Procura por passagens no período do Carnaval cai mais de 60%

O fluxo de pessoas em busca de passagens para o período do carnaval em outras cidades caiu este ano em relação a 2014. Nos guichês das companhias de transporte, agentes de vendas relatam diminuição superior a 60% na procura de passageiros, com queda até mesmo nas linhas para destinos que tradicionalmente atraem foliões no carnaval, como Recife e Rio de Janeiro.

“O fluxo hoje para o Rio de Janeiro é praticamente zero. Ainda estamos com mais de 20 vagas em um ônibus e são 58 agências vendendo passagens. No ano passado, tínhamos cinco veículos circulando neste período de carnaval, porque a demanda era alta. Este ano, só estamos com dois. A crise pegou forte”, conta a agente de vendas Ednéia Moura.

A agente de vendas conta ainda que os poucos passageiros têm preferido destinos na região Nordeste, com maior procura para Feira de Santana, na Bahia. Porém, mesmo assim, ela afirma que a demanda sofreu grande redução.

A redução da demanda por passagens pode ser vista ainda na redução dos ônibus extra, normalmente contratados pelas empresas em épocas de maior fluxo de pessoas, como feriados prolongados. A agente de viagens Sônia Varela declara que, por causa da diminuição na venda de passagens, a empresa onde trabalha não usará nenhum veículo extra neste Carnaval.

“Nos cinco dias do Carnaval do ano passado, foram usados 18 ônibus extra para atender a demanda. Este ano a movimentação não aumentou com o carnaval, continua estável, como se nem houvesse um feriado prolongado. Os destinos mais procurados para o período são Fortaleza e Aracati, mas ainda muito abaixo das expectativas”, disse.