Reflexões Teológicas

PENSAMENTO

“No silêncio escuto Deus falar”. (Teólogo Ricardo)

LIÇÕES DA VIDA

“Na antiga Roma, na época do imperador Tibério, vivia um homem muito bom, que tinha dois filhos: um era militar, e quando entrou para o exército, foi enviado para as mais distantes regiões do Império. O outro filho, versado em letras, virou um poeta famoso, que encantava Roma com seus versos.

“Certa noite, o homem teve um sonho. Um anjo lhe aparecia para dizer que as palavras de um de seus filhos seriam conhecidas e repetidas no mundo inteiro, por todas as gerações vindouras. Acordou agradecido e chorando, porque a vida era generosa, e havia lhe revelado uma coisa que qualquer pai teria orgulho de saber.

“Pouco tempo depois, morreu ao tentar salvar uma criança que ia ser esmagada pelas rodas de uma carruagem. Como tinha se comportado de maneira correta e justa em toda a sua vida, foi direto para o céu, e encontrou-se com o anjo que lhe aparecera em sonhos.

“- Você foi um homem bom – disse-lhe o anjo. – Viveu sua existência com amor, e morreu com dignidade. Posso realizar agora seus desejos.

“- A vida também foi boa para mim – respondeu o homem. – Quando você me apareceu em sonho, senti que todos os meus esforços estavam justificados. Porque os versos de meu filho serão passados de geração em geração. Nada tenho a pedir para mim; entretanto, todo pai se orgulharia de testemunhar a imortalidade de alguém que ele cuidou quando criança e educou quando jovem.

“O anjo tocou em seu ombro, e os dois foram projetados para um futuro distante. Em volta deles apareceu um lugar imenso, com milhares de pessoas, que falavam uma língua estranha.

“O homem chorou de alegria.

“- Eu sabia que os versos do meu filho eram bons e imortais – disse para o anjo, entre lágrimas. – Toda Roma se encantava com eles, e sei algumas de suas poesias de cor: gostaria que me dissesse qual delas estas pessoas estão repetindo.

“- Os versos de seu filho poeta foram muito populares em Roma – disse o anjo. – Todos gostavam, e se divertiam com eles. Mas, quando o reinado de Tibério acabou, seus versos também foram esquecidos. Estas palavras são de seu filho que entrou para o exército.

“O homem olhou surpreso para o anjo, que continuou:

“- Seu filho foi servir num lugar distante. Era também um homem justo e bom. Certa tarde, um dos seus servos ficou doente, e estava para morrer. Seu filho, então, ouviu falar de um Rabi que curava os doentes, e andou dias e dias em busca daquela pessoa. No caminho, descobriu que o homem que procurava era o Filho de Deus.

Encontrou outras pessoas que haviam sido curadas por Ele, aprendeu seus ensinamentos, e, mesmo sendo um centurião romano, converteu-se ao seu credo. Até que certa manhã chegou perto do Rabi.

“Contou-lhe que tinha um servo doente. E o Rabi se prontificou a ir até sua casa. Mas o centurião era um homem de fé, e olhando no fundo dos olhos do Rabi, disse não ser necessário.

“O anjo tornou a mostrar as pessoas e, de repente, todas se levantaram:

“- Estas são as palavras do seu filho soldado – disse o anjo ao homem. – São as palavras que ele disse ao Rabi naquele momento, e que nunca mais foram esquecidas:

“Senhor, eu não sou digno que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra e meu servo será salvo”.

_____________________

Ciência & Saúde:

OMS afirma que consumo de drogas causa 500 mil mortes anuais

A Organização Mundial da Saúde (OMS), fez um alerta em Viena afirmando que as drogas ocasionam cerca de meio milhão de mortes anuais e que, em alguns aspectos, a situação piorou nos últimos anos. "A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas", disse Chan durante seu discurso perante a Comissão de Narcóticos da ONU, que reúne-se em Viena. Este número contrasta com a oferecida pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o crime (UNODC), que no ano passado estimou que as mortes devido ao consumo de drogas eram de pouco mais de 200 mil. (Fonte: UOL)
A Organização Mundial da Saúde (OMS), fez um alerta em Viena afirmando que as drogas ocasionam cerca de meio milhão de mortes anuais e que, em alguns aspectos, a situação piorou nos últimos anos.
“A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas”, disse Chan durante seu discurso perante a Comissão de Narcóticos da ONU, que reúne-se em Viena.
Este número contrasta com a oferecida pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o crime (UNODC), que no ano passado estimou que as mortes devido ao consumo de drogas eram de pouco mais de 200 mil. (Fonte: UOL)

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Morre no Recife o Arcebispo da Paraíba, Dom Marcelo Pinto Carvalheira

2-  Computadores serão implantados nos cérebros humanos até 2029, diz diretor do Google

3-   Bispo diz que Estado Islâmico conseguiu o fim do cristianismo no Iraque

4-  Ministério Público Federal investiga venda de horários das emissoras de TV para as igrejas evangélicas

5- “Bíblia nos dá direito a essa terra, não a Wikipedia”, diz ministro de Israel

6-  Papa Francisco está sofrendo oposição dos conservadores da Igreja Católica

7- Bispo da Universal manda obreiros ameaçarem operadoras de TV paga

8- Garota surpreende no ‘The Voice Kids’ ao cantar “Aleluia”

9- Pastor acusado por abuso sexual é morto a tiros durante culto; cunhado é principal suspeito. (Fonte: folha gospel)

 

DIRETORIA DA AMOL – 2017 (Academia Mossoroense de Letras)

Da direita para esquerda: Presidente Dr. Helder, vice-presidente Poeta Filemon pimenta, Secretario: prof. Josafá Inácio.  Diretor de patrimônio prof. Wilson Bezerra de Moura, Diretor de eventos prof. Ricardo Alfredo e Tesoureiro Geraldo Maia.

 

Família pastoral da A.D. Mossoró-RN

10 - aniversario do parst

Pastor Miranda e a sua família missionaria

______________________________________________

A BANDEIRA DA CULTURA MOSSOROENSE

11 - BARRETO

O querido irmão e amigo Wellington Barreto, presidente da ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró-RN. Passou por um procedimento cirúrgico e graças a Deus está bem. Com certeza logo estará voltado a ativa e encaminhado os passos da ACJUS. Saúde meu irmão.

 

ACJUS DIVULGA MODELO DE SUA SEDE

 2 - 17239999_1883369601931748_211599350144239047_o

Dentro de um sonho possível o presidente da ACJUS, o meu amigo Wellington Barreto, vem trabalhando fortemente na construção da sede da ACJUS. Com certeza em breve estaremos inaugurando este suntuoso templo a cultura. Parabéns, bom amigo Wellington e todos os confrades e confreiras da ACJUS.

 

DAS BELAS CANÇÕES CRISTÃ

No Silêncio (Rose Nascimento)

Teu coração já fraco e cansado de duras emoções

Tem chegado só notícias de derrotas e desilusões

Parece até que Deus te esqueceu

Não enxerga mais a luz no fim do túnel

Mas quero te dizer que o silêncio do Senhor

Não é sinal que Ele te deixou

 

No silêncio, Deus trabalha por você

No silêncio, neutraliza o inimigo pra não te tocar

No silêncio, Deus está te contemplando

No silêncio, Ele está te guiando não vai te deixar

 

No silêncio, Ele prova tua fé

No silêncio, saiba que contigo é

No silêncio, Ele vai agir

No silêncio, Ele vai te sustentar

No silêncio, o teu pranto vai cessar

No silêncio, tem que adorar

Pro teu milagre chegar

 

OS IMORTAIS DA ACJUS

3 - ACJUS

Estes são os novos e antigos escritores de Mossoró e região. Parabéns a ACJUS.

 

APOIO ILUSTRE

A vereadora Sandra Rosado e a deputada Larissa Rosado Sempre presente e apoiando a cultura de Mossoró. A vocês duas temos muito a agradecer em nome das academias de letras. Obrigado.

13 - SANDRA ROSADO

Reunião da Academia m. de Letras do Estado do Rio Grande do Norte – AMLERN

 

REFLEXÃO

A teologia viva

Ouvindo e obedecendo

 “E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4:41)

Em tempos difíceis temos que seguir a ordem do mestre. Sabendo que Obedecer é sinônimo de se submeter ao desejo de outra pessoa, ou seja, de acatar e aceitar as ordens determinantes. Obedecer também significa estar subordinado a uma força superior. Sabendo que esta força é tão poderosa que até o vento faz silencio em sua presença e o mar calar se aquieta.

A nossa ciência já diagnosticou as grandes forças da natureza, e os relatos nos informa que mesmo elas facilmente obedecem à voz e a ordem de Cristo.

Borbulha em meus pensamentos a seguinte questão, “em nossos dias, alguma pessoa obedeceria da mesma forma que obedeceu Abrão ao chamado de Deus”? Ele não só obedeceu como partiu da sua terra sem saber onde chegaria. Tinha ele uma promessa, herdaria uma boa terra. E assim diz a Bíblia que seguir sem questionar… (Gn 12)

Nesta geração, há muitas religiões. Todavia, muitos já não acham tempo para ouvir o Senhor e seguir suas ordens. Estão tão cheios de afazeres que não conseguem separar um momento diário para a família, para si mesmo e nem para a ouvir a voz suave de Cristo consolando o coração. A bíblia nos ensina que Deus quer falar conosco todos os dias, porém, nos ouvidos estão surdos e nos corações endurecidos pela maldade secular. E assim o homem caminha pela estrada da vida sem dar ouvidos a voz da razão que indica que há um Deus criador.

