Professores estaduais iniciam greve por tempo indeterminado
Os professores da rede estadual de ensino iniciaram na segunda-feira, 07, greve em diversos municípios do Rio Grande do Norte.
Em Mossoró, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Rômulo Arnaud, conta que ainda não é possível fornecer balanço de quantos docentes aderiram à paralisação e que a categoria se reunirá nesta terça-feira, 08, para analisar proposta do Governo.
“Vamos nos reunir na sede do Sinte para discutir a proposta do governo, de pagar o retroativo do reajuste de janeiro na próxima sexta-feira, 11, e pagar o retroativo de fevereiro junto com o pagamento de março. Estamos mobilizando os professores em todo o Estado para avaliar tudo”, disse o diretor.
Após protesto pelas ruas de Natal ontem, 07, os professores conseguiram marcar audiência com o governador Robinson Faria para esta terça-feira, 08, às 9h na governadoria. Uma outra reunião, com o secretário de administração, foi agendada para a quinta-feira, 10, às 15h, para discutir tanto as pautas dos professores quanto dos funcionários técnicos da educação.
Os professores reivindicam o pagamento do novo piso salarial da categoria e a compensação retroativa aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. No dia 24 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o reajuste de 11,36% para os professores. Com isso, o piso salarial da categoria passou de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64. Além dos educadores, os técnicos das escolas estaduais também iniciaram greve nesta segunda-feira devido à falta de reajuste salarial há três anos.
Ao longo desta semana, os professores deverão realizar atividades de mobilização nas escolas com alunos, pais e outros professores.