Reflexõeas Teológicas

Ricardo Alfredo

PENSAMENTO – A RUINA

“Sendo uma resolução, a morte é a ruim do homem, onde se encera os seus sonhos.”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

A IMPORTÂNCIA DA GENEROSIDADE NA VIDA – Doutrina as Sagradas Letras, Dai, e ser-vos-á dado; (Lucas 6:38). A generosidade é um ato de despendimento e pode ser classificada como uma das mais lindas das virtudes humanas. A generosidade é um ato de quem partilha por bondade e não para ser reconhecido ou louvado, porém, este ato de generosidade, esconde uma linguagem silenciosa e desinteressada, ou seja, sem esperar nenhum retorno. A ação de ser generoso, nasce de um coração compassivo e sábio. E esta ação, ecoa como sacrifício suave nas narinas do Juiz dos mundos, ou seja, quando alguém se predispõe a oferecer um pouco de sua vida a outra/as pessoa/as mostra apenas o caráter eterno que tem alma humana. A generosidade mistura-se com a fé, e é ela uma das maiores virtudes que alguém pode ter. Aquele que dá aos outros sem ponderar em receber retorno nessa vida, revela um caráter e um coração repleto de sabedoria e cheio de valores eternos. É bom ter em mente que ninguém perde por dar o melhor de si, muito pelo contrário. Aquele que é generoso experimenta uma felicidade incontável, sua alma se enche de paz, e sua consciência é tranquila.

Portanto, sejamos nesta vida generosos e bons, visto que servir é um dom que abre os portões eternos.

ACJUS NA FM 105 – SANTA CLARA

O programa cultura cidadania em debate da ACJUS, teve um dia excelente neste sábado dia 27 de novembro, com as presenças do historiador e imortal Geraldo Maia, Dr. Marcos Araújo, Padre Sátiro e o apresentador do programa Ricardo Alfredo. Quero agradecer a audiência.

AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

A Academia Mossoró de Letras (AMOL), tem se reunido com suas principais lideranças para planejar o calendário de 2022 e as posse dos novos membros.

REFLETIR: UM AVISO A JUSTIÇA

1- “Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados.” (Provérbios 31:8-9) 2- “Portanto, visto que pisais o pobre, e dele exigis tributo de trigo, edificareis casas de pedras lavadas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantareis, mas não bebereis do seu vinho. Porque sei que são muitas as vossas transgressões, e enormes os vossos pecados. Afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta”. (AMÓS 5:11-12) 3- Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo? Não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras, e não te escondas do teu próximo? ” (ISAÍAS 58:6 A 8) 4- “Ele faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e vestes” (Deuteronômio 10:17)

PRESENÇA NA RÁDIO FM 105 – No sábado dia 04 do ano corrente, o amigo e irmão, imortal LAÍRE ROSADO esteve conosco numa entrevista memorável. A participação do público foi intensa, tanto nas redes sociais, como no zap, assim como pelo fone da rádio. Como sempre Dr. Laire é uma pessoa educada, cheia de conhecimento e sabedoria, o que agregou e muito no programa de sábado da ACJUS. A academia presta revência ao imortal Laíre e agradece sua participação no nosso programa.

NOTA DE APOIO AO PROJETO DE AUTONOMIA FINANCEIRA DA UERN

– A autonomia financeira da UERN – será uma das maiores conquistas. Vale apena apoiar a luta pela aprovação! A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, filiada ao Colégio de Presidentes de Academias Jurídicas do Brasil, parceira da UERN, uma instituição Lítero-cientifica e social, por decisão unânime do seu Sodalício composto por notáveis intelectuais dos mais variados campos de atuação, vem a público expressar irrestrito apoio ao Projeto de Lei de Autonomia Financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – (UERN), proposição de alta relevância em todos os sentido, que fora, recentemente enviada ao Legislativo Estadual pela Exma. Governadora do RN – Professora MARIA DE FÁTIMA BEZERRA. A ACJUS como instituição acadêmica e social que se preocupa com os grandes temas da sociedade contemporânea, e com as grandes causas do interesse mossoroense, potiguar e nacional, conhecedora da realidade dessa histórica luta, compreendendo a sua dimensão e importância para o caminhar presente e futuro da maior e mais importante instituição pública de ensino superior do RN, CONCLAMA as senhoras e senhores deputados estaduais celeridade no trâmite da proposição em destaque, bem como a sua APROVAÇÃO, como já dissemos, dada a sua significância para a consolidação e execução de grandes projetos institucionais que só serão possíveis com a plenitude da autonomia financeira, fato que irá possibilitar a UERN ampliar ainda os seus projetos e a sua posição de destaque regional e nacional em defesa da educação pública e da ciência. Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, sede da ACJUS, em Mossoró, RN, 1º de dezembro de 2021. José Wellington Barreto – Presidente da ACJUS em consonância com o Colegiado.

