Quantidade de reservatórios secos diminui 6% no RN

O Relatório da Situação Volumétrica dos principais reservatórios do Estado, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), nesta segunda-feira (02), indica que o retorno das chuvas ao interior do estado propiciou a chegada de águas em três reservatórios anteriormente secos. Os maiores ganhos de reservas hídricas ocorreram na Bacia Apodi Mossoró.

Dos 47 reservatórios, monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Igarn, 19 (40,42%) continuam em volume morto e 11 (23%) estão secos. No último levantamento, divulgado no dia 26 de março, o número de mananciais secos era de 14 (29,78%) dos reservatórios. Ou seja, com as chuvas, a quantidade de reservatórios secos diminuiu cerca de 6%.

O maior aumento no volume de águas foi verificado no açude Santo Antônio de Caraúbas, localizado no município de Caraúbas, chegando a 12,26% da sua capacidade total, que é de 8,538 milhões de metros cúbicos. Com o aumento de água, este reservatório saiu da situação de seco para um suporte de águas que pode suportar dois meses, caso não ocorram mais chuvas na região.