Reflexões Teológicas

REFLEXÃO SOBRE A BÍBLIA

Caros irmãos, amigos, todos sabem que sou um forte defensor do que é bom e justo. Como teólogo, e servo do Altíssimo rei, não poderia ficar calado diante de tamanha afronta, pois, andam por aí falando nas redes sociais que a bíblia é de esquerda. Lamento, a bíblia não é de esquerda, nem de direita, nem de centro, ela é a palavra viva do grande arquiteto do universo, do Senhor de tudo quer há. Ele, o Senhor não pede conselho, não precisa de orientação e nem dos homens. Ele é soberano em tudo, e Rei sobre todos.

Fico admirado ouvindo, lendo ou assistido nos meios de comunicações, alguns querendo justificar suas teses humanas usando a doce palavra de Deus.

As políticas humanas são importantes e Deus tem interesse nelas, pois é através delas que a justiça na terra pode ser feita. Todavia, o livre arbítrio, nos permite escolher entre o bem e o mal e depois receber a justa recompensa. Cabe a cada um se comportar com decência e como cidadão do reino de Deus.

É justo esclarecer que sempre fui e sou defensor da igreja que sempre vem atuando no mundo espiritual, sem esquecer o mundo material. É nele (mundo material) que ocorre as injustiças, as tiranias e a maldade sem precedente. E assim, a igreja precisa está preparada para defender os pobres, os aflitos e os abandonados pela sociedade desumana do materialismo.

O meu Rei, Cristo, sempre de forma suave e doce nos disse: “defendei a causa da viúva, olhar pelos órfãos, protegei os fracos e doentes e cuidai dos idosos”. E esta sociedade, doente de alma, usa os mais altos postos para fazer o mal por amor ao mal. Com teorias contrarias ao que é bom e justo. E por isso nossas crianças estão sem rumo, nos jovens desorientados e nos idosos abandonas e ridicularizados.

Por isso queridos amigos, a bíblia está acima de tudo, inclusive dos conceitos e preceitos humanos de políticas. E ela, as Sagradas Letras, pode torna um homem sábio para salvação, pois somente ela, é a bússola que conduz aos céus.

PENSAMENTO

“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios”. (Santo Agostinho)

“O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus.”
(PLATÃO)

 

ENTREGUE TUDO PARA DEUS E DESCANSE

Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor. ” (Romanos 12:19)

 

REFLEXÃO (dia do idoso 01 de outubro)

A partir dos 65 anos de idade é considerado idoso.

O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o Estatuto do Idoso e a Lei 10048/00, que trata da prioridade de atendimento.

Há na Bíblia instruções de como devemos tratar os idosos e como podemos aprender humildemente com aqueles que adquiriram experiência, conhecimento e sabedoria ao longo da vida.

Devemos honrar os idosos. A Bíblia diz: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. ” (Levítico 19:32)

As mulheres e os homens idosos devem ser tratados com respeito, Bíblia diz: “Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos. ” (1 Timóteo 5:1)

Devemos apreciar os idosos pela sua experiência. A Bíblia ensina que: “A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. ” (Provérbios 20:29)

Os jovens podem aprender lições valiosas da vida dos idosos. A Bíblia diz em “Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. ” (Salmos 71:18)

A Bíblia dá conselhos aos idosos. A Bíblia diz em Tito 2:2-5: “Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.  (Escritor: Ricardo Alfredo)

 

 

ACJUS – academia de ciências jurídicas e sociais de Mossoró

Os grandes escritores da ACJUS em dia de festa e cultura na OAB.

DEIXE A VINGANÇA PARA DEUS

Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”. (Hebreus 10:30)

 

CONTINUE FAZENDO O QUE É CERTO

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. (Gálatas 6:9)

 

NÃO DESANIME, POIS, A VITÓRIA VAI CHEGAR

Não diga: “Eu o farei pagar pelo mal que me fez! ” Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. (Provérbios 20:22)

EM BREVE: Lançamento

A política e o voto cristão

Lançamento do livro “A política e o voto cristão” Autor Ricardo Alfredo. Neste livro, estamos construindo conceitos, fundamentos e preceitos teológicos, como ensina as sagradas letras (Bíblia). Como dizia Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”.

