Próximos três meses terão chuvas acima da média no RN

A previsão para o próximo trimestre (maio, junho e julho) indica chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, atribuídas principalmente às temperaturas elevadas nas águas superficiais do oceano Atlântico. Prevê-se que o Litoral Potiguar seja a área mais impactada por essas chuvas.

Essas conclusões surgiram durante a Reunião de Análise Climática e Prognóstico para o Rio Grande do Norte, liderada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em colaboração com especialistas de todos os centros de meteorologia do Nordeste, realizada na última quinta-feira 25.

 

Em contraste com as previsões feitas em outubro de 2023, as chuvas no Rio Grande do Norte têm excedido as expectativas nos meses de março e abril, que fazem parte da temporada de chuvas do estado. Essa mudança foi inesperada, dada a presença global do fenômeno El Niño, que contribui para a seca na região Nordeste.

“O fenômeno El Niño está mostrando sinais de enfraquecimento. Esse cenário tem sido observado gradualmente e está tendendo para uma condição de La Niña, que, ao contrário do El Niño, tende a trazer chuvas”, afirmou Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN.

Deixe um comentário