Quadrilhas juninas de Mossoró serão capacitadas para captar recursos nas leis de incentivo à Cultura

Na manhã desta quinta-feira (11) o Secretário de Cultura do município, Eduardo Falcão, participou de audiência pública na Câmara Municipal para tratar sobre o papel social das quadrilhas juninas.

Com a presença de vereadores e representantes de quadrilhas juninas da cidade, a audiência, que foi solicitação do parlamentar Rondinelli Carlos (PMN), foi importante para que o município ficasse ciente das solicitações.

Eduardo Falcão elogiou a audiência e se dispôs a procurar soluções para as demandas solicitadas, além de afirmar que o município irá capacitar os representantes das quadrilhas juninas para captação de recursos através da lei Câmara Cascudo e Rouanet, caso os grupos queiram.

“Vamos discutir e participar do processo. É muito importante que as quadrilhas juninas estejam regularizadas para que possamos providenciar uma capacitação dos representantes para habilitar os projetos nos programas estaduais através da lei Câmara Cascudo e lei federal Rouanet. Assim a gente consegue recursos através de incentivo fiscal”, explicou.

André Câmara, da quadrilha junina Matuteiros, expressou todo o seu amor pelo trabalho que é feito. “Nesse período é nossa vez de se unir e de fazer um bom trabalho. Hoje eu tenho uma quadrilha infantil, que são os Matuteiros do Belo Horizonte. Eles foram tricampeões do Mossoró Cidade Junina da categoria infantil e me veem como um pai. Tenho orgulho de dizer que minha filha é quadrilheira. Tenho certeza que quando ela crescer pode ser doutora, psicóloga, mas ela vai dizer que é quadrilheira”, comentou.

Entre as propostas apresentadas pelo diretor da Associação Cultural Nação Junina, Alex Guimarães, estão a destinação do espaço das escolas municipais para o ensaio das quadrilhas, cursos profissionalizantes e investimento financeiro da Prefeitura nos grupos.

O secretário reforçou a pauta dos movimentos representados na audiência. “Já anotei várias questões em relação à ajuda de custo, à premiação, à função social das quadrilhas, o ensaio das quadrilhas nas escolas, cursos de qualificação de costureiras e de pessoal envolvido na produção da quadrilha, a participação na elaboração do regimento dos concursos e a quadrilha como patrimônio cultural. Estamos planejando para próximo ano termos um evento mais sustentável e participativo.”, declarou.

O vereador Rondinelli Carlos agradeceu a presença do Secretário de Cultura. “Eu agradeço ao secretario de cultura Eduardo Falcão pela disponibilidade de discutir as quadrilhas juninas. Foi muito importante para o debate”, disse, reconhecendo o valor social e econômico do Mossoró Cidade Junina.