedro 3:10-13).

O apóstolo João também adverte sobre a segunda vinda de Cristo, e diz que ela será impactante e que todo olho o verá quando Ele estiver vindo com as nuvens (Apocalipse 1:6). Na verdade, o próprio Jesus disse aos discípulos: “verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória” (Marcos 13:26).

Não obstante, tenham diversas explicações sobre a segunda vinda de Cristo, todos os cristãos acordam que esse grande dia chegará.

Portanto, prepare-se para se encontrar com seu Senhor, pois logo Ele virá: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará. ” (Hebreus 10:37).

ACJUS NA FM 105 – SANTA CLARA

Todos os sábados a partir das 10h 15min, o programa cultura cidadania em debate da ACJUS, vem ao ar para trazer a boa música, o bom debate, e diversos informes sobre livros, academias de letras, com as vozes marcantes de Edilson Gonzaga e Ricardo Alfredo. E agora também no youtube ao vivo.

EVENTOS DE 2022 – AMOL (Academia Mossoroense de Letras)

Junho 08 – 15h –  Reunião Ordinária, tendo como pauta a Homenagem Póstuma ao ocupante da cadeira 04 Milton Marques de Medeiros e a Solenidade Magna dos 34 anos da AMOL; Julho 09 – 19h – Sessão Magna de Homenagem póstuma ao ocupante da cadeira 04 Milton Marques de Medeiros; Agosto10 -19h – POSSE de Misherlany Gouthier, como 2º ocupante da cadeira 16, que tem como Patrono Cosme Corsino Lemos e 1º ocupante, Paulo de Medeiros Gastão. O Empossando será apresentada por Paulo Eduardo Fernandes de Negreiros; Setembro 14 -15h –  Grupo de Trabalho sobre os 34 anos da AMOL e a Revista AMOL EM FOCO No 04; Setembro 25 – 19h – Solenidade Comemorativa AOS 34 ANOS da AMOL, com Lançamento da Revista AMOL EM FOCO No 04 e premiação do 4º Concurso João Batista Cascudo Rodrigues; Outubro0515h Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos; Novembro 09 – 15h – Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos; Dezembro 07 – 15h – EVENTO / REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO

SALMO PARA REFLEXÃO – Renovando a fé

Salmo 121, quando analisado de forma teológica, mostra que o rei Davi, tinha em sua vida a base de confiança e de segurança em Deus. Este salmo, é uma lição bíblica, para os cristãos, em todos os tempos. Visto que, pois, Davi, com a morte do seu último amigo, se sentia sozinho, e se voltou ao Senhor como única ajuda que lhe restou. De tal modo, que este Salmo é usado por cristãos para a renovação da fé e também para pedir amparo, especialmente quando estamos andando em uma jornada difícil.

O Salmo 121

  1. Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
  2. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
  3. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
  4. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
  5. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
  6. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
  7. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
  8. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Lições do Salmo 121

A renovação da nossa fé importante, pois Deus é todo o poder, aquele que fez o céu e a terra. Logo, Ele pode fazer tudo. Não há nenhuma dificuldade em que Ele não nos ajudará a superar e nenhum momento de tristeza em que ele não irá nos apoiar.

Deus está presente em todos os lugares para nos defender. Ele é nosso Guardião e seu poder gracioso irá iluminar cada passo que tomamos. Não podemos pensar em qualquer lugar, por mais remoto que seja, onde ele não estará com a sua defesa

Para lhe proteger, o Senhor irá lhe guardar de todo mal e garantir a segurança da sua alma. Se a alma for mantida, tudo é mantido. O que nós somos sem a fé? Essa é a palavra principal do Salmo 121.

Nós nos sentimos assim em nossas vidas em diferentes ocasiões. Podemos nos sentir afastados de Deus por causa de algum lapso moral e ético. Nesses casos, é importante lembrar que Deus ouve nossas orações e aceita nosso sincero arrependimento. E assim, rezar o Salmo 121 para se aproximar novamente de Deus.

Podemos ainda nos sentir emocionalmente instáveis, mas nossas emoções não determinam até que ponto Deus nos ama e quer nos ajudar a ser curados e restaurados. “Deus é maior do que nossos corações, e ele sabe de tudo”, assegura o apóstolo João.

A importância de usar o Salmo 121

Se estamos em um momento de confusão espiritual ou desânimo, ou até em momentos em que as coisas estão indo bem para você, o Salmo 121 pode dar a confiança para encarar alguma jornada, porque seus versículos nos dão várias afirmações sobre o cuidado incessante de Deus.

Além de orar o Salmo 121, reze outros Salmos para compreender melhor a palavra do Senhor. Lembre-se que Deus nos ama e sempre atende nossas preces. Ao confiar e reconhecer Deus, afirmamos nossa fé geral.

PENSAMENTO – pensar

“Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer”. (Escritor: Carlos Drummond de Andrade)

 

Deixe um comentário