Reflexões Teológicas

RICARDO ALFREDO

PENSAMENTO – clareza e reconhecimento
“ Em minha vida… tudo foi Deus”. (Escritor e Teólogo Ricardo Alfredo)

RESPOSTA AO UM AMIGO OU AMIGA/LEITOR

Caro amigo ou amiga/leitores, primeiro quero agradecer a forma generosa como se refere a minha pessoa, e as palavras sinceras e honradas sobre minha formação, e a forma como você faz referência aos meus Escritos e informações em jornais, revistas e rádio, assim como descreve bem o meu curriculum. E ao ler todo o seu texto, quase no final, há uma pergunta que não poderia deixar de explicar a todos, visto que foi uma pergunta pública. Eis a sua pergunta, “Como um homem de raro conhecimento, e de preparo intelectual indiscutível, ainda continua acreditado na existência de um Deus”? Meu amigo ou amiga/leitores, sua pergunta me fez refletir por dias e semanas, e hoje acredito que posso lhe dar uma resposta que venha do meu coração. Amigo ou amiga/leitores, venho em toda a minha vida, observado tudo, estudando muito, pesquisando nas áreas das ciências, onde tenho formação em diversas áreas, assim como na área de humanas, onde tenho graduação. Bem é verdade, que atingi um alto grau na minha formação, e dele tenho orgulho pessoal. Todavia, quando parei e observei a minha trajetória nesta vida, cheguei a seguinte conclusão: foi Deus em todo meu percurso. Visto que, na caminhada, desta estrada longa e cumprida, tive minha parcela de culpas e de fracassos, assim como pequenos momentos de alegria. E assim, tenho as vezes caindo e ralado a alma; as vezes apenas andando de joelho; as vezes com a visão embaçada pelas lágrimas que correm; as vezes arrastando-me na caminhada; as vezes parando na estrada sem forças e sem vigor; as vezes sofrendo as dores da vida; as vezes gemendo. No entanto, vejo que em tudo foi Deus que me acalantou, e quando não podia mais caminhar, sobre o manto da sua misericórdia, senti seu doce braço conduzindo-me na estrada da vida. Então, como posso eu, simples servo, negar que tudo que sou, tudo que tenho e tudo que serei, é obra do amor de Deus. Quando penso em Deus longe da minha vida, notei que ficaria deitado sem forças no caminho ou quem sabe, morto nesta jornada. Visto que já enfrentei todos os tipos de tempestades, de perseguição, de humilhação e de rejeição. Assim como, já recebi todos os tipos de aplausos, os quais tampei meus ouvidos para não ouvirem, e não deixei cair no meu coração em forma de orgulho. E estes aplausos, os deixei aos pés da cruz do meu Mestre, Cristo Jesus, o qual é digno de reconhecimento, louvor e ações de graças. A Ele, Cristo, devo tudo, inclusive minha vida. Então, como poderia eu segui neste sonho chamado vida, sem sua presença? Por isso, minha amigas e amigos/leitores, não poderia deixa que outra verdade surgisse a não ser esta: Na minha vida, tudo foi Deus.

REFLEXÃO DO DIA:
Há no ser humano o desejo e a esperança de que tudo vai melhorar, mesmo que seja em dias escuros e noite longas. Imediatamente, entendemos que todo começo, mesmo que seja de um ano novo, cria diversas expectativas de transformação e realizações. E desse desejo, surgem as mais diversas superstições como: dar sete pulinhos nas ondas do mar, comer uvas e os doze primeiros caroços guardar na carteira, vestir cores como branco para ter paz, amarelo para atrair riqueza, jogar pequenos bancos brancos ao mar, não comer animais que cisque, uma pergunta surge em minha cabeça, será que realmente essas superstições funcionam? Caro amigo/amiga leitora não imagine que ou um homem cético, com formação nas ciências, pelo contrário, compreendo que pouco sabemos sobre os mistérios das vidas. Todavia, a razão, nos levar a crer no fazer a sorte. E é neste fazer que devemos caminhar confiantemente. Primeiro no criador e juiz dos mundos, Deus, pois dele prover tudo, até mesmo o bem e o mal. Segundo confiar e persistir no alvo planejado, terceiro fazer de sua história, a mais bela já contada e cantada em versos e prosas. E certamente, o eterno Deus ao olhar sua vida, deixa rolar uma lágrima de alegria.

ACJUS – (Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró) – CONVITE – REUNIÃO DELIBERATIVA
Tendo em vista a proximidade do início do ano acadêmico de 2022, a diretoria da nossa instituição vem CONVIDAR o corpo acadêmico para participar de uma reunião no próximo dia 10/01/22 – (segunda – feira) a partir da 15h – na Biblioteca Acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas, PCAMMM, sede da ACJUS, Rua Cleodom Almeida, 100, Abolição II, Mossoró, RN, cuja pauta constará dentre outros importantes assuntos, os seguintes: Apresentação de minuta de programação – 2022, recebimento de sugestões, apresentação de relatórios financeiros dos anos anteriores até 2021; previsão de receitas e despesas para o ano acadêmico de 2022; debate e programação de eleição da diretoria, infraestrutura e funcionamento do PACMMM, novos projetos, além de outros mais que serão sugeridos para inclusão na pauta.

