Procurador pede prisão de Renan Calhjeiros, Romero Jucá e José Sarney

De acordo com matéria publicada no jornal O Globo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros, do senador Romero Jucá e do ex-presidente da República José Sarney, todos do PMDB. O pedido foi feito porque conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, revelaram planos dos três políticos de interromper as investigações da Operação Lava-Jato.

Rodrigo Janot também pediu o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. Ainda segundo publicou o Jornal, os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki há pelo menos uma semana.

Além dos planos de interferência na Lava-Jato, Renan, Sarney e Jucá são acusados por Sérgio Machado de receberem R$ 70 milhões em propina, juntamente com outros políticos do PMDB, durante os 12 anos que ele esteve na presidência da Transpetro, informação revelada pelo O Globo na sexta-feira, 03 de junho.

O STF deve decidir se Renan Calheiros, alvo de 12 inquéritos no Supremo, deve permanecer ou não na presidência do Senado e ainda se poderá perder o mandato.

O PMDB conta ainda com outro político influente que deve ser julgado pelo STF: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado da presidência da Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar.