Projeto Cinesolar chega ao Rio Grande do Norte

As transmissões do filmes e curta metragens ocorrerão em Serra do Mel, Areia Branca e São Miguel do Gostoso.

O projeto Cinesolar é desenvolvido com o apoio da Voltalia, e tem o objetivo de exibir filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas. As atividades do projeto chegam ao Rio Grande do Norte e ocorrem entre os dias 07 e 14 de dezembro, om a exibição de um programa de curtas-metragens e do longa “O Rei Leão”.

Os filmes serão exibidos em três cidades da região Costa Branca do RN – Serra do Mel, Areia Branca e São Miguel do Gostoso. Em todos os dias, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o longa-metragem “O Rei Leão” (2019) – indicada ao Oscar 2020 na categoria de Efeitos Visuais, a produção dirigida por Jon Favreau é uma nova versão em live action da clássica história da Disney protagonizada pelo filhote Simba.

O Cinesolar foi lançado em 2013 e é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

Além das sessões de cinema, as comunidades de Serra do Mel e São Miguel do Gostoso também receberão a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para comunidade local.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, tão presentes na realidade dessas comunidades do Rio Grande do Norte”, destaca Cynthia Alario – coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

“O Cinesolar é um projeto incrível e temos o maior orgulho de patrocinar, pois leva cultura e entretenimento às regiões que atuamos no Rio Grande do Norte. Já apoiamos outras edições e ver a magia do cinema nos olhos das crianças e adolescentes é gratificante”, ressalta Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

O Cinesolar – circuito Rio Grande do Norte é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Voltalia e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Deixe um comentário