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS (https://www.letras.mus.br/feliciano-amaral/ninguem-tem-amor-igual/) – NINGUÉM TEM AMOR IGUAL
Oh quisera bem poder falar de Cristo
De um amigo verdadeiro justo e bom
E dizer do que Ele fez por minha vida
E que todo mundo ouvisse no alto som
Ninguém tem amor igual a Cristo
Oh nem mesmo afeto maternal
Nada pode ao Seu amor ser comparado
Ninguém tem amor igual
Minha vida estava cheia de perigo
Quando Cristo me encontrou pra me salvar
Os Seus braços me cercaram com desvelo
Consertou-me os passos fez-me caminhar
Cada instante está comigo e me segura
Mais e mais no Seu amor no Seu poder
‘Té que um dia nessa terra santa e pura
Seu semblante mui querido eu posso ver

ANIVERSARIANTE/ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró
Dia 06/01/2022 – Doutor Francisco Glauber Pessoa Alves. Muita saúde e paz para você e toda sua família.

AMOL – Academia Mossoroense de Letras
Nosso querido presidente da Academia Mossoroense de Letras (Amol), o intelectual Dr. Helder Heronildes, comunica a todos, que em breve será lançando a agenda Amol para 2022. Com posses, palestras e seminários.

BASE DE UMA VIDA
Ensina as Sagradas Letras: “Quem é que fez você superior aos outros? Por acaso não foi Deus quem lhe deu tudo o que você tem? Então por que é que você fica todo orgulhoso como se o que você tem não fosse dado por Deus? ” (1Coríntios 4:7)

ABORTO É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NO MUNDO
Abortos ocasionaram quase (12) doze vezes mais mortes do que a covid-19 em 2021. Os abortos têm sido a principal causa de morte em todo o mundo pelo terceiro ano consecutivo, com mais de três vezes mais pessoas perdendo suas vidas para o aborto do que a segunda principal causa de morte.
Um banco de dados que acompanha as estatísticas sobre saúde, a população global e outras métricas em tempo real, chamado Worldometer, determina o número de abortos realizados em todo o mundo com base em dados obtidos pela Organização Mundial da Saúde.
De acordo com Worldometer, como apareceu na véspera de Ano Novo, capturado pela ferramenta de arquivo da internet The Wayback Machine, revelou que aproximadamente 42,6 milhões de abortos foram realizados em todo o mundo em 2021.
Em 2019, o Worldometer constatou que ocorreram 42,4 milhões de abortos. Até a tarde de terça-feira, apenas quatro dias em 2022, mais de 400.000 abortos haviam sido realizados em todo o mundo. (Fonte: gospel prime)

A BÍBLIA E A CARIDADE – novo ano, seja generoso e bom.
Ser generoso com o outro, sem esperar aplausos e reconhecimento, é uma maneira de evidenciar o amor pelo próximo e exercer em sua plenitude, o que o Cristo nos ensinou “Amar ao próximo, como a nós mesmos”.
É comum encontramos com diversas pessoas necessitadas, não somente de dinheiro, mais de uma palavra, um gesto de humanidade e de um abraço. No mundo há uma grande quantidade de pessoas que passam fome, frio, não têm um teto ou, ainda, estão perdidos na estrada da vida. Não é justo, nem correto imaginamos porque nossos irmãos estão nesta situação. No entanto, é nossa obrigação fazer o razoável para fornecer dignidade e aproximá-los do anuncia o evangelho.
Estas são algumas passagens que tratam da caridade, e que podem ser vistas na Bíblia Online:
Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Esse trecho é explícito ao mostrar que não basta ser temente a Ele, se o cristão não ajudar quem precisa; (1 João 1:17-18)
Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. Embora a recompensa (deste plano) não seja o objetivo da caridade, quem se dispõe a se doar pelo outro é recompensado por Deus; (Salmos 41:1)
O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá. Mais claro, impossível. De nada adianta “guardar” o que possui, mesmo vendo quem precisa. As maiores bênçãos recaem a quem divide, assim como Jesus fez. (Provérbios 11:25) (Fonte: gospel prime)

REFORÇANDO A FÉ NO INÍCIO DO ANO
Deus tem preparado um caminho plano e de paz e o nosso dever é segui-lo, como revela a sua instrução: “Aplaina o teu caminho diante de mim.” (Sl 5:8). Basta seguir seus conselhos que estão expostas nas Sagradas Letras. Eis que alguns conselhos:
A aliança – “Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem”. (Deuteronômio 29:9)
Consagra ao Senhor – “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”. (Provérbios 16:3)
Reconhecimento – ”Até aqui o Senhor nos ajudou”. (1 Samuel 7:12)
Certeza da fé – “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. (Romanos 8:28)
O cuidado de Deus – “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? Ou que vamos beber? Ou que vamos vestir? Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”. (Mateus 6:31-33)
O caminho – “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. (Mateus 6:33)
A razão da fé – “Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 8:38,39)
Esquecendo a ansiedade – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Filipenses 4:6)
Conselho – “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18)
Os planos de Deus – “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11)
O convite a confiança – “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio. (Provérbios 3:5-6)
O pedido de um coração abatido – “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito”. (Salmos 51:10-11)
A recompensa – “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. (Salmos 126:5-6)
A vitória de quem espera no Senhor – “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaías 40:31)
Os planos de Deus em relação a você – “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11)

Deixe um comentário