Sempre que lemos a bíblia é notório que Deus quer se comunicar com as pessoas. É necessário que paremos por alguns instante e o obedeçamos. Mas para o obedecer devemos ler a sua Palavra e ouvir o seu Espírito Santo. Não importa qual seja a ordem que ele dê, façamos.

No mundo teológico chegamos ao tempo da graça do Senhor Jesus e creio que Deus não voltará a pedir que qualquer pai sacrifique o seu filho. Jamais faria isso, eis que Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. E o que Deus tem nos mandado fazer, fazemos? Eis algumas perguntas Simples: Estamos a nos buscando e obedecendo a voz soberana de Deus e a sua vontade, atendendo-os aos seu chamado e a suas ordens

Ao obedecer Jesus, o façamos com alegria para que tenhamos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nEle (Efésios 3:12)

E que o Espírito Santos de Deus fale, poderosamente, em cada coração.

 

“BÍBLIA NOS DÁ DIREITO A ESSA TERRA, NÃO A WIKIPEDIA”, DIZ MINISTRO DE ISRAEL

Em evento comemorativo do 50º aniversário da Guerra dos Seis Dias, ministros defendem assentamentos na Cisjordânia

Durante o encontro do Conselho de Comunidades Judaicas da Judéia e Samaria, ocorrido em Washington, nesta terça-feira (28), o ministro das Comunicações, Tzachi Hanegbi, fez uma declaração inesperada.

Ao falar sobre a tentativa da ONU de impedir a construção de assentamentos na Cisjordânia, ele disparou “A defesa é importante, a segurança é importante, mas a coisa mais importante é a reivindicação moral de Israel. Estamos empenhados em seguir em frente, vivendo em nossa terra, terra essa que não nos foi dada pelo Google e Wikipedia, mas pela Bíblia”.

O evento em que Hanegbi falou foi organizado para comemorar o 50º aniversário da Guerra dos Seis Dias. Esta foi a primeira vez que o Conselho realizou um evento em Washington concomitantemente com a conferência do AIPAC (Comitê EUA-Israel de Negócios Públicos), visando conseguir apoio tanto nos Estados Unidos como na União Europeia para a construção de mais assentamentos.

Também discursou o ministro da Habitação e Construção, Yoav Galant, que fez questão de lembrar aos presentes que não usam o nome Cisjordânia, preferindo referir-se à região com o nome bíblico. “Para nós, Judeia e Samaria são Israel”, destacando o controle contínuo da Área C – nome dado pela ONU – é “existencialmente necessário” para o futuro do Estado judeu.

Falando depois de seus colegas, a vice-ministra das Relações Exteriores, Tzipi Hotovely, disse que há três argumentos “justos” para que o governo israelense continue construindo casas na Área C, reivindicada pela Palestina. Segundo ela, a vitória de Israel na Guerra dos Seis Dias é o fator determinante.

“Foi uma guerra justa. É uma defesa justa. Mas o mais importante, foi baseado em uma reivindicação justa”.  Para ela, é uma reivindicação do povo judeu a recuperação das áreas bíblicas de Bet-El, Siquém, Jerusalém e Hebron, objeto de disputa com a Autoridade Palestina.

Incisiva, acrescentou “Eu sempre digo que a ocupação é um mito, porque nunca ocupamos a terra de outras pessoas. Esta é a terra judaica [Judéia e Samaria] e deve ser para sempre uma terra judaica, sob a lei israelense”.

Essas declarações com tons religiosos sempre são criticadas, mas ecoam a postura do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. No ano passado, falando a alunos da rede pública, ele declarou: “Antes de tudo, estudem a Bíblia. Devemos fazer um grande esforço, pois esta é a razão do porquê estamos aqui, dos motivos pelos quais retornamos a esta terra e que nos motiva a ficar aqui.”

Os discursos dos ministros de Israel se contrapõem diretamente às recentes decisões do Conselho de Segurança da ONU. Dominado por países islâmicos, em dezembro de 2016, ele aprovou uma resolução exigindo o fim da construção de assentamentos israelenses no que chama de “territórios palestinos ocupados”. (Fonte: Jerusalém Post)

______________________________________

FRASE

“A Teologia é a gramática do Espírito Santo.” (Teólogo Martinho Lutero)