MOSSORÓ TEM MAIOR NÚMERO DE CANDIDATOS A VEREADOR EM SUA HISTÓRIA. CONFIRA OS NÚMEROS

Mossoró terá 470 candidatos a vereador que pediram registro de candidatura na Justiça Eleitoral. O número é o maior já contabilizado na capital do Oeste. São 20,43 candidatos por vaga.

Em 2016 foram 404 postulantes. O crescimento em relação há quatro anos foi de 16%.

Sem coligações, 24 partidos apresentaram nominatas. Quatro anos atrás foram 16 chapas, oito a menos do que 2020.

O partido com maior número de candidatos é o Solidariedade com 35. Quem tem a menor oferta de nomes é o PSOL, com apenas 3.

Confira quantos registros de candidatura solicitaram os partidos.

Solidariedade: 35; PROS: 32; PSD: 32; PSC: 30; Patriotas: 29; PSB: 29; Cidadania: 26; Republicanos: 25; PSL: 25; PSDB: 25; MDB: 24; DC: 21; Rede: 20; PT: 18; PV: 18; PP: 18; Podemos: 13; DEM: 13; PL: 9; PTB: 7; PMN: 6; PRTB: 6; PC do B: 6; PSOL: 3; (Fonte: BLOG do DC)

 

 

VALORES IMUTÁVEIS 

“E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei”. (Isaías 46:4)

 

PENSAMENTO

“Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer”. (Provérbios 23:22)

 

  

  Convite – Academia norte-rio-grandense de Letras

 

 AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Este é o núcleo teológico da AMOL. Composto pelos seguintes pensadores da fé: Almir Nogueira, Pe. Guimaraes, Pe. Sátiro, Teólogo Ricardo Alfredo e Josafá Inácio.

 

EU NUNCA MAIS VOU TE ESQUECER (MOACYR FRANCO)

Essa é uma das mais lindas canções que é interpretada por Moacir Franco. Essa bela canção fala de um coração partido e cheio de amor.

Se eu tivesse o coração que dei

Tivesse ainda a ilusão, nem sei

Coragem pra recomeçar no amor

Bobagem, pois amor assim, só um

Agora é vida sem razão, porque

Tentando orar eu só rezei você

A sua ausência mais e mais me invade

Pediu amor e devolveu saudade

Agora é vida sem razão porque

Tentando orar eu só rezei você

A sua ausência mais e mais me invade

Pediu amor e devolveu saudade

Eu nunca mais vou te esquecer

Eu nunca mais vou te esquecer, meu amor

Eu nunca mais vou te esquecer

Eu nunca mais vou te esquecer

 

CONHECIMENTO BÍBLICO – O que significa denário, dracma, darico, asse e estáter na Bíblia?

Na leitura diária da Bíblia é bastante comum lermos a respeito do “dinheiro” usados nas épocas bíblicas, como, por exemplo, o famoso denário muito mencionado nos textos sagrados. Sabemos que nos tempos bíblicos mais antigos a forma de negociação mais usadas pela civilização era a troca. Mas logo começaram a aparecer as primeiras formas de moedas que davam mais agilidade nas negociações e no pagamento de impostos. Vamos então aprender as principais moedas que são mencionadas na Bíblia e o valor de cada uma delas, isso vai nos ajudar a compreender muitos aspectos de diversos textos:

1- Darico e Arrátel

Uma das primeiras menções que temos na Bíblia de uma moeda está em 1 Crônicas 29:7 e em Esdras 2:69: “Segundo os seus recursos, deram para o tesouro da obra, em ouro, sessenta e um mil daricos, e, em prata, cinco mil arráteis, e cem vestes sacerdotais”. O fato dessas serem as primeiras menções de uma moeda na Bíblia não significa que as moedas já não eram usadas no mundo. As primeiras moedas podem ter sido feitas por volta do final do século 8 a.C. segundo historiadores. O darico era uma moeda de ouro que pesava 8,4 gramas. Já o arrátel era uma medida de peso (no caso do texto acima a prata foi pesada usando o arrátel) usada para pesar os pagamentos e ofertas e cada arrátel tinha por volta de 571,2 gramas.

