Reflexões Teológicas

Ricardo Alfredo

PENSAMENTO – única glória de um servo
“À minha única glória, é o calvário do Cristo”. (Escritor e Teólogo Ricardo Alfredo)

É NATAL…
É natal quando, compreendemos a nossa missão neste plano de vida;
É natal quando, protegermos o pobre para que a justiça seja realizada;
É natal quando, dissermos a verdade diante dos poderoso em defesa dos mais humilde do povo;
É natal quando, calarmos a ignorância e o abuso dos que se sentem maiores e melhores;
É natal quando, frente a corrupção, não ficamos apenas na indignação e exigirmos a condenação;
É natal quando, dermos as mãos ao probo para acabamos a tirania;
É natal quando, abraçarmos a tolerância e rejeitamos a ignorância que tanto aflige a alma humana;
É natal quando, ao cego dermos nos olhos, como sua visão num mundo de trevas;
É natal quando, emprestamos nos ouvidos aos surdos;
É natal quando, emprestamos nossa boca aos mudos para lhe fazer justiça;
É natal quando, dermos ao órfão uma mãe;
É natal quando, ao sem-teto lhe dermos um lar;
É natal quando, suscitamos um sorriso naquele que sempre sofreu a dor da rejeição;
É natal quando, dermos ao analfabeto uma espera nas letras;
É natal quando, suscitamos alegria ao que não sente o dom da vida;
É natal quando, espalharmos esperança e fé;
É natal quando, estendemos a mão as que está caindo nas esquinas da vida;
É natal quando, mostramos compaixão pelos outros;
É natal quando, com o coração humilde nos aproximamos do trono da graça e lá deixamos nossas angústias e dores. E com fado leve nos aproximamos a eternidade.

AUTONOMIA FINANCEIRA DA UERN
A Assembleia legislativa do RN aprovou a autonomia financeira da UERN – uma luta histórica a qual muitos participaram desde o início da década de 1970, quando destacamos e lembramos a participação de: Carlos Alberto Lima Filgueira, ELDER HERONILDES DA SILVA, Taniama Vieira da Silva Barreto, Wilson Bezerra de Moura, Lucio Ney de Souza, Milton Marques de Medeiros, Josafá Inácio da Costa, Francisco Péricles de Amorim, Sátiro Cavalcanti Dantas, Joana Darc Fernandes, Paulo de Medeiros Fernandes, Maria HÉLDERY de Queiroz Diógenes NEGREIROS, Zélia Macedo Heronildes, Paulo Afonso Linhares, e mais recente, Francisco Carlos, Francisco Marcos Araújo, Benedito Vasconcelos Mendes e José Welington Barreto. Heróis do nosso tempo, que lutaram e lutam pela educação do nosso povo. E essa luta histórica, finalmente chegou ao fim. Parabéns! Viva a UERN

REFLEXÃO DO DIA:
Senhor não tenho muito a oferecer, apenas um coração cansado e triste da longa e cumprida estrada da vida. Todavia, venho lhe agradecer por tudo que me fizestes. Bem sei, que não sou merecedor, porém, sei, que provaste o teu amor por mim.
Senhor, se todo o coral celeste cantasse em solene voz, não seria capaz de expressa a minha gratidão ao seu grande amor.
Senhor, meu coração está aflito, mais venho agradecer, mesmo como minhas mãos vazias, minha alma cansada e o meu olhar triste, venho lhe oferecer a única coisa que tenho, lhe adorar em meio a tempestade, pois sei que estais vivi e que reinas sobre tudo e sobre todos. Por isso, mesmo em silencio o meu coração diz…. A Ti, somente a Ti, seja toda a glória

O NATAL E SEUS SÍMBOLOS
A palavra Natal surge no idioma latim, que se pronuncia “natalis” e este é proveniente do verbo nascer (nāscor). A ideia original do natal era comemorar o nascimento de Jesus (o Salvador). Os significados que rodeiam o natal como: a troca de presentes, presépio, estrela, pinheiro e outros símbolos são derivados da tradição histórica dos cristãos.
Dentro dessa tradição temos a ideia de troca de presentes que foi fruto da visita dos três reis magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, que ao visitar o Rei nascido lhe deram presentes de ouro, mirra e incenso. E assim surgiu o desejo de presentear como forma de lembrar os visitantes ilustres ao Senhor nascido.
Outros importantes símbolos do natal são as cores, o Presépio, a Estrela, o Pinheiro e a Coroa de advento. Vejamos cada significado: O Vermelho: fala do sangue de Cristo e o amor irrestrito lecionado por Cristo Jesus; O Dourado: nos fala da presença do divino, da luz. Assim como simboliza o ouro, um dos presentes dos Três Reis Magos; O Verde: é o símbolo universal para a esperança, assim como, representa a resistência e a resiliência. O Branco: indica a pureza, a inocência e a vida de Cristo ao mundo. Já o Presépio: nos traz à lembrança do cenário onde Jesus Cristo nasceu; A Estrela: anuncia a chegada e a localização do nascimento do Rei Universal, Cristo; O pinheiro: comunica a esperança, visto que essa árvore se mantém viva, mesmo no mais rigoroso Inverno; A Coroa de advento: representa a expectativa pelo advento do Senhor. Já os seus ramos representam a eternidade e o eterno fanal de Deus, que Cristo Jesus.

ANIVERSARIANTES – ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró)
No dia 22 de dezembro é dia comemoramos o apagar de mais uma velinha do amigo e irmão, eterno professor, LÚCIO NEY DE SOUSA. Parabéns, que Deus lhe der a graça de sua paz e de sua alegria.

AGRADECIMENTO A RÁDIO – FM 105 SANTA CLARA E AOS NOSSOS OUVINTES
Estamos nos aproximando do final de 2021, e graças ao Grande Arquiteto Do Universo, Deus, todos os sábados das 10h às 11h estamos comunicado com o público via essa emissora. E levando um pouco de cultura e da boa música. Porém, hoje é dia de reconhecer e agradecer. Primeiro ao meu Senhor e Rei, Cristo Jesus, que na longa jornada e nos dias escuros, escuto sua doce e suave voz a me dizer: “não tenha medo, estou aqui”. Ao padre Sátiro, por sempre nos levar uma palavra de conforto e sabedoria, meu irmão e amigo. A irmão e amigo, Welington Barreto, presidente da ACJUS, sempre visionário e humilde, obrigado. Ao amigo e irmão, Edilson Gonzaga, (apresentador do programa) sempre atento ao mundo e sensível a dor dos amigos, obrigado. Ao mito, Ênio Ticiano, que sempre tem uma paciência e uma bondade enorme na condução da técnica do nosso programa. E a vocês meus amigos e amigas ouvintes, por todas as declarações de carinho, durante esse ano. Nos momentos de dificuldades é que percebemos o quanto são importantes a presença daqueles que nos querem bem. Desejo a todos, um Natal cheio da luz do Cristo e de sua paz.

PENSAMENTO – para você
“Meu coração quieto e em silencio, só ouvido seus passos dentro dele”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

MINHA ORAÇÃO DE NATAL
Quero eu Senhor, neste Natal enfeitar todas as árvores do mundo com frutos que alimentem a todos os que têm fome. Quero eu Senhor, neste Natal construir uma manjedoura para cada desabrigado. Quero eu Senhor, neste Natal me tornar uma estrela para orientar os Reis Magos da Paz para cessarem de imediato as violências entre meus irmãos. Quero eu Senhor, neste Natal ter o coração grande e a alma pura para abrigar os que concordam e principalmente os que de mim discordam. Quero eu Senhor, neste Natal poder presentear o mundo me tornando um ser humano menos egoísta e com mais humildade para pedir menos para mim e contribuir mais para meu semelhante. Quero eu Senhor, neste Natal agradecer-te por tantas bênçãos, em especial, aquelas que vieram em forma de sofrimento e com o passar do tempo tem construído em meu peito o abrigo seguro de onde nasce a Fé.

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso. ” (Isaías 9:6)

JAMAIS ESQUECER
O maior aniversário do mundo, tem o maior aniversariante, que nasceu em Belém, numa caverna, fora da cidade e longe dos festejos. Porém, foi o maior presentes que foi dado a humanidade. O natal é humanizasse. O natal é sentir o vento no rosto e cantar a canção de liberdade. O natal é sentir o fluxo da vida correr pelo corpo em forma de energia que indica o caminho da eternidade. É compreender e ser grato pelo nascimento do Salvador Jesus.
O Salvador, Cristo Jesus, veio ao mundo, de forma simples, em local simples, num berço humilde, mesmo sendo o Juiz dos mundos. O seu nascimento nos ensina a viver de forma humilde e comtemplar a vida.
O natal é tempo de reconhecer que o amor de Deus se manifestou trazendo vida como ensina as sagradas letras ao afirmar: “a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel”. (Isaías 7:14). Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”. (Mateus 1:21-23). Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Podero¬so, Pai Eterno, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6). “Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.” (Miquéias 5:2).
Tudo confirmado, tudo realizado, tudo determinado, todo plano completado, Ele, nasceu, viveu e ressuscitou. Gloria a Deus nas alturas e paz na terá aos homens de boa vontade. (Escritor: Ricardo Alfredo)

GRATIDÃO
Meus amigos leitores, meus irmãos, minhas cunhas, meus sobrinhos, meus confrades das academias de letras, podem jubilarem, a luz do eterno fanal, raiou na cidade de Belém, irradiando o mundo, em mais um dia de conquistas, aprendizado e salvação.
Tenho buscando na vida o sentido do natal, então li, diversos livros, várias revistas, muitos artigos, e por alguns instantes, por dia ou meses me convenceram. No entanto, na minha caminha, logo foram sucumbidos pelo dia-a-dia, e pelas pressões da vida.
Então decide compreendem o natal dos livros, da moderna ciência da teologia, nas confortáveis festas, nos grandes banquetes, nas honrarias, nos meus escritos, para dá uma resposta definitiva, o que é o natal! E nada disso foi suficientemente forte, para que eu diga: Natal é! Hoje estou convencido de que essa resposta não será confiada, nesta vida, a ninguém. E que a maior resposta para compreender o natal é.… como eu amei! Visto que o amor é: gratidão, tolerância, companheirismo, sinceridade e fé. E é neste fechar das luzes, que venho de coração gradecer pelas sinceras palavras, pelo confronto de um olhar de aprovação, por um gesto de reconhecimento, pelas críticas e principalmente por estarem comigo na longa e cumprida caminhada da vida. Obrigado. Que a luz resplandecente da estrela guiadora de Deus, Cristo Jesus, o aniversariante, possa encontrar guarita em seus corações. Um natal de cheio de paz e alegria.

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS
Essa é uma das canções eternas, que nos levar a adorar o Juiz dos mundos, Deus. Visto que, nesta canção, encontramos uma oração sincera e cheia de esperança. Que sejamos assim, sinceros, paciente, bons, e gentis diante da provação. Sabendo que Deus jamais desampara os seus escolhidos.

Só Deus Sabe – (Pastor Vitorino Silva)
Só Deus sabe o que eu sinto, Só Deus sabe a minha história; Meu passado só Deus sabe, E o que estou sentindo agora. Só Deus sabe o quanto eu choro, Só Deus sabe o meu viver O que muitos não entendem, Só meu Deus pode saber.
Só Deus sabe e contempla todo o meu viver; Ele sabe o que eu sinto dentro do meu ser; Os seus olhos como chama, iluminam os meus dias; Os problemas meus, simplesmente Deus tudo sabe. Só Deus sabe a minha luta, Quanto pesa a minha cruz; Meus lamentos Ele escuta, E à vitória me conduz. Só Deus sabe que eu espero. No seu grande e eterno amor; Pois tudo que eu mais quero, E servir ao meu Senhor.

Deixe um comentário