CONVITE DA SOCIEDADE AMIGO DA PINACOTECA POTIGUAR E ISAURA AMÉLIA

Na próxima terça-feira dia 14 de dezembro do ano correte, na casa guaxinim, as 19h será o lançamento do livro Isaura Amélia: coleção de Arte. Tendo como autores Isaura, Antônio Marques e Márcio de Lima Dantas. Para parabéns.

DAS MAIS BELAS CANÇÕES: O MOÇO VELHO – Roberto Carlos – Pra Sempre: Década de 70

Eu sou um livro aberto sem histórias. Um sonho incerto sem memórias. Do meu passado que ficou
Eu sou um porto amigo sem navios. Um mar, abrigo a muitos rios. Eu sou apenas o que sou
Eu sou um moço velho. Que já viveu muito. Que já sofreu tudo. E já morreu cedo. Eu sou um velho moço. Que não viveu cedo. Que não sofreu muito. Mas não morreu tudo Eu sou alguém livre. Não sou escravo e nunca fui senhor Eu simplesmente sou um homem. Que ainda crê no amor. Eu sou um moço velho. Que já viveu muito Que já sofreu tudo. E já morreu cedo. Eu sou um velho, um velho moço. Que não viveu cedo. Que não sofreu muito. Mas não morreu tudo. Eu sou alguém livre. Não sou escravo e nunca fui senhor. Eu simplesmente sou um homem. Que ainda crê no amor. ANALISE DA MÚSICA: Sílvio César, que é poeta e compositor, paulista de nascimento, ficou imortalizado através da voz do rei Roberto Carlos na música Moço Velho, do ano de 1973. Essa letra desta canção é uma elaborada analise da existência. Do ponto de vista, analítico, a canção é introspectiva, pois visa mostra a tristeza da alma ao longo dos anos. Por outro lado, essa pessoa triste tem uma profunda compreensão da sua condição de forma consciente e mesmo diante dos fracassos da vida ainda acredita no amor.

PENSAMENTO

“Quando vem sua lembrança, meus olhos ficam cheios de saudade”. (Escritor: Ricardo Alfredo) SILÊNCIO DE UMA ANÁLISE
Há dias em que o coração fica aflito, que surge um aperto. E este aperto, gera uma ansiedade, uma confusão mental, e o corpo reage com uma grande fadiga, tudo causado pelas dores do dia-a-dia.

Há dias que tudo parece perdido, e a solução é apenas lutar e ter esperança. Esperança essa que parece uma pequena fagulha quase perdendo seu brilho, e mesmo assim, ainda indica, na escuridão, um caminho. Esses sentimentos, tristeza e angústia, é fruto de situações da vida no campo emocional, provindo do desequilíbrio da alma, e estes, sempre levaram a alma a um cansaço sentido pelo corpo e uma tristeza infinita.

Quando o seu coração sentir a dor da aflição, da ansiedade e sem esperanças, não deixe que esses sentimentos tomem conta da sua cabeça. Acalme seu coração com a doce palavra do Senhor e Rei eterno, pois Ele tem um plano para cada vida, todas as vidas. A estes sentimentos, tristeza e angústia, o apóstolo Paulo nos ensina: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

Há momentos na vida que o mar está bravio, e as ondas são tão grandes que parece não haver escape, todavia, o salmista diz: “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança. ” (Salmos 37:7-9)
Nos dias de aflição lembre-se que você tem um Amigo que nunca desampara, ele está constante ao longo de sua caminhada e que em meio aos perigos Ele está presente como um pai que vigia seu filho para que não seja destruído pelas dores do mundo.

Portanto, meus diletos amigos, o Cristo já nos tinha avisado do seu amor e consolo nesta vida. Sua afirmação é; “Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. – Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados.

– Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. ” (S. MATEUS, 5:4, 6 e 10.)

Deixe um comentário