2- Denário

O denário era uma das mais famosas moedas romanas de prata. É citado pelo menos dezesseis vezes no novo testamento. Vejamos uma das citações: “Mas Jesus, percebendo-lhes a hipocrisia, respondeu: Por que me experimentais? Trazei-me um denário para que eu o veja” (Marcos 12:15). O valor do denário correspondia a um dia de trabalho de um trabalhador. Com isso compreendemos, por exemplo, o espanto dos discípulos quando Jesus mandou que eles alimentassem uma multidão de mais de cinco mil pessoas: “Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer? ” (Marcos 6:37). Duzentos denários seria algo em torno de seis meses de trabalho de um trabalhador comum.

3- Dracma

A menção mais famosa que conhecemos da dracma está na parábola da dracma perdida: “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?” (Lucas 15:8). A dracma, diferente do denário, era uma moeda grega. No entanto, em valor, ela valia a mesma coisa que um denário, ou seja, o referente a um dia de trabalho. É por isso que na parábola a mulher mencionada faria de tudo para achar a dracma perdida, pois era de muito valor.

4- Estáter

Quando Jesus chega a Cafarnaum com Pedro, os cobradores de impostos exigem que Jesus pague um imposto correspondente a duas dracmas (Mateus 17:24). Jesus, então, manda que Pedro faça uma pescaria: “Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti” (Mateus 17:27). O estáter era uma moeda de prata que valia quatro denários, que era suficiente, naquele caso, para pagar o imposto de Jesus (duas dracmas) e o imposto de Pedro (2 dracmas).

Asse

Uma outra moeda mencionada na Bíblia (por Jesus) é o asse: “Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai” (Mateus 10:29). O asse era uma moeda romana de cobre e de baixo valor, que valia algo em torno de 1/16 do denário. Em termos práticos, a título de comparação, se um denário valesse dez reais, um asse valeria 10 reais dividido por dezesseis, ou seja, 0,62 centavos. Na palavra de Jesus acima, Ele usa o asse para demonstrar que mesmo coisas pouco valiosas (dois pardais comprados por um asse) não passavam despercebidas dos cuidados de Deus.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo (https://www.esbocandoideias.com/)

Inteligência e bondade

Ela tem o coração dos fortes e vontade de vencer, minha filha Mariah Yasmim, é uma moça reconhecidamente inteligente, estudiosa e com um grande futuro, mantendo a tradição.

ÚLTIMAS NOTICIAS

1- Com reabertura de cinemas, filme “40 Dias – O Milagre da Vida” estreia em outubro;

2- O jovem Danilo Felix Vicente após 55 dias preso injustamente em Niterói no rio de janeiro, jovem é solto ao pedir ajuda a Deus sobre engano;

3- A igreja não deve se judaizar, mas viver a raiz bíblica”, diz pastor Tarcísio Freitas sobre festas judaicas;

4- Hernandes Dias Lopes fala sobre cristofobia: “Zombar da fé virou liberdade de expressão”;

5- Justiça nega pedido de ateus e projeto do Museu da Bíblia é mantido em Brasília.

AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Em formato de live, a Amol deu abertura a duas cadeiras 15 e 16.  E as inscrições estão abertas aos escritores mossoroenses. As informações devem serem obtidas na biblioteca municipal com a diretoria da AMOL.

ASSEMBLEIA REDUZ DESPESAS E CHEGA A MENOR NÍVEL DE COMPROMETIMENTO COM A FOLHA

 

No seu mais recente demonstrativo de despesas, a Assembleia Legislativa conseguiu reduzir ainda mais os custos com as despesas de pessoal. Os dados foram publicados no Diário Eletrônico 515, de terça-feira (29). Os números são relativos ao segundo quadrimestre de 2020 e revelam que o Legislativo do RN chegou a 2.09% do seu orçamento com as despesas da folha.

Isso significa que o Legislativo Estadual já pode, por exemplo, programar o próximo concurso público para contratação de servidores efetivos, conforme explica o diretor-geral da Casa, Augusto Carlos Viveiros. “Com esse índice estamos livres para providenciar concurso e todas as ações necessárias relativas à contratação de pessoal”, disse ele.

O diretor explicou que há três limites, o de 2,14%, quando o gestor precisa ficar em alerta; o de 2,26%, o prudencial e o limite máximo de 2,38%”, afirma. Augusto Carlos Viveiros afirmou que, em relação à possibilidade de concurso, já solicitou à Coordenadoria de Gestão de Pessoas o levantamento das vagas existentes, geradas pelas recentes aposentadorias dos servidores mais antigos. “Estamos felizes e comemorando porque é fruto do trabalho em equipe e da austeridade da gestão, norteada pelo Planejamento Estratégico. (Fonte: AL-RN)

 

 

LIÇÃO – O TIPO DE MINISTRO “TERRIVELMENTE EVANGÉLICO” QUE ALMEJAMOS PARA O STF

Os conselhos bíblicos devem estar na mente e no coração do indicado pelo presidente. Os evangélicos aguardam, ansiosamente, pelo nome “terrivelmente evangélico” a ser indicado pelo presidente da República para o Supremo Tribunal Federal (STF). Resolverá o que aquilo se tornou? Evidentemente que não. Só o Senado resolve o embuste do Supremo. E isso passa pelo povo, o que torna o processo longo e demorado. Mas um ministro evangélico já é um começo. Há bons nomes que figuram entre os “candidatos”, mas os evangélicos não têm preferências, desde que se enquadrem em alguns requisitos.

Grifo nosso: Neste contexto foi apresentado um outro nome ligado a partidos políticos e não ligado à igreja, partidos esse que formam o centrão e que historicamente estão envolvidos em assunto mal resolvido dentro do congresso, ou mesmo como chamamos aqui na nossa terra, envolvimento com coisa alheia. E este é o maior erro que há neste sistema, chamado de republicano, proteger os grandes defraudadores da coisa pública.

Qualquer pessoa de bom senso sabe que para ser juiz do supremo deveria ser juiz de carreira e não indicações políticas. Por esse motivo nosso povo, brasileiros que tem boa-fé sempre, não acreditam mais na justiça. É lamentável, porém, essa é a verdade nua e clara. Chegamos a um ponto de interrogação máxima, que até duvidamos que haja jeito para um país que se acostumo as coisas erradas e com os desvios de conduta.

Não é à toa que aqueles que se levantaram contra os maus feitos dos políticos, gestores, dos donos de empresas, funcionários públicos que ajudavam a desviar os caminhos dinheiro, estão sendo perseguidos e humilhados publicamente por fazerem a coisa certa. Isto é Brasil, grupinho de corruptos que comanda em todos os escalões. (https://www.gospelprime.com.br/)

PENSAMENTO

“só haverá justiça plena, quando a lei for aplicada de forma igualitária” (Ricardo Alfredo)

“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos.” (MONTESQUIEU)

 

POESIA – que mais dói

O que mais dói não é sofrer saudade

Do amor querido que se encontra ausente

Nem a lembrança que o coração sente

Dos belos sonhos da primeira idade.

Não é também a dura crueldade

Do falso amigo, quando engana a gente,

Nem os martírios de uma dor latente,

Quando a moléstia o nosso corpo invade.

O que mais dói e o peito nos oprime,

E nos revolta mais que o próprio crime,

Não é perder da posição um grau.

É ver os votos de um país inteiro,

Desde o praciano ao camponês roceiro,

Pra eleger um presidente mau.

 

Análise do poema – que mais dói

O grande poeta de cognome Patativa do Assaré, apresenta publicamente uma análise de seu cordel o que mais dói, em formato de lamento pela continuamente escolha do povo, dos seus representantes políticos de forma errada. Os quais sempre são eleitos com as mesmas promessas nunca cumpridas.

Com sua mente brilhante e interrogativa, o poeta cria um clima de emocional, amoroso e nostálgico, diante de tantas decepções com temas democráticos como:  cidadania, democracia, saudade e segurança que sempre é utilizado nos meios políticos como plataforma, e sutilmente, o poeta afirma que é apenas um meio de manipulação.  Da sociedade.

E desta forma, ele apresenta uma relação entre vida pessoal e a vida pública. E desta forma a simples leitura do poema mostra como ele é atual.

 

 

AS BELAS CANÇÕES DA MPB – poéticas

O Amor É A Moda – Roberto Carlos -Pra Sempre: Década de 80

Se o amor está fora de moda

Eu estou um tanto quanto antiquado

Por amar e sentir certas coisas

O que as vezes se diz que é quadrado

O ciúme me causa problemas

E eu às vezes não posso conter

Reações de um machismo ridículo

Que nem sempre consigo esconder

Olha tudo é questão de momento

Homem que tem sentimento

Briga por tudo que quer

Ama independente da moda

Macho mas não se incomoda

De ser um doce com sua mulher

Mas o amor está sempre na moda

Não me deixam mentir os casais

Pelos cantos escuros das ruas

E entre quatro paredes bem mais

Sei que muitos se querem bastante

E que outros se amam demais

Meu amor por você é tão grande

E essa moda é a gente que faz

Olha tudo é questão de momento

Homem que tem sentimento

Briga por tudo que quer

Ama independente da moda

Macho mas não se incomoda

De ser um doce com sua mulher

Mas o amor está sempre na moda

Não me deixam mentir os casais

Pelos cantos escuros das ruas

E entre quatro paredes bem mais

 

PENSAMENTO

“Num mundo coberto pela justiça e pela maldade, o bem ainda habita em corações repletos do amor de Deus”. (Teólogo Ricardo Alfredo)

 

MÚSICA GOSPEL – AS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Oração de Davi – Feliciano Amaral

Senhor, atende a minha oração

Necessitado e sofrendo estou

Guarda minha’lma da tentação,

Salva o teu servo, pois santo sou

Misericórdia quero de ti

Pois todo dia vivo clamar

Dá-me alegria diante de ti

Tu que estás sempre pronto a perdoar

Na minha angústia te buscarei

Pois entre os deuses és o meu Deus

Em teu caminho prosseguirei

Nos verdadeiros ensinos teus

Hei de louvar-te Senhor, Deus meu!

Teu nome santo exaltarei

Concede forças ao filho teu,

E para sempre descansarei

Senhor atende esta oração, amém!

REFLEXÃO – Uma Análise da Boa Semente

Neste salmo há uma exalta permanente ao Senhor Deus por motivada pelos seus grandes feitos. O salmista traz uma visão panorâmica do Deus age na história humana e assim fica evidenciado que Ele atua na vida dos que o amam dia-a-dia. Por outro lado, os muitos inimigos sempre tentaram destruir dos seus servos, assim como a cidade santa, Jerusalém, tendo como meta eliminar a presença do Senhor, mas eles falharam sempre.

SALMO 48

1- Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

2- Seu Santo Monte, belo e majestoso, é a alegria de toda a terra. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei.

3- Nas suas cidadelas Deus se revela como sua proteção.

4- Vejam! Os reis somaram forças, e juntos avançaram contra ela.

5- Quando a viram, ficaram atônitos, fugiram aterrorizados.

6- Ali mesmo o pavor os dominou; contorceram-se como a mulher no parto.

7- Foste como o vento oriental quando destruiu os navios de Társis.

8- Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a preserva firme para sempre.

9- No teu templo, ó Deus, meditamos em teu amor leal.

10- Como o teu nome, ó Deus, o teu louvor alcança os confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.

11- O monte Sião se alegra, as cidades de Judá exultam por causa das tuas decisões justas.

12- Percorram Sião, contornando-a, contém as suas torres,

13- Observem bem as suas muralhas, examinem as suas cidadelas, para que vocês falem à próxima geração

14- Que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim.

Esboço de Salmos 48:

48.1 – 3: Grande e digno é o Senhor

48.4 – 8: O terror os dominou

48.9 – 14: Meditamos na casa

 

Salmos 48.1 – 3: Grande e digno é o Senhor

1 Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.

2 seu santo Monte, belo e majestoso, é a alegria de toda a terra. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei.

3 Nas suas cidadelas Deus se revela como sua proteção.

Salmos 48.4 – 8: O pavor os dominou

4 vejam! Os reis somaram forças, e juntos avançaram contra ela.

5 quando a viram, ficaram atônitos, fugiram aterrorizados.

6 Ali mesmo o pavor os dominou; contorceram-se como a mulher no parto.

7 foste como o vento oriental quando destruiu os navios de Társis.

8 Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a preserva firme para sempre. Pausa

Salmos 48.9 – 14: Meditamos no Templo

9 No teu templo, ó Deus, meditamos em teu amor leal.

10 Como o teu nome, ó Deus, o teu louvor alcança os confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.

11 O monte Sião se alegra, as cidades de Judá exultam por causa das tuas decisões justas.

12 Percorram Sião, contornando-a, contém as suas torres,

13 observem bem as suas muralhas, examinem as suas cidadelas, para que vocês falem à próxima geração

14 que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim.