Projetos culturais têm até esta sexta-feira para concorrer a financiamento do Sebrae/RN

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) encerra hoje as inscrições para seleção de 26 projetos culturais e eventos que receberão até R$ 210 mil em apoio financeiro. Interessados têm até o final desta sexta-feira, 29, para se inscrever no portal do Sebrae, preenchendo formulário na seção “Licitações e Editais”.

A iniciativa faz parte do Edital 2016 de Economia Criativa e selecionará ações nas áreas de música, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, editoração e danças a serem executados até o fim deste ano para receber o dinheiro.

Podem se inscrever produtores culturais, promotores de evento, agentes e Microempreendedores Individuais (MEI) do meio cultural registrados como pessoa jurídica, dotados de número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). O edital completo desta segunda edição do Edital de Economia Criativa também pode ser consultado no site do Sebrae.

Os projetos inscritos podem ser inseridos em duas modalidades: eventos ou produtos criativos. A primeira envolve feiras, exposições, palestras, missões, workshop, shows, apresentações e mostras. Já a outra está relacionada ao fomento aos produtos audiovisuais, artes visuais, cênicas, danças e editoração, que pode ser livros, guias, anuários e outras publicações culturais.

Serão abertas cotas de até R$ 10 mil para até oito projetos ligados à música. O mesmo valor será destinado a cinco projetos de audiovisual. Já na área de artes visuais, serão contemplados até quatro projetos cada um com cota de R$ 8 mil. O edital também contemplará até três projetos de cada área: editoração, artes cênicas e dança. A cota para cada um é no valor de R$ 5 mil, totalizando R$ 45 mil.

Os recursos do edital são destinados ao pagamento dos fornecedores de cada projeto, o que facilita a prestação de contas ao final, uma vez que todos os pagamento ocorrem ao longo da execução do projeto. O edital custeia algumas despesas descritas no projeto e paga diretamente os prestadores de serviços, limitado ao teto máximo de cada segmento.

“A ideia do edital é viabilizar o projeto cultural que com um recurso extra o leva ao mercado. Por isso, ao inscrever o projeto, é preciso apresentar uma planilha de despesas e parte desses custos pode ser pagos pelo edital conforme o valor da cota e a natureza da despesa. Todo esse acerto é realizado na fase de negociação”, explica a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Cátia